SAC: empresas se adaptam a regras, mas ainda falham
Grande parte das empresas já se adequou às novas regras do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que entraram em vigor nesta segunda-feira, conforme o Decreto 6.523/08. No entanto, a reportagem do Terra verificou que algumas ainda apresentam falhas.
Entre 15 grandes companhias de telefonia fixa e móvel, transporte aéreo, serviços de televisão, bancos e planos de saúde, apenas duas demoraram mais do que 1 minuto para atender a ligação da reportagem.
O operador de uma companhia de telefonia fixa levou três minutos para atender ao chamado de reclamação, enquanto uma linha aérea demorou quatro minutos para responder ao mesmo pedido.
Todas as empresas consultadas já tinham no primeiro menu eletrônico as opções de reclamação e cancelamento de serviços, conforme a nova regra. O descumprimento das novas leis poderá acarretar em multa de até R$ 3 milhões para as empresas.
Quem não receber o atendimento adequado poderá denunciar ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), Ministérios Públicos, Procons, Defensorias Públicas e entidades civis que representam a área.
Fonte:
http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200812011946_RED_77667753&idtel=Isso me lembra quando fiquei 01:15 min no telefone para resolver um problema com a empresa de telefonia da região. Esperei 40 min para atenderem a ligação e outros 10 min para eu falar com um atendente.
Meu diálogo com a última atendente.
- Desculpe pela demora, Sr. Nosso sistema está com um problema.
- Não se preocupe com isso. Acontece,
- Puxa, Sr. muito obrigada mesmo, o Sr. não sabe o que eu já escutei hoje...
- Náo por isso..
- Obrigada e tenha uma excelente noite!
