Dono de restaurante usa Facebook para identificar caloteiros
Jovens saíram sem pagar conta de US$ 340, em restaurante australiano.
Site ajudou a descobrir um dos caloteiros e local onde ele trabalhava.
Da Reuters
Um dono de restaurante na Austrália, que levou um calote de cinco jovens fregueses, usou o site de relacionamentos Facebook para localizá-los.
Peter Leary, dono do restaurante Seagrass, uma casa de frutos do mar em Southbank (Melbourne), ficou furioso com os clientes que haviam pedido os melhores pratos do cardápio, incluindo ostras, trutas e peixe-imperador, acompanhados por vinhos caros. Eles saíram para fumar e fugiram sem pagar a conta.
Mas Leary, que ficou com um prejuízo de 520 dólares australianos (o equivalente a US$ 340) se lembrou que um dos fregueses havia perguntado sobre uma antiga garçonete da casa. Ele a contatou e a moça sugeriu que verificassem alguns contatos no Facebook.
Foto: Reprodução
Criado nos EUA, Facebook também está disponível em português. (Foto: Reprodução )
"Realizamos uma busca por alguns nomes e lá estava a foto dele", disse Leary, em referência a um dos caloteiros. "A foto mostrava ele com a namorada, a única mulher do grupo. Nós também descobrimos pelo perfil que o rapaz trabalha em um restaurante próximo, o que facilitou as coisas. Era evidente que eles conheciam o negócio", acrescentou.
Leary entrou em contato com o gerente do outro restaurante, onde o rapaz e sua namorada trabalhavam, e explicou a situação. Poucas horas depois, ele apareceu para pedir desculpas e pagar a conta, deixando uma gorjeta generosa para os funcionários. Leary disse que o dono do restaurante em que o jovem trabalha ligou mais tarde para informar que o rapaz e sua namorada tinham sido demitidos.
"Pelo menos quanto a isso, acho que é possível dizer que estar no Facebook foi prejudicial para eles", disse Leary, que não tem intenção de tomar outras providências quanto ao caso ou chamar a polícia.
O Facebook, criado em 2004 como site social para alunos da Universidade Harvard, cresceu para 90 milhões de membros este ano, ante 24 milhões pouco mais de um ano atrás.
FonteSerá que já usaram o Orkut com esse fim ai no Brasil?