Autor Tópico: Sobre a lei de Dollo  (Lida 898 vezes)

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
Sobre a lei de Dollo
« Online: 02 de Julho de 2005, 17:12:21 »
Eu tava relendo o livro O Relojoeiro Cego, e vi uma referência a esse lei de Dollo na página 145, onde Richard Dawkins comenta que usar essa lei contra a evolução é um daqueles "absurdos ignorantes comparáveis a argumento da Violabilidade da Segunda Lei da Termodinâmica".A lei do Dollo diz que a Evolução é irreversível.Mas atenção:na verdade, a lei de Dollo trata da improbabilidade de ocorrer a mesma trajetória evolutiva 2 vezes.Um passo mutacional pode ser facilmente revertido.Porém, quando se fala numa trajetória com inúmeros passos mutacionais, ela se torna improbabilíssima.Porque nesse caso o número de trajetórias possíveis é imenso.Enfim, a lei de Dollo não é mistério nenhum.É apenas uma aplicação das leis da Probabilidade.Um exemplo que ilustra isso é mostrado no livro.O olho do polvo tem um design muito diferente do encontrado no ser humano,o que mostra que tivemos inúmeros passos mutacionais diferentes, e dessa forma constatamos que estruturas podem ser semelhantes a partir de ponto de partidas diferentes.Enfim,o biólogo inglês também afirma que o olho de uma forma geral evolui de 40 a 60 vezes, e em 9 design diferentes.

Imagine o grau em que o Jazen deturpou o significado de "Irreversibilidade"  e da utilização da lei de Dollo no debate sobre a Evolução proposto pelo Édson. Os colegas que tem doutorado em Ciências Biológicas do Fórum Clube Cético devem ter lido isso naquela ocasião, ter balançado a cabeça e ter dito(ainda que mentalmente):"Tsc, Tsc...". Hahahahah...
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
Re.: Sobre a lei de Dollo
« Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2005, 17:18:54 »
o pior não é o cara falar besteiras, é repeti-las |(
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Atheist

• Visitante
Re.: Sobre a lei de Dollo
« Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2005, 22:29:43 »
E por incrível que pareça, eles sempre repetem... Talvez achem que temos Alzheimer.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!