Autor Tópico: Golpes  (Lida 2419 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Golpes
« Online: 07 de Dezembro de 2008, 14:13:26 »
Depois de percorrer hoje 26 agências bancárias de determinado banco atrás de agentes que estariam dando golpes com uso de equipamentos acoplados nos caixas automáticos, me vejo obrigado a criar um tópico pra informar o povo sobre os golpes que andam rolando na praça... :sleepy:

Golpe da saidinha: O mais conhecido, temido e tosco. A pessoa entra no banco, saca a grana e, ao sair, é abordada por um ou mais indíviduos, com o uso de arma ou não e tem o dinheiro roubado.

Causa: A pessoa ao sacar o dinheiro, expôe a quantia que tirou e um comparsa do grupo dentro do banco vê. Este então comunica aos comparsas quem é ou não conveniente de ser atacado. Geralmente as vítimas são mulheres ou pessoas de idade.

Como evitar:
Pague as contas com cartão de débito, evite ir ao banco. Se não foi possível realizar as transações via internet ou fone, vá sempre acompanhado, não exponha a quantia sacada e não aceite que estranhos se aproximem demais enquanto estiver realizando suas operações.

Clonagem: Um dos que foi caso hoje. Em agências menores (daquelas tipo quiosques) pessoas com uniforme de empresas de manutenção vão até os caixas e instalam micro-câmeras na lateral do caixa. Com isso, eles conseguem os números de acesso a conta. Vocês então perguntam. Mas como eles vão conseguir fazer alguma coisa sem o meu cartão? Muuuuito simples. Combinado a esse golpe, eles colocam um encaixe para cartões SOBRE o encaixe verdadeiro. Com isso, quando o cartão é inserido na máquina, ele some dentro do encaixe falso e a pessoa acha que o cartão foi engolido. O golpe não acaba aí. Os números de ajuda do SAC do Banco são sobrepostos com adesivos com números de celulares usados pela quadrilha. Quando a pessoa liga para reclamar, o "atentende" pede todos os dados da pessoa. Essa na boa vontade, os dá. Alguns inclusive dão a senha e letras de acesso (quando não há a instalação da microcâmera). Em seguida, a vítima sai do banco tranquilizada de que o problema foi devidamente notificado. Então, um membro da quadrilha vai até o caixa. remove o encaixe do local de inserir o cartão e pega o cartão que havia sido supostamente engolido.

Causa: Desatenção. Apesar das diversas recomendações de bancos, as pessoas ainda insistem em informar dados pessoais via telefone pra qualquer pessoa que os peça. Isso pode acarretar inclusive outros golpes como o de sequestro falso.

Como evitar:
Via de regra, os locais de inserção de cartão nos caixas automáticos possuem "leds" que brilham em verde e laranja. Os aparatos dos criminosos não possuem esses "leds" (ainda). Os bancos são obrigados a fornecer um número de SAC que seja de graça. Então, números de celulares nesses adesivos de informação são falsos. Não forneça dados pessoais a ninguém no telefone. Sempre olhe bem o buraco onde você vai inserir seu cartão. (essa dica também vale para sexo). :P

Golpe do cheque: O golpista deixa cair no chão um cheque ou bilhete de loteria. A vítima pega o cheque e devolve ao golpista (algumas vezes existe um comparsa que "motiva" a vítima a devolver o bem perdido). Quando se aproximam do golpista que perdeu, este se mostra muito agradecido e diz que irá sacar o cheque naquele momento para dar uma recompensa aos que encontraram. Vão então os três para a agência bancária. Geralmente dentro de um shopping ou galeria. O golpista e o comparsa entram então dentro do banco e o comparsa pede para a vítima segure sua bolsa para evitar problemas com a porta giratória do banco (isso aumenta a confiança da vítima de que a recompensa é real). Ao voltar, o comparsa vem com dinheiro na mão e diz que o golpista a está esperando lá dentro com a recompensa. A vítima então pede que o comparsa segure a sua bolsa e adentra a agência. O comparsa foge então com a bolsa da vítima e o golpista sai (geralmente usou o banheiro do banco para trocar de roupa ou se escondeu em algum canto.

Causa: Inicialmente, boa vontade. Depois, uma dose de cobiça. O golpe é aplicado na maioria das vezes em mulheres.

Como evitar: Seja honesto e devolva o que for encontrado a quem é de direito, mas não espere recompensas e desconfie de pessoas que insistem demais nisso. Especialmente se a pessoa pedir que você a acompanhe a locais desconhecidos ou ermos.

