Salvo engano, os funcionários da Petrobrás não dependem dos lucros da referida empresa, ou a falta destes, para a manutenção de seus salários. Apesar da Petrobrás ser de economia mista e seus empregados estarem sob a égide da CLT, eles são funcionários públicos da União; sendo assim, é desta a obrigação do repasse de verbas para pagamento dos funcionários.
Por outro lado, não sei dizer como se dá o pagamento dos funcionários terceirizados da Petrobrás, hoje em torno de 150.000, número este que responde, segundo sindicatos especializados, por cerca de 70% da força de trabalho da referida empresa.
Em tempo, não sei como a situação está hoje, mas o fundo de pensão da petrobrás apresentava um déficit e foi socorrido pelo governo federal.
1 - sim, eu conheço pessoas ligadas a luta sindical;
2 - sim, algumas informações foram me passadas por algumas destas pessoas;
3 - sim, eu fui sindicalista por dez anos;
4 - não, eu não me considero esquerdinha, direitinha, olavete, cumpanhero, nazista, nada disso;
5 - não, não estou fazendo a defesa da petrobrás ou dos que nela trabalham, apenas gostaria de contribuir com a discussão;
6 - não tenho opinião formada sobre a privatização, a não ser que, caso isso se torne realidade, seria necessária também uma redução nos impostos para haver uma significativa queda de preços.