Autor Tópico: Medicina baseada em evidências! uhn cuma, que eh isso!  (Lida 1072 vezes)

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
Medicina baseada em evidências! uhn cuma, que eh isso!
« Online: 03 de Dezembro de 2008, 04:15:47 »
Hj em dia existe um movimento, mto grande dentro das ciências médicas q busca  atraves de ferramenta cientificas um aprimoramento da pratica em saúde(graças ao unicornio). Vou soh dar um exemplo: Falou-se mto tempo em campanhas do auto exame das mamas, divulgando em rede de TV, anuncios propagandas, camisetas que a mulher deveria fazer mensalmente este auto exame. O que se percebe que esta atitude não reduzia a mortalidade por cancer de mama, pior aumentava a morbidade(sofrimento) com exames, procedimos q naum alteravam a história natural da doença! Mas pq isso? se eh taum lógico se alguem fazer seu auto exame pode descobrir uma alteração e ir precocemente há um médico e se tratar!Aqui q entram 2 conceitos novos sensibilidade e especificidade(naum sei se existem em outros ramos da ciencia)! Estes conceitos referem-se a teste aplicados no reconhecimento de doenças, ou seja: teste sensível capta todos os doentes, mas como consequencia mta vezes capta mto mais pessoas q naum tem a doença; teste especifico capta soh pessoas com a doença, pode ateh ter uma ou outra pessoa que o teste deu negatico mas q tem a doença,mas raramente capta pessoas sem a doença como se tivessem a doença(falso positivo). Como se faz isso geralmente comparasse com estudo com teste padrão ouro(provas incontestáveis- tipo estudo post mortem, exames de biopsia). Um bom teste deve ser especifico e sensivel, no caso de um exame de rastreamento(caso do auto exame) principalmente sensível, o que exemplo citado em questão naum era , em  comparação  com desfecho tb de paciente q fizeram auto exame e pacientes que naum fizeram, estudos naum mostraram diferença significativas.  O que isto tudo quer dizer? Que nós como céticos devemos cobrar/fiscalizar do estado, dos nosso planos de saúde, do nossos médicos ações com embassamento científico adequado , e conhecer as ferramentas da medicina baseada em evidencia ajuda mto! 
Falei sobre o isso pq tenho gostado mto desse assunto! flw
mais informaçoes: http://www.evidencias.com/
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: Medicina baseada em evidências! uhn cuma, que eh isso!
« Resposta #1 Online: 03 de Dezembro de 2008, 10:20:54 »
hsfrosa, neste fórum preza-se o português bem escrito.

Por favor, não use de "miguxês" e "internetês" nos tópicos.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 03 de Dezembro de 2008, 12:42:46 »
Reforço o pedido da Nina... o assunto parece muito interessante, mas sou velho demais para compreender qual é o ponto do seu argumento, amigo :-)

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
Re: Medicina baseada em evidências!
« Resposta #3 Online: 03 de Dezembro de 2008, 13:35:38 »
Desculpe-me, mais sou um analfabeto funcional, mas tudo bem vou tentar melhorar! Mas só um questionamento sobre não se poder usar "internetês".  Acho que a lingua escrita e falada não é uma coisa que esta parada no tempo, ela esta em frequente alteração e o internetês é simples parte do processo que estamos inseridos atualmente. Pode se negar as mudanças, ser contra elas, mas se as ideias, o uso, a aceitação das massas a mudança for grande, difícil nadar contra a maré.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #4 Online: 03 de Dezembro de 2008, 13:40:39 »
Oh, sim, e aí estão as reformas ortográficas que não te deixam mentir. Só que as reformas ortográficas têm um mínimo de justificativa por trás delas (por mais que se possa discordar dos motivos), o que simplesmente não acontece com o miguxês ;-)

De qualquer forma, não segue que só porque uma determinada cultura usa a língua de uma determinada forma, todos devam fazê-lo. Você não pode honestamente esperar que todo mundo se expresse usando as girias dos morros cariocas (aliás, cada comunidade tem a sua), o modo de falar dos manos de São Paulo, espera? A mesma coisa é com o miguxês. E para isso existe a regra do uso da Norma Culta neste fórum, para que todo mundo possa se entender melhor.

