Autor Tópico: Lei do talião: homem condenado a receber ácido nos olhos por cegar mulher  (Lida 1965 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
27/11/2008 - 15h59
Tribunal iraniano condena homem a receber ácido nos olhos por cegar mulher
da Efe, em Teerã

Um tribunal de Teerã sentenciou um homem a receber 20 gotas de ácido nos olhos após ter sido considerado culpado de cegar uma jovem com um líquido corrosivo após ela ter se negado a se casar com ele.

O tribunal decidiu aplicar a lei do talião, contemplada no código penal iraniano, segundo edição desta quinta-feira do jornal "Hamshahri".

O crime aconteceu em 3 de novembro de 2004, quando o acusado, que conhecia a vítima da universidade e à qual tinha pedido em casamento, a atacou e lhe jogou ácido no rosto.

Após o incidente, a jovem, identificada como Amina, foi tratada durante dois anos na Espanha. No entanto, acabou perdendo a visão nos dois olhos.

Segundo o jornal, Amina denunciou à polícia que sofria assédio do acusado dois dias antes dos episódios.

Durante o processo, afirmou: "peço apenas que o culpado tenha a mesma sorte que eu".

O culpado, cujo nome não é citado na publicação, reconheceu ter cometido o crime por amor e afirmou: "quando lhe pedi a mão me disse que ia casar com outra pessoa e eu pensei em jogar ácido em seu rosto para que seu namorado a deixasse".

Quando o juiz perguntou a Amina se desejava que a aplicação da lei do talião fosse realizada repetindo as circunstâncias do crime, ou seja, jogando no acusado líquido corrosivo no rosto, a vítima declarou que a condenação lhe parecia "selvagem" e pediu que aplicassem 20 gotas de ácido no jovem "para que entenda como está sofrendo".

Folha Online - http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u472429.shtml

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Lei do talião: homem condenado a receber ácido nos olhos por cegar mulher
« Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2008, 09:55:11 »
Eu sou advogado, e todo mundo vai falar daquele papo de vingança, pena corporal e blá blá blá, mas eu acho a pena bem justa...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2008, 10:02:26 »
bom.. dente por dente, olhos por olhos..

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2008, 10:29:36 »
Eu sou advogado, e todo mundo vai falar daquele papo de vingança, pena corporal e blá blá blá, mas eu acho a pena bem justa...

Neste caso tenho que concordar.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2008, 12:22:39 »
 :| Como a garota ficou permanentemente incapacitada, eu penso que teria sido mais sensato  condená-lo a sustentá-la econômicamente pelo resto da vida, da maneira a lhe proporcionar o maior conforto possível.

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #6 Online: 28 de Novembro de 2008, 12:27:41 »
A pena foi justa. Ontem ouvi essa noticia no radio... comemorei como se tivesse sido um gol do meu time.
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Novembro de 2008, 13:55:49 »
Temos muito o que aprender com o Irã e o Alcorão.

Dois exemplos:

Enquanto no Brasil e no resto do mundo ocidental a mulher abandona o seu lugar na sociedade, que é o de criar filhos e cuidar da casa, se entregando a depravações e vícios de toda a espécie, vejam como é tratada, nos países onde ainda impera o bom senso, uma jovem prostituta de 16 anos:

Rajabi foi condenada por cometer "atos incompatíveis com castidade", por ter tido relações sexuais com um homem mais velho, e por ter removido o hijab (o lenço utilizado pelas mulheres para cobrir a cabeça) enquanto discutia com o juiz no tribunal.

A adolescente foi enforcada em um local público em agosto de 2004, pelo próprio juiz que a condenou, e seu corpo ficou pendurado durante dias para servir de exemplo a adolescentes que cometessem atos considerados incompatíveis com a castidade.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u62217.shtml

Mais uma vez o mundo ocidental abandona as regras divinas e vemos os países compactuando com as depravações de toda a espécie, hoje em dia os homossexuais são tratados como criaturas normais e recebem estrondoso apoio dos estados para comemorar, com orgias e iniquidades de toda a espécie, sua visão deformada da natureza humana. Eis como o glorioso governo do Irã trata essa corja:

HOMOSSEXUAIS ENFORCADOS NO IRÃ
E tocando sobre o caso de homossexualismo e islã, dois adolescents gays foram executados publicamente no Irã, onde a homossexualidade é considerada crime.