Golpe do bilhete premiado: Um clássico. Nesse, o golpista inícia uma conversa desinteressada com a vítima e comenta com certo confidencialidade que ganhou na megasena/loteria/jogo do bicho/telesena/rifa ou o que quer que seja. Diz por exemplo que ganhou R$1.000.000,00, mas que isso é muito dinheiro, ela já é uma pessoa rica ou que não precisa de tanto e que ficaria grato em dividir. Então, mostra o bilhete (falsificado, óbvio) e faz uma negociação onde a vítima (que nesse momento, na minha opinião tem mais é que se fuder mesmo) oferece uma quantia de, por exemplo, R$100.000,00 pelo bilhete premiado. O golpista (que nesse momento não se acha assim tããããão criminoso) aceita, fingindo ser uma pessoa simples, ignorante sobre os valores que estão sendo discutidos. Em Belo Horizonte, o mais notório foi o caso onde um juiz aposentado e uma senhora caíram no golpe e tiveram um prejuízo de R$200.000,00.

Causa: Aí varia. Cobiça, pilantragem, malandragem, filhadaputisse. Só escolher. Tentar passar uma pessoa pra trás (geralmente o golpe é aplicado por uma pessoa de idade), ganhar sem trabalhar não é característica só de brasileiros, afinal, o famoso "171" existe no mundo inteiro.

Como evitar: Não ser um malandro querendo ganhar sem causa. Nada na vida é de graça. Vítimas geralmente são pessoas de idade, jovens e donas de casa.

Golpe da tampinha: Outro clássico. Em centros urbanos, um cara, uma mesa e 3 tampinhas ou três cartas de baralho. O jogo é encontrar a carta escolhida ou a tampinha que tem uma bolinha ou marca embaixo. A vítima (ou malandrinho, porque ainda não é malandro criado) não percebe que o golpista deixa a bolinha escorregar por debaixo da mesa ou que a carta foi retirada. Geralmente tem um comparsa que "ganha" pra atrair público. Ou a própria vítima ganha algumas vezes pra ganhar confiança.

Causa: Mesmas do golpe anterior.

Como evitar: Não ser otário. Querer ganhar dinheiro a troco de nada. Geralmente quem cai nesse golpe são homens jovens que frequentam áreas movimentadas em grandes centros urbanos

Promoção de celular:Muito usada por presidiários. O golpista (ou manda um SMS) pro celular da vítima dizendo que esta ganhou numa promoção um carro/televisão/moto/quantia em dinheiro/casa e que para receber o prêmio, deve doar uma quantia (R$100,00 por exemplo) pra uma instituição de caridade através de um depósito bancário. Há também a variação em que para receber o prêmio, deve-se enviar os códigos de um determinado número de cartões de celular pré-pago. As contas são contas fantasmas que são usadas no máximo uma ou duas vezes. O golpe é aplicado normalmente por presidiários ou seus comparsas pra recarregar celulares em poder de presidiários.

Causa: Ingenuidade e continuidade em não tomar cuidados básicos. Geralmente os números são aleatórios.

Como evitar:Você não ganha na loteria se não jogar. Pela lógica, você não pode ser sorteado se não se inscreveu em nenhum concurso. Sempre verifique em sites e em SACs se existe efetivamente alguma promoção antes de enviar qualquer valor.

Golpe do falso sequestro: É feita uma ligação para a casa da vítima onde em meio a gritos e ameaças, é anunciado que o filho/irmão/pai/mãe/irmã/prima/sogra/lagartixa de estimação da vítima foi sequestrado(a) onde segue o seguinte diálogo:

Sequestrador ameaça gritando: "Seu filho tá co nóis, dona, nóis "vamo" fechar ele!!!"

Vítima do outro lado berra: "Pelamordedeus!! Não fecha o Huguinho não. Ele é um menino tão bonzinho. Os olhinhos azuis desse menino, tão bonitinho..."

Sequestrador:
"Isso mesmo dona. Nun quero vacilação não. O Hugo tá com nóis e vamo arrancar esse olho azul dele fora."

Vítima: "Aiminhanossasenhoradobompartomedapoder, ele sabe o nome do Hugo. Sabe que o olho do Hugo é azul..."

Gritos do "sequestrado":
"Mãããããe!! Mainhaaa!! Me ajuda, socorro. Eles tão me batendo (barulho de porrada), tão me queimando, mãezinhaaaaaa!!!! Pelo amor de deusssh... Gahhhh...

Sequestrador: "Isso aí dona, sabemo onde a senhora mora e se a senhora não pagar, a gente vai baixar na sua casa que nem furacão..."

Vítima: "Meu deus do céu!! Ele sabe que eu moro na Rua dezesseis, número 215, apartamento B, próximo ao Hospital Maria das Dores!!!"

