Depois de percorrer hoje 26 agências bancárias de determinado banco atrás de agentes que estariam dando golpes com uso de equipamentos acoplados nos caixas automáticos, me vejo obrigado a criar um tópico pra informar o povo sobre os golpes que andam rolando na praça...
Golpe da saidinha: O mais conhecido, temido e tosco. A pessoa entra no banco, saca a grana e, ao sair, é abordada por um ou mais indíviduos, com o uso de arma ou não e tem o dinheiro roubado.
Causa: A pessoa ao sacar o dinheiro, expôe a quantia que tirou e um comparsa do grupo dentro do banco vê. Este então comunica aos comparsas quem é ou não conveniente de ser atacado. Geralmente as vítimas são mulheres ou pessoas de idade.
Como evitar: Pague as contas com cartão de débito, evite ir ao banco. Se não foi possível realizar as transações via internet ou fone, vá sempre acompanhado, não exponha a quantia sacada e não aceite que estranhos se aproximem demais enquanto estiver realizando suas operações.
Clonagem: Um dos que foi caso hoje. Em agências menores (daquelas tipo quiosques) pessoas com uniforme de empresas de manutenção vão até os caixas e instalam micro-câmeras na lateral do caixa. Com isso, eles conseguem os números de acesso a conta. Vocês então perguntam. Mas como eles vão conseguir fazer alguma coisa sem o meu cartão? Muuuuito simples. Combinado a esse golpe, eles colocam um encaixe para cartões SOBRE o encaixe verdadeiro. Com isso, quando o cartão é inserido na máquina, ele some dentro do encaixe falso e a pessoa acha que o cartão foi engolido. O golpe não acaba aí. Os números de ajuda do SAC do Banco são sobrepostos com adesivos com números de celulares usados pela quadrilha. Quando a pessoa liga para reclamar, o "atentende" pede todos os dados da pessoa. Essa na boa vontade, os dá. Alguns inclusive dão a senha e letras de acesso (quando não há a instalação da microcâmera). Em seguida, a vítima sai do banco tranquilizada de que o problema foi devidamente notificado. Então, um membro da quadrilha vai até o caixa. remove o encaixe do local de inserir o cartão e pega o cartão que havia sido supostamente engolido.
Causa: Desatenção. Apesar das diversas recomendações de bancos, as pessoas ainda insistem em informar dados pessoais via telefone pra qualquer pessoa que os peça. Isso pode acarretar inclusive outros golpes como o de sequestro falso.
Como evitar: Via de regra, os locais de inserção de cartão nos caixas automáticos possuem "leds" que brilham em verde e laranja. Os aparatos dos criminosos não possuem esses "leds" (ainda). Os bancos são obrigados a fornecer um número de SAC que seja de graça. Então, números de celulares nesses adesivos de informação são falsos. Não forneça dados pessoais a ninguém no telefone. Sempre olhe bem o buraco onde você vai inserir seu cartão. (essa dica também vale para sexo).
Golpe do cheque: O golpista deixa cair no chão um cheque ou bilhete de loteria. A vítima pega o cheque e devolve ao golpista (algumas vezes existe um comparsa que "motiva" a vítima a devolver o bem perdido). Quando se aproximam do golpista que perdeu, este se mostra muito agradecido e diz que irá sacar o cheque naquele momento para dar uma recompensa aos que encontraram. Vão então os três para a agência bancária. Geralmente dentro de um shopping ou galeria. O golpista e o comparsa entram então dentro do banco e o comparsa pede para a vítima segure sua bolsa para evitar problemas com a porta giratória do banco (isso aumenta a confiança da vítima de que a recompensa é real). Ao voltar, o comparsa vem com dinheiro na mão e diz que o golpista a está esperando lá dentro com a recompensa. A vítima então pede que o comparsa segure a sua bolsa e adentra a agência. O comparsa foge então com a bolsa da vítima e o golpista sai (geralmente usou o banheiro do banco para trocar de roupa ou se escondeu em algum canto.
Causa: Inicialmente, boa vontade. Depois, uma dose de cobiça. O golpe é aplicado na maioria das vezes em mulheres.
Como evitar: Seja honesto e devolva o que for encontrado a quem é de direito, mas não espere recompensas e desconfie de pessoas que insistem demais nisso. Especialmente se a pessoa pedir que você a acompanhe a locais desconhecidos ou ermos.
Golpe do bilhete premiado: Um clássico. Nesse, o golpista inícia uma conversa desinteressada com a vítima e comenta com certo confidencialidade que ganhou na megasena/loteria/jogo do bicho/telesena/rifa ou o que quer que seja. Diz por exemplo que ganhou R$1.000.000,00, mas que isso é muito dinheiro, ela já é uma pessoa rica ou que não precisa de tanto e que ficaria grato em dividir. Então, mostra o bilhete (falsificado, óbvio) e faz uma negociação onde a vítima (que nesse momento, na minha opinião tem mais é que se fuder mesmo) oferece uma quantia de, por exemplo, R$100.000,00 pelo bilhete premiado. O golpista (que nesse momento não se acha assim tããããão criminoso) aceita, fingindo ser uma pessoa simples, ignorante sobre os valores que estão sendo discutidos. Em Belo Horizonte, o mais notório foi o caso onde um juiz aposentado e uma senhora caíram no golpe e tiveram um prejuízo de R$200.000,00.
Causa: Aí varia. Cobiça, pilantragem, malandragem, filhadaputisse. Só escolher. Tentar passar uma pessoa pra trás (geralmente o golpe é aplicado por uma pessoa de idade), ganhar sem trabalhar não é característica só de brasileiros, afinal, o famoso "171" existe no mundo inteiro.
Como evitar: Não ser um malandro querendo ganhar sem causa. Nada na vida é de graça. Vítimas geralmente são pessoas de idade, jovens e donas de casa.
Golpe da tampinha: Outro clássico. Em centros urbanos, um cara, uma mesa e 3 tampinhas ou três cartas de baralho. O jogo é encontrar a carta escolhida ou a tampinha que tem uma bolinha ou marca embaixo. A vítima (ou malandrinho, porque ainda não é malandro criado) não percebe que o golpista deixa a bolinha escorregar por debaixo da mesa ou que a carta foi retirada. Geralmente tem um comparsa que "ganha" pra atrair público. Ou a própria vítima ganha algumas vezes pra ganhar confiança.
Causa: Mesmas do golpe anterior.
Como evitar: Não ser otário. Querer ganhar dinheiro a troco de nada. Geralmente quem cai nesse golpe são homens jovens que frequentam áreas movimentadas em grandes centros urbanos
Promoção de celular:Muito usada por presidiários. O golpista (ou manda um SMS) pro celular da vítima dizendo que esta ganhou numa promoção um carro/televisão/moto/quantia em dinheiro/casa e que para receber o prêmio, deve doar uma quantia (R$100,00 por exemplo) pra uma instituição de caridade através de um depósito bancário. Há também a variação em que para receber o prêmio, deve-se enviar os códigos de um determinado número de cartões de celular pré-pago. As contas são contas fantasmas que são usadas no máximo uma ou duas vezes. O golpe é aplicado normalmente por presidiários ou seus comparsas pra recarregar celulares em poder de presidiários.
Causa: Ingenuidade e continuidade em não tomar cuidados básicos. Geralmente os números são aleatórios.
Como evitar:Você não ganha na loteria se não jogar. Pela lógica, você não pode ser sorteado se não se inscreveu em nenhum concurso. Sempre verifique em sites e em SACs se existe efetivamente alguma promoção antes de enviar qualquer valor.
Golpe do falso sequestro: É feita uma ligação para a casa da vítima onde em meio a gritos e ameaças, é anunciado que o filho/irmão/pai/mãe/irmã/prima/sogra/lagartixa de estimação da vítima foi sequestrado(a) onde segue o seguinte diálogo:
Sequestrador ameaça gritando: "Seu filho tá co nóis, dona, nóis "vamo" fechar ele!!!"
Vítima do outro lado berra: "Pelamordedeus!! Não fecha o Huguinho não. Ele é um menino tão bonzinho. Os olhinhos azuis desse menino, tão bonitinho..."
Sequestrador: "Isso mesmo dona. Nun quero vacilação não. O Hugo tá com nóis e vamo arrancar esse olho azul dele fora."
Vítima: "Aiminhanossasenhoradobompartomedapoder, ele sabe o nome do Hugo. Sabe que o olho do Hugo é azul..."
Gritos do "sequestrado": "Mãããããe!! Mainhaaa!! Me ajuda, socorro. Eles tão me batendo (barulho de porrada), tão me queimando, mãezinhaaaaaa!!!! Pelo amor de deusssh... Gahhhh...
Sequestrador: "Isso aí dona, sabemo onde a senhora mora e se a senhora não pagar, a gente vai baixar na sua casa que nem furacão..."
Vítima: "Meu deus do céu!! Ele sabe que eu moro na Rua dezesseis, número 215, apartamento B, próximo ao Hospital Maria das Dores!!!"
Sequestrador falando baixinho pra outro: "PQP...!!!"
Enfim. Deu pra entender. No meio do desespero, a vítima conta tudo sem perceber e acaba ajudando o "sequestrador" que faz uma leitura fria e age como se fosse um vidente, sabendo tudo da vida da pessoa. Graças à adrenalina da situação, a pessoa não percebe que o huguinho tá com um forte sotaque carioca na hora de dizer "deush" e que na verdade ela tem uma filha e não um filho. O golpista exige uma certa quantia, depositada em conta fantasma. A vítima paga e o Huguinho (que na verdade era Dulce) chega em casa perguntando pra mãe o que tem pra jantar e o Huguinho se despede no celular dizendo: "Valeu, tia!!". Nas variações desse golpe, o sequestrador exige que a vítima não ligue para o celular do "sequestrado".
Causa: Ingenuidade. Falta de preparo para situações difíceis.
Como evitar:Manter a calma. Não passar informações a desconhecidos. Manter entre os familiares "palavras de segurança" que servem para que elas se identifiquem mesmo por telefone com senhas entre elas. Sempre manter informado seus familiares sobre onde e com quem vocÊ está.
Minha prima caiu nesse último quando o meu primo "sequestrado" foi ao dentista e deixou o celular em casa.
Bem, esses são os principais que eu me lembro agora. Existem ainda os de sinalização através de pixação no muro ou portão, que estão crescendo enormemente e que apesar de terem começado como Lenda Urbana, acabaram virando uma realidade do cão. Hoje as gangues identificam na pixação o que vendem, onde vendem, qual o preço, quem vende, horários, qualidade, compra mínima, etc... Isso tudo numa pixação aparentemente sem noção.
Passem esse tipo de informação a parentes. Minha mãe por exemplo nem digita o nome da internet de tanto medo que eu pus nela...