Autor Tópico: Estou usando Linux. Por favor me ajudem!  (Lida 2405 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Estou usando Linux. Por favor me ajudem!
« Resposta #25 Online: 06 de Dezembro de 2008, 14:41:13 »
Eu coloco no preço do linux o meu tempo de ficar tendo dor de cabeça. Para mim sai mais caro o Linux. Meus clientes todos usam Power Point, XLS, Word, e para ficar mantendo uma quase compatibilidade entre os documentos do Office e dos do Open Office não rola.

Tinha um servidor Linux em casa, nele tinha banco de dados banco de dados, Application Server e Web Server, tudo Oracle,
Mas para meu dia a dia não rola.

Como servidor para mim, 10x0 no windows. Como desktop, sou mais windows.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #26 Online: 06 de Dezembro de 2008, 14:45:40 »
Se seus documentos office são "quase" compatíveis com os do Open Office, alguma coisa está errada com eles e você acabará tendo problemas.  Pode demorar, mas terá.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #27 Online: 06 de Dezembro de 2008, 14:58:49 »
Resolvi os problemas formatando a partição do HD na qual o Windows se encontrava.
Muito obrigado a todos.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #28 Online: 06 de Dezembro de 2008, 15:13:19 »
Eu coloco no preço do linux o meu tempo de ficar tendo dor de cabeça. Para mim sai mais caro o Linux. Meus clientes todos usam Power Point, XLS, Word, e para ficar mantendo uma quase compatibilidade entre os documentos do Office e dos do Open Office não rola.

Eu entendo. Mas aí a culpa não é do OpnenOffice, mas o MicrosoftOffice e da forma como ele codifica os arquivos para ferrar com a vida de quem ousa usar outro office.
De qualquer forma, antes de ser um iluminado, na época que eu usava M.O.,  vivia tendo problemas com caracteres especiais que davam mojibake. Nunca mais tive este problema com o OO.
Se eu preciso mandar arquivo de texto, uso extensão pdf ou rtf. E apresentação de powerpoint é frescura. Minhas apresentações eu faço em pdf.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #29 Online: 06 de Dezembro de 2008, 15:37:26 »
Tem ? Certeza ? Esses dias instalei o Ubuntu 8.04 LTS e fui tentar acessar o Banco do Brasil a partir do Firefox que é o navegador padrão, resultado ? Tinha que reinstalar o java que parece que a versão que já vem instalada estava bugada!

E ai ? um usuário novo que só sabe mexer no orkut teria paciência para pesquisar como reinstalar ?

É, porque java já vem instalado no Windows né?

dica: a resposta é não.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #30 Online: 06 de Dezembro de 2008, 16:15:56 »
Mas a diferença para instalar no Windows e no Linux é grande né.
Não deseje.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 06 de Dezembro de 2008, 16:20:18 »
Se eu preciso mandar arquivo de texto, uso extensão pdf ou rtf. E apresentação de powerpoint é frescura. Minhas apresentações eu faço em pdf.

Idem. A diferença é que eu escrevo em %5CLaTeX

O linux é um Unix. Como tal, foi desenvolvido para o ambiente corporativo, onde tem um administrador de sistemas que cuida da instalação e manutenção das máquinas e o usuário só loga e usa.

Só nos últimos anos (7 ou 8) começou-se a pensar em Linux como um sistema operacional de massa, pra todo mundo ter no computador em casa. Entretanto, a robustez do linux e a miríade de opções e modos de se fazer as coisas acaba complicando, sim. Mas como sistema operacional, só tem vantagens.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #32 Online: 06 de Dezembro de 2008, 16:24:10 »
Mas a diferença para instalar no Windows e no Linux é grande né.
Vejamos:
Windows: abrir IE, ir ao site da sun (ou procurar no google), baixar o instalador, instalar, e em 90% das vezes, pedem para reiniciar o computador.
Ubuntu: clicar em aplicativos, ir no menu sistema, clicar em instalar e remover programas. usar a busca do próprio programa, marcar java e aplicar modificações. Depois não precisa reiniciar.

Diferente com certeza é. Mais fácil? Não, eu diria que é igual.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #33 Online: 06 de Dezembro de 2008, 17:01:18 »
Vejamos:
Windows: abrir IE, ir ao site da sun (ou procurar no google), baixar o instalador, instalar, e em 90% das vezes, pedem para reiniciar o computador.

Para instalar o java é só reiniciar o navegador!

Ubuntu: clicar em aplicativos, ir no menu sistema, clicar em instalar e remover programas. usar a busca do próprio programa, marcar java e aplicar modificações. Depois não precisa reiniciar.

Diferente com certeza é. Mais fácil? Não, eu diria que é igual.

E quando tem que desinstalar completamente o programa digitando um monte de coisa no terminal não é a mesma coisa é :?

E se for para falar de complicações você sabe que o Linux ganha.

Minha impressora no Window$: só coloco o cd e pronto depois de alguns minutos pergunta se quero imprimir uma pagina de teste.

Minha impressora no Linux: Um parto para instalar que nem lembro mais.

Isto para um usuário de fim de semana não compensa.
Não deseje.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #34 Online: 06 de Dezembro de 2008, 17:14:33 »
No Windows também acontece de um programa não se desinstalar por completo. O usuário tem de apagar as pastas e já vi casos mais extremos em que o usuário teve que mexer nas chaves de registro. “Mas aí é caso extremo”, bom, eu nunca vi alguém ter de desinstalar programa manualmente.

Quanto a sua impressora, tem impressora que funciona no Ubuntu sem nem instalar nada. A diferença é que se um hardware não funciona no Windows, o hardware é um lixo. Se um hardware não funciona no Linux, o Linux é um lixo.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 06 de Dezembro de 2008, 17:18:40 »
A diferença é que se um hardware não funciona no Windows, o hardware é um lixo. Se um hardware não funciona no Linux, o Linux é um lixo.

:clap:

Taí algo real. Lembra de quando o povo suava modem pra conectar-se aos blagotubes por linha telefônica? Que o linux era um lixo porque não funcionava nem modem? Pois é. Esses eram winmodems, modems que não tinham um processador de sinal, era tudo feito por software. E esse software é fechado e as especificações da placa (como ela manda o sinal pra CPU) também são. É claro que a empresa não se dava ao trabalho de fazer o software pra linux (ela não se deu ao trabalho nem de colcoar um chip a mais na porcaria do modem!) e se nÀo abrir a especificação, não tem santo que faça para todos os modems.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #36 Online: 06 de Dezembro de 2008, 17:46:42 »
Kurumin?

Se vc quer algo fácil de usar e configurar, pegue o Ubuntu. Além de ter uma base de usuários mais ampla, o kurumin está muito desatualizado.

Na verdade eu não queria instalar coisa alguma. O problema é que o computador não é só meu, mas do meu irmão também, e ele daria piti se instalasse o Linux. Por isso estou usando uma versão que não precisa ser instalada. Eu precisava mesmo resolver este problema, mas parece que para isto eu preciso do CD de instalação do Windows, que eu não tenho.

Isso é o interessante de live CD - você testa aos montes sem precisar instalar nada. Atualmente, aliás, tô testando o OpenSolaris... (não é GNU/Linux, é um SO diferente, só pra avisar).

OK, à pergunta.

Em segundo lugar, eu tento abrir minha particao no hd e recebo a seguinte mensagem

$LogFile indicates unclean shutdown (0, 0) Failed to mount '/dev/sda3': Não há suporte à operação Mount is denied because NTFS is marked to be in use. Choose one action: Choice 1: If you have Windows then disconnect the external devices by clicking on the 'Safely Remove Hardware' icon in the Windows taskbar then shutdown Windows cleanly. Choice 2: If you don't have Windows then you can use the 'force' option for your own responsibility. For example type on the command line: mount -t ntfs-3g /dev/sda3 /media/Dante -o force Or add the option to the relevant row in the /etc/fstab file: /dev/sda3 /media/Dante ntfs-3g force 0 0 [\quote]
O que aconteceu aqui foi o seguinte: a partição é NTFS, formato do Windows. Ela é suportada pelo Linux pra escrita, mas não muito bem. Então, o sistema evita de montá-la quando está "suja" (por exemplo, o Windows foi desligado incorretamente.)

Há três alternativas.
Segura e eficiente. Inicie o Windows, desligue-o corretamente, e então dê boot no Kurumin. Aonde está
Código: [Selecionar]
/dev/hda1 /mnt/hda1 ntfs-3g defaults, mude de "ntfs-3g" pra somente "ntfs". Salve.

Segura, porém insatisfatória. Montar a partição como somente leitura. Abra o arquivo /etc/fstab (vai pra linha de comando e digita "sudo kwrite /etc/fstab" sem as aspas ).

A mais arriscada - mas às vezes, a única possível (p.ex., se o Windows deu pau): forçar o sistema a abrir a partição, mesmo suja. Abra o arquivo /etc/fstab como root. Então, no arquivo, deve ter uma linha assim:
Código: [Selecionar]
/dev/hda1 /mnt/hda1 ntfs-3g defaultsAonde tá "defaults" , coloque "defaults,force" . Salve.