Sequestrador falando baixinho pra outro: "PQP...!!!" :o

Enfim. Deu pra entender. No meio do desespero, a vítima conta tudo sem perceber e acaba ajudando o "sequestrador" que faz uma leitura fria e age como se fosse um vidente, sabendo tudo da vida da pessoa. Graças à adrenalina da situação, a pessoa não percebe que o huguinho tá com um forte sotaque carioca na hora de dizer "deush" e que na verdade ela tem uma filha e não um filho. O golpista exige uma certa quantia, depositada em conta fantasma. A vítima paga e o Huguinho (que na verdade era Dulce) chega em casa perguntando pra mãe o que tem pra jantar e o Huguinho se despede no celular dizendo: "Valeu, tia!!". Nas variações desse golpe, o sequestrador exige que a vítima não ligue para o celular do "sequestrado".

Causa: Ingenuidade. Falta de preparo para situações difíceis.

Como evitar:Manter a calma. Não passar informações a desconhecidos. Manter entre os familiares "palavras de segurança" que servem para que elas se identifiquem mesmo por telefone com senhas entre elas. Sempre manter informado seus familiares sobre onde e com quem vocÊ está.

Minha prima caiu nesse último quando o meu primo "sequestrado" foi ao dentista e deixou o celular em casa. ¬¬

Bem, esses são os principais que eu me lembro agora. Existem ainda os de sinalização através de pixação no muro ou portão, que estão crescendo enormemente e que apesar de terem começado como Lenda Urbana, acabaram virando uma realidade do cão. Hoje as gangues identificam na pixação o que vendem, onde vendem, qual o preço, quem vende, horários, qualidade, compra mínima, etc... Isso tudo numa pixação aparentemente sem noção.

Passem esse tipo de informação a parentes. Minha mãe por exemplo nem digita o nome da internet de tanto medo que eu pus nela... :lol:
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2008, 14:15:37 por Diegojaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Golpes
« Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2008, 14:31:40 »
Muito legal Diego

Isso me faz lembrar... Não deveríamos ter um diretório de utilidade pública? Já ví vários tópicos com dicas legais, etc... que poderiam estar agrupados
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2008, 19:35:15 »
Na minha cidade é muito comum o crime envolver um casal, a mulher se aproxima oferecendo ajuda e alguns instantes depois outro homem surge e se envolve no assunto.

Funciona assim:

O ídoso ou uma pessoa que está tendo dificuldades no caixa eletrônico é abordado por uma mulher, na maioria das vezes jovem e bem vestida, ela digita os dados da pessoa e diz que tem algo errado, daí o cara se aproxima e usa (ou finge usar) o próprio cartão.

Quando ele diz que esta tudo normal, é feita nova tentativa para sacar a quantia que a pessoa deseja, porém devolvem um cartão falso para a mesma, que só vai perceber o fato quando chegar em casa ou usar o cartão novamente.

No decorrer do golpe, um dos golpistas sempre distrai a vítima com conversas.

Uma moça chegou até a dar conselhos para uma senhora evitar golpes.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2008, 19:38:58 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2008, 19:54:00 »
Na maioria das vezes os pilantras alimentam a ganância da vitima que pensa levar vantagem em algo.

Li sobre um caso assim que aconteceu uns 15 anos atrás.

A vitima conheceu no centro de SP umas três vigaristas com caras de caipiras que perguntaram onde poderiam vender ouro que garimparam em Serra Pelada pois não conheciam nada em São Paulo.

A vitima quis saber mais e mostraram a ela o conteúdo de uma bolsa cheia de blocos dourados, então ela na ganância de comprar tudo e não tendo dinheiro disponível na hora as levou (Três desconhecidas!) para casa.

Tinha uns dólares, video cassete, televisão,objetos diversos que levaram após telefonar para um cara que logo apareceu com um carro na porta da vitima para carregar tudo, na época era algo em torno de U$5.000,00 mais a tralha toda.

Sairam e deixaram a tal bolsa com a mulher que examinando melhor descobriu que era m blocos de jornal molhado embalados com aquelas folhas de ouro que se compram em casas de artesanato.

Tem que ser muito otário mesmo.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4 Online: 08 de Dezembro de 2008, 07:37:28 »
Hoje em dia, é muito comum o cartão de débito estar integrado ao cartão de crédito, então, os caras não precisam de senha na maioria das vezes já que poucas lojas efetivamente pedem a identidade da pessoa que apresenta o cartão de crédito.

A vitima conheceu no centro de SP umas três vigaristas com caras de caipiras que perguntaram onde poderiam vender ouