27/11/2008 - 15h59
Tribunal iraniano condena homem a receber ácido nos olhos por cegar mulherda Efe, em TeerãUm tribunal de Teerã sentenciou um homem a receber 20 gotas de ácido nos olhos após ter sido considerado culpado de cegar uma jovem com um líquido corrosivo após ela ter se negado a se casar com ele.
O tribunal decidiu aplicar a lei do talião, contemplada no código penal iraniano, segundo edição desta quinta-feira do jornal "Hamshahri".
O crime aconteceu em 3 de novembro de 2004, quando o acusado, que conhecia a vítima da universidade e à qual tinha pedido em casamento, a atacou e lhe jogou ácido no rosto.
Após o incidente, a jovem, identificada como Amina, foi tratada durante dois anos na Espanha. No entanto, acabou perdendo a visão nos dois olhos.
Segundo o jornal, Amina denunciou à polícia que sofria assédio do acusado dois dias antes dos episódios.
Durante o processo, afirmou: "peço apenas que o culpado tenha a mesma sorte que eu".
O culpado, cujo nome não é citado na publicação, reconheceu ter cometido o crime por amor e afirmou: "quando lhe pedi a mão me disse que ia casar com outra pessoa e eu pensei em jogar ácido em seu rosto para que seu namorado a deixasse".
Quando o juiz perguntou a Amina se desejava que a aplicação da lei do talião fosse realizada repetindo as circunstâncias do crime, ou seja, jogando no acusado líquido corrosivo no rosto, a vítima declarou que a condenação lhe parecia "selvagem" e pediu que aplicassem 20 gotas de ácido no jovem "para que entenda como está sofrendo".
Folha Online -
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u472429.shtml