Meu velho avô costumava dizer que se não queremos que façam algo conosco, temos que não fazer com ninguém, para ter argumentos depois. (Bem, ele não falava com essas palavras, mas a idéia era essa.)
E não é que o velho tinha razão?
E, isso é uma opinião pessoal, a qual já comentei com o Atheist e alguns outros membros do Comitê por MSN, acredito que em casos nos quais o moderador/administrador esteja envolvido (se a ofensa for para ele, se ele estiver participando do debate, etc), o ideal é que este use o cartão azul e que outro, que não esteja envolvido no "calor da situação", decida se algo deve ser feito.
Moderadores/administradores também usarem cartão azul. Isso evita que ele seja acusado de estar utilizando a moderação para interesses próprios e perseguir os seus desafetos, ou mesmo aqueles que só discordem dele. E evita que aparecem decisões contaminadas pelo "calor do debate", que nós conhecemos bem. Quem nunca teve vontade de socar o computador? Bom, eu já tive.
Eu acho uma sugestão ótima. Pena que não oficializamos a mesma em forma de regra. Fica a sugestão.