Só use a terceira alternativa se realmente a primeira não deu certo, e você PRECISAR escrever nos arquivos.

Esse negócio de ler partição do Windows é meio chatinho. Como não é código aberto, os caras precisam ir por engenharia reversa pra fazer funfar em outros sistemas que não o Windows.

Tem ? Certeza ? Esses dias instalei o Ubuntu 8.04 LTS e fui tentar acessar o Banco do Brasil a partir do Firefox que é o navegador padrão, resultado ? Tinha que reinstalar o java que parece que a versão que já vem instalada estava bugada!

E ai ? um usuário novo que só sabe mexer no orkut teria paciência para pesquisar como reinstalar ?
Não. E nem na versão do Windows teria.

Mas atualmente a situação do Linux para mim é esta: Ainda não está pronto para usuários de fim de semana.
Eu já encontrei vários usuários de fim de semana usando Linux. E eles nem sabiam que era Linux.
Compraram o computador na loja da esquina e já veio instalado.

"Windows dá problema? É assim mesmo. Dá boot de novo.
Linux dá problema? Esse sistema é uma droga".
2.

Resolvi os problemas formatando a partição do HD na qual o Windows se encontrava.
Muito obrigado a todos.
Bom, de qualquer forma, caso dê problema novamente... eis acima :D

A diferença é que se um hardware não funciona no Windows, o hardware é um lixo. Se um hardware não funciona no Linux, o Linux é um lixo.

:clap:

Taí algo real. Lembra de quando o povo suava modem pra conectar-se aos blagotubes por linha telefônica? Que o linux era um lixo porque não funcionava nem modem? Pois é. Esses eram winmodems, modems que não tinham um processador de sinal, era tudo feito por software. E esse software é fechado e as especificações da placa (como ela manda o sinal pra CPU) também são. É claro que a empresa não se dava ao trabalho de fazer o software pra linux (ela não se deu ao trabalho nem de colcoar um chip a mais na porcaria do modem!) e se nÀo abrir a especificação, não tem santo que faça para todos os modems.
Ainda virá o dia em que não somente se falará de software livre, mas também de hardware livre... um hardware que você não tem que criar drivers na engenharia reversa, porque o fedepê do construtor só lançou-os pro sistema operacional mais famoso.

O que ocorre é o seguinte: há o costume com o Windows, e o usuário que não vê as coisas exatamente do jeito que sempre está acostumado acha que "é difícil".

Já comigo, tá ocorrendo exatamente o contrário. Se por algum motivo tô mexendo em Windows, fico apertando Alt+F2 igual a um retardado esperando que o sistema responda.
(Aliás, o Windows deixa configurar os atalhos de teclado???)

Linha de comando? Não se usa por ser mais fácil. Usa-se por ser mais poderosa, rápida, e homogênea. E a maioria dos que vão explicar como se faz alguma coisa fazem-o pela linha de comando por preguiça - é muito mais fácil explicar "digita isso isso e isso" que ficar "Ah, qual desktop você usa? Não sei mexer com esse, mas no que eu uso, é assim assim e assim outra pessoa pode te responder".
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2008, 17:59:13 por Eremita »
Latebra optima insania est.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 07 de Dezembro de 2008, 11:37:17 »
O que aconteceu aqui foi o seguinte: a partição é NTFS, formato do Windows. Ela é suportada pelo Linux pra escrita, mas não muito bem. Então, o sistema evita de montá-la quando está "suja" (por exemplo, o Windows foi desligado incorretamente.)

Há três alternativas.
Também se pode usar o "ntfsfix" na linha de comando:
http://man.linux-ntfs.org/ntfsfix.8.html

Conserta os problemas de corrupção do Windows.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 07 de Dezembro de 2008, 11:45:22 »
Meus clientes todos usam Power Point, XLS, Word, e para ficar mantendo uma quase compatibilidade entre os documentos do Office e dos do Open Office não rola.
Eu entendo. Mas aí a culpa não é do OpnenOffice, mas o MicrosoftOffice e da forma como ele codifica os arquivos para ferrar com a vida de quem ousa usar outro office.
Uma comissão internacional criou o padrão ODF (Open Document Format), que é usado, entre outros, pelo OpenOffice.
A MS, mais que depressa, criou o próprio padrão dela (Open XML). Foi feito às pressas, cheio de bugs, e foi rejeitado por todos. A MS pressionou até que ele também foi certificado pela ISO, mas isto gerou protestos de vários países e empresas. Os critérios da ISO ficaram sob suspeita.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!