Um dos jovens tinha 18 anos e ou outro era menor de idade. Os dois foram enforcados na terça-feira, 19/07/2005, na Praça da Justiça da cidade de Mashhad, nordeste do Irã.

A Justiça iraniana é baseada na lei islâmica, que estabelece a pena de morte para o sexo gay. Os dois adolescentes admitiram ter mantido relações sexuais quando o mais velho tinha 16 anos, mas pediram clemência, alegando que essa é uma prática comum entre jovens e que eles desconheciam a punição.

Antes de serem executados, os dois ficaram presos por 14 meses. Na terça-feira, receberam 228 chibatadas cada um.

Rohollah Rezazadeh, advogado do garoto mais novo, apelou dizendo que seu cliente era muito jovem para ser executado. A Suprema Corte do Irã, porém, rejeitou esse argumento.

fonte: http://pseudogeo.blogspot.com/2008/03/homossexuais-enforcados-no-ir.html

:clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

Alláh Akbar
« Última modificação: 28 de Novembro de 2008, 14:03:50 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #8 Online: 28 de Novembro de 2008, 14:06:45 »
Isso que o Dodô postou é fato... Me admiria a mulher que ficou cega não ter sido ela condenada ao apedrejamento... Já houve vários casos de mulheres que foram estupradas e elas foram condenadas por "provocar" o estupro...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Novembro de 2008, 15:22:18 »
:| Como a garota ficou permanentemente incapacitada, eu penso que teria sido mais sensato  condená-lo a sustentá-la econômicamente pelo resto da vida, da maneira a lhe proporcionar o maior conforto possível.
2...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Novembro de 2008, 18:40:16 »
2...

Sensato, claro... Mas creio que mais usual para os padrões legais brasileiros...  Não vou negar que achei a pena bem justa, levando em conta 'proporcionar ao outro aquilo que ele proporcionou à vítima e que jamais teria a mínima visualização do fato se não o vivenciasse (lembro ter ouvido isso em algum lugar e, no momento - e agora - me soou plenamente sensato)".
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Tribunal iraniano condena homem a receber ácido nos olhos por cegar mulher
« Resposta #11 Online: 01 de Dezembro de 2008, 03:57:16 »
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u472429.shtml

Um tribunal de Teerã sentenciou um homem a receber 20 gotas de ácido nos olhos após ter sido considerado culpado de cegar uma jovem com um líquido corrosivo após ela ter se negado a se casar com ele.

O tribunal decidiu aplicar a lei do talião, contemplada no código penal iraniano, segundo edição desta quinta-feira do jornal "Hamshahri".

O crime aconteceu em 3 de novembro de 2004, quando o acusado, que conhecia a vítima da universidade e à qual tinha pedido em casamento, a atacou e lhe jogou ácido no rosto.

Após o incidente, a jovem, identificada como Amina, foi tratada durante dois anos na Espanha. No entanto, acabou perdendo a visão nos dois olhos.

Segundo o jornal, Amina denunciou à polícia que sofria assédio do acusado dois dias antes dos episódios.

Durante o processo, afirmou: "peço apenas que o culpado tenha a mesma sorte que eu".

O culpado, cujo nome não é citado na publicação, reconheceu ter cometido o crime por amor e afirmou: "quando lhe pedi a mão me disse que ia casar com outra pessoa e eu pensei em jogar ácido em seu rosto para que seu namorado a deixasse".

Quando o juiz perguntou a Amina se desejava que a aplicação da lei do talião fosse realizada repetindo as circunstâncias do crime, ou seja, jogando no acusado líquido corrosivo no rosto, a vítima declarou que a condenação lhe parecia "selvagem" e pediu que aplicassem 20 gotas de ácido no jovem "para que entenda como está sofrendo".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Tribunal iraniano condena homem a receber ácido nos olhos por cegar mulher
« Resposta #12 Online: 01 de Dezembro de 2008, 04:12:11 »
Putz.  Que cultura mais bárbara.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #13 Online: 01 de Dezembro de 2008, 04:13:57 »
Putz.  Que cultura mais bárbara.

O mais irônico é que, por mais bárbara que seja a punição, ela parece bem razoável quando comparada com outras condenações no mundo islâmico que viram notícia.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 01 de Dezembro de 2008, 04:18:44 »
Sim, isso fica subentendido na própria notícia, já que ofereceram uma punição ainda mais séria e a vítima preferiu esta.

Mas o mais preocupante é que pelo visto não é o sistema penal iraniano que é duro, e sim a cultura em si que não respeita (no mínimo) as mulheres.

Em uma cultura que visse mulheres como seres humanos plenos o meliante nem teria tido coragem de pensar nesse atentado que cometeu.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #15 Online: 01 de Dezembro de 2008, 04:22:37 »
Sim, isso fica subentendido na própria notícia, já que ofereceram uma punição ainda mais séria e a vítima preferiu esta.

Mas o mais preocupante é que pelo visto não é o sistema penal iraniano que é duro, e sim a cultura em si que não respeita (no mínimo) as mulheres.

Em uma cultura que visse mulheres como seres humanos plenos o meliante nem teria tido coragem de pensar nesse atentado que cometeu.

:ok:

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 01 de Dezembro de 2008, 04:31:59 »

Eu me lembro de pelo menos três casos semelhantes no Brasil, um com ácido e os outros dois com um objeto cortante: navalha ou faca.
Alfred E. Newman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 01 de Dezembro de 2008, 04:43:14 »
Eu me lembro de pelo menos três casos semelhantes no Brasil, um com ácido e os outros dois com um objeto cortante: navalha ou faca.

E eu me lembrei daquele caso da paciente que se convenceu de que estava tendo um "caso de amor telepático" com o próprio médico e acabou disparando um tiro no mesmo porque ele a teria "traído".  Creio que foi na década de 1980.

Você tem razão, eu não tenho como ter certeza de que esse crime não foi uma loucura para os padrões da cultura iraniana.  A notícia não oferece suficiente contexto.

Por outro lado, acho razoável supor que uma sociedade mais madura teria pelo menos repudiado a idéia de usar ácido para punir criminosos.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #18 Online: 01 de Dezembro de 2008, 04:47:08 »

E eu me lembrei daquele caso da paciente que se convenceu de que estava tendo um "caso de amor telepático" com o próprio médico e acabou disparando um tiro no mesmo porque ele a teria "traído".  Creio que foi na década de 1980.

Você tem razão, eu não tenho como ter certeza de que esse crime não foi uma loucura para os padrões da cultura iraniana.  A notícia não oferece suficiente contexto.

Por outro lado, acho razoável supor que uma sociedade mais madura teria pelo menos repudiado a idéia de usar ácido para punir criminosos.

Será?Usando de exemplo esse fórum vemos inúmeras pessoas que pregam o linchamento público....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 01 de Dezembro de 2008, 04:48:09 »
E outras tantas que denunciam essa atitude como bárbara.

Como será no Irã?

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 01 de Dezembro de 2008, 05:07:53 »

Eu procurei mais detalhes sobre o fato e não encontrei nada muito diferente do que foi postado aqui; mas tudo leva a crer que esta não foi a primeira vez que a dita lei foi usada.

EDIT: esqueci de escrever uma palavra.  :vergonha:
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2008, 05:12:20 por Dodo »
Alfred E. Newman

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 01 de Dezembro de 2008, 06:39:37 »
Já vi muitas desgraças, já recolhi muitos cadáveres, já enterrei muita gente... talvez por isso, às vezes, na solidão da noite, eu tenho a impressão de que a civilidade é como uma roupa, a qualquer momento podemos tirá-la ou sermos despojados dela.
Alfred E. Newman

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #22 Online: 01 de Dezembro de 2008, 13:01:25 »
Já vi muitas desgraças, já recolhi muitos cadáveres, já enterrei muita gente... talvez por isso, às vezes, na solidão da noite, eu tenho a impressão de que a civilidade é como uma roupa, a qualquer momento podemos tirá-la ou sermos despojados dela.

Trabalha ou trabalhou com oq?

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #23 Online: 01 de Dezembro de 2008, 13:08:32 »

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!