Kurumin?
Se vc quer algo fácil de usar e configurar, pegue o Ubuntu. Além de ter uma base de usuários mais ampla, o kurumin está muito desatualizado.
Na verdade eu não queria instalar coisa alguma. O problema é que o computador não é só meu, mas do meu irmão também, e ele daria piti se instalasse o Linux. Por isso estou usando uma versão que não precisa ser instalada. Eu precisava mesmo resolver este problema, mas parece que para isto eu preciso do CD de instalação do Windows, que eu não tenho.
Isso é o interessante de live CD - você testa aos montes sem precisar instalar nada. Atualmente, aliás, tô testando o OpenSolaris... (não é GNU/Linux, é um SO diferente, só pra avisar).
OK, à pergunta.
Em segundo lugar, eu tento abrir minha particao no hd e recebo a seguinte mensagem
$LogFile indicates unclean shutdown (0, 0) Failed to mount '/dev/sda3': Não há suporte à operação Mount is denied because NTFS is marked to be in use. Choose one action: Choice 1: If you have Windows then disconnect the external devices by clicking on the 'Safely Remove Hardware' icon in the Windows taskbar then shutdown Windows cleanly. Choice 2: If you don't have Windows then you can use the 'force' option for your own responsibility. For example type on the command line: mount -t ntfs-3g /dev/sda3 /media/Dante -o force Or add the option to the relevant row in the /etc/fstab file: /dev/sda3 /media/Dante ntfs-3g force 0 0 [\quote]
O que aconteceu aqui foi o seguinte: a partição é NTFS, formato do Windows. Ela é suportada pelo Linux pra escrita, mas não muito bem. Então, o sistema evita de montá-la quando está "suja" (por exemplo, o Windows foi desligado incorretamente.)
Há três alternativas.
Segura e eficiente. Inicie o Windows, desligue-o corretamente, e então dê boot no Kurumin. Aonde está
/dev/hda1 /mnt/hda1 ntfs-3g defaults
, mude de "ntfs-3g" pra somente "ntfs". Salve.
Segura, porém insatisfatória. Montar a partição como somente leitura. Abra o arquivo /etc/fstab (vai pra linha de comando e digita "sudo kwrite /etc/fstab" sem as aspas ).
A mais arriscada - mas às vezes, a única possível (p.ex., se o Windows deu pau): forçar o sistema a abrir a partição, mesmo suja. Abra o arquivo /etc/fstab como root. Então, no arquivo, deve ter uma linha assim:
/dev/hda1 /mnt/hda1 ntfs-3g defaults
Aonde tá "defaults" , coloque "defaults,force" . Salve.
Só use a terceira alternativa se realmente a primeira não deu certo, e você PRECISAR escrever nos arquivos.
Esse negócio de ler partição do Windows é meio chatinho. Como não é código aberto, os caras precisam ir por engenharia reversa pra fazer funfar em outros sistemas que não o Windows.
Tem ? Certeza ? Esses dias instalei o Ubuntu 8.04 LTS e fui tentar acessar o Banco do Brasil a partir do Firefox que é o navegador padrão, resultado ? Tinha que reinstalar o java que parece que a versão que já vem instalada estava bugada!
E ai ? um usuário novo que só sabe mexer no orkut teria paciência para pesquisar como reinstalar ?
Não. E nem na versão do Windows teria.
Mas atualmente a situação do Linux para mim é esta: Ainda não está pronto para usuários de fim de semana.
Eu já encontrei vários usuários de fim de semana usando Linux. E eles nem sabiam que era Linux.
Compraram o computador na loja da esquina e já veio instalado.
"Windows dá problema? É assim mesmo. Dá boot de novo.
Linux dá problema? Esse sistema é uma droga".
2.
Resolvi os problemas formatando a partição do HD na qual o Windows se encontrava.
Muito obrigado a todos.
Bom, de qualquer forma, caso dê problema novamente... eis acima

A diferença é que se um hardware não funciona no Windows, o hardware é um lixo. Se um hardware não funciona no Linux, o Linux é um lixo.

Taí algo real. Lembra de quando o povo suava modem pra conectar-se aos blagotubes por linha telefônica? Que o linux era um lixo porque não funcionava nem modem? Pois é. Esses eram winmodems, modems que não tinham um processador de sinal, era tudo feito por software. E esse software é fechado e as especificações da placa (como ela manda o sinal pra CPU) também são. É claro que a empresa não se dava ao trabalho de fazer o software pra linux (ela não se deu ao trabalho nem de colcoar um chip a mais na porcaria do modem!) e se nÀo abrir a especificação, não tem santo que faça para todos os modems.
Ainda virá o dia em que não somente se falará de software livre, mas também de
hardware livre... um hardware que você não tem que criar drivers na engenharia reversa, porque o fedepê do construtor só lançou-os pro sistema operacional mais famoso.
O que ocorre é o seguinte: há o costume com o Windows, e o usuário que não vê as coisas exatamente do jeito que sempre está acostumado acha que "é difícil".
Já comigo, tá ocorrendo exatamente o contrário. Se por algum motivo tô mexendo em Windows, fico apertando Alt+F2 igual a um retardado esperando que o sistema responda.
(Aliás, o Windows deixa configurar os atalhos de teclado???)
Linha de comando? Não se usa por ser mais fácil. Usa-se por ser mais poderosa, rápida, e homogênea. E a maioria dos que vão explicar como se faz alguma coisa fazem-o pela linha de comando por preguiça - é muito mais fácil explicar "digita isso isso e isso" que ficar "Ah, qual desktop você usa? Não sei mexer com esse, mas no que eu uso, é assim assim e assim outra pessoa pode te responder".