E agora que isso está fora do caminho, importa-se de esclarecer melhor a proposta do tópico? :-D

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #5 Online: 03 de Dezembro de 2008, 14:09:23 »
Bem quando puder vou fazer um edite na mensagem inicial. Mas queria falar um pouco da medicina baseada em evidências, visto que há muitos tópicos falando sobre remédios, pesquisas em saúde e biomédicas por aqui. Acho que para compreenssão, entendimento até para questionamento de grupos céticos a instituíções como governo, planos de saúde, médicos de suas ações é que esta questão é importante. Um exemplo: é certo o SUS arcar com com custo, de tratamento não devidamento evidênciado pela ciência atual? Como eu como cético posso saber se o tratamento e/ou exame apresenta devido evidenciamento, ai que entra as ferramentas da medicina baseada em evidências.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #6 Online: 03 de Dezembro de 2008, 14:21:49 »
Ahhhh, tá. Bom, não precisa editar o post inicial, eu acho. Com isso aqui a gente já põe a bola rolando :-D

Enfim, os Conselhos Regionais de Medicina geralmente são bastante cuidadosos com o que pode ser incluído como opção de tratamento/ terapia. Infelizmente, há bastante pressão por parte de certos praticantes das tais Terapias Alternativas, de maneira que os planos de saúde já começam a incluí-las em seus pacotes. E isso sem falar em medicamentos que de vez em quando são liberados sem testes apropriados...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #7 Online: 03 de Dezembro de 2008, 18:44:29 »
Enfim, os Conselhos Regionais de Medicina geralmente são bastante cuidadosos com o que pode ser incluído como opção de tratamento/ terapia. Infelizmente, há bastante pressão por parte de certos praticantes das tais Terapias Alternativas, de maneira que os planos de saúde já começam a incluí-las em seus pacotes. E isso sem falar em medicamentos que de vez em quando são liberados sem testes apropriados...
Muitos tratamentos não tem muito efeito, e apesar de serem melhores que o placebo, possuem efeitos colaterais que contrapõem suas vantagens. Por isso, muitos optam pelo placebo medicina alternativa.

E o correto continua a ser vender o que as pessoas querem, não o que autoridades possivelmente corruptíveis dizem.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 04 de Dezembro de 2008, 16:23:51 »
Não entendi o que está se propondo exatamente. Continuando com o exemplo do câncer de mama e auto-exame, o que seria o ideal então? Contra-recomendar o auto-exame e deixar as pessoas desenvolverem o câncer até além dos estágios iniciais/dúbios apenas para evitar os falsos-positivos? Será mesmo que ninguém morre a mais com isso? Quais são os dados que suportam essa afirmação?

Qual seria a explicação? É um câncer muito letal, que não adianta se tratar mesmo se detectado bem no início, ou os falso-positivos são tantos que as pessoas com câncer de verdade acabam não sento tratadas porque o sistema está abarrotado examinando mais cuidadosamente uma maioria esmagadora de falsos-positivos?

Se for a segunda, o problema não é o teste em si, mas a capacidade do sistema de saúde de cuidar de todos esses casos. Seria possivelmente diferente para a saúde privada e na pública, imagino que na privada o auto-exame possivelmente implique numa redução significativa de mortalidade, se for mesmo verdade isso de que nos estágios iniciais ele tem boa chance do tratamento ser bem sucedido.

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #9 Online: 04 de Dezembro de 2008, 20:47:32 »
Gente existe um outro tópico aberto na seção ceticismo falando sobre o mesmo tema,que é a medicina baseada em evidências (MBE). Naquela seção existem textos introdutórios sobre o tema.

Não entendi o que está se propondo exatamente. Continuando com o exemplo do câncer de mama e auto-exame, o que seria o ideal então? Contra-recomendar o auto-exame e deixar as pessoas desenvolverem o câncer até além dos estágios iniciais/dúbios apenas para evitar os falsos-positivos? Será mesmo que ninguém morre a mais com isso? Quais são os dados que suportam essa afirmação?

Qual seria a explicação? É um câncer muito letal, que não adianta se tratar mesmo se detectado bem no início, ou os falso-positivos são tantos que as pessoas com câncer de verdade acabam não sento tratadas porque o sistema está abarrotado examinando mais cuidadosamente uma maioria esmagadora de falsos-positivos?

Se for a segunda, o problema não é o teste em si, mas a capacidade do sistema de saúde de cuidar de todos esses casos. Seria possivelmente diferente para a saúde privada e na pública, imagino que na privada o auto-exame possivelmente implique numa redução significativa de mortalidade, se for mesmo verdade isso de que nos estágios iniciais ele tem boa chance do tratamento ser bem sucedido.
O ideal seria estabelecer, outros parametros para o rastreamento que não o auto exame de mama. Uma das ferramentas usadas para ver se os testes/exames que são usados para rastrear seriam eficazes é binomio sensibilidade/especificidade, calculados apartir de uma exame "padrão ouro", que gera respostas inequivocas tipo biopsias/estudo post mortem. Não digo contra recomendar, mas não investir mais esforços numa coisa que gera resultados dubios, podendo até causar mais danos que benefícios. Existem estudo sim que testam o auto exame de mama, feitos no canada,Russia, e mais um paises da europa que eu não me lembro, que demonstrão que não houve redução da mortalidade com esta pratica, em outros estudos existe um pequena redução mas insiquinificante. Vôce que eu post eles aqui,  mas isso vai fica massante dai. O próprio INCA não recomenda mais o auto exame.
O problema do falso positivo , são varios: ansiedade(que não deixa de ser um sofrimento para muita gente), procedimos invasivos que podem gerar sequelas(uma biopsia pode deixar um cicatriz, uma dor residual, efim), custos e  aumento da demanda desnecessariamente.
A explicação seria que o que ele detecta tem uma margem de segurança pequena(sensibilidade) para conseguir detectar todos os casos de cancer, ou seja, um auto exame negativo não exclui doença. E o que é positivo poucos tem realmente a doença(especificidade). Um bom exame de rastreamento tem que ser barato, de fácil execução e com sensibilidade alta(praticamente 100%) e alguma especificidade. Este principio vale tanto para saúde publica quanto para privada. Possivelmente a saúde publica se beneficiaria muito mais se o auto exame fosse valido, por ser um teste relativamente barato. A saúde privada, podemos olhar por 2 primas, aqui todas mulheres tem acesso a uma consulta ginecológica, onde é feito um exame clínico das mamas(feito por um médico treinado),só este fato aumentando deveras a sensibilidade e a especificidade do teste, o que torna mais válido recomendar exames periódicos com médicos treinado do que deixar que as mulheres se auto examinem. Outro prisma vôce não esta preocupado com o quanto vôce gasta em um plano de saúde para sua familia?E se os planos de saúde são caros, isto também afeta o sistema publico, que tem que assimilar pessoas que poderiam pagar se os planos fossem mais baratos, além de que os sistema privado também é fornecedor do sistema publico em parte.  Mas a função da MBE não é diminuir os custos(financeiros) da saúde, na verdade é criar ferramentas para analisar o conhecimento médico,e é a questão da aplicabilidade do conhecimento científico, para melhorar a pratica em saúde. Aqui com este exemplo , eu quis comentar os principios de sensibilidade/especificidade, e análise de desfechos mortalidade/morbidade(doenças,sequelas). Mas existem muitos outro principios, que podem ser aplicados para: tratamentos, ensino médico, ações preventivas , prognóstico de doenças, e quem sabe em outras áreas do conhecimento principalmente das humanas como: educação, sociologia, psicologia se já não são aplicadas.

Muitos tratamentos não tem muito efeito, e apesar de serem melhores que o placebo, possuem efeitos colaterais que contrapõem suas vantagens. Por isso, muitos optam pelo placebo medicina alternativa.

E o correto continua a ser vender o que as pessoas querem, não o que autoridades possivelmente corruptíveis dizem.
Realmente não sou um opsitor ferrenho da medicina alternativa, o que espero é que, que o tratamento que elas advogam passem pelo crivo da ciência, como algumas dela tem conseguido com algum reconhecimento e aplicabilidade, por exemplo acupuntura. Dentro da própria medicina tradicional também existe muita "bruxaria", e a questão dos conselhos regionais eu não confiaria muito neles não! Mas tenho que ficar calado sabe. Na outra seção(ceticismo) que fala sobre MBE é até um tópico fixo passei um link sobre um empate entre  conselho de classe dos Urologista contra o INCA.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2008, 20:51:47 por hsfrosa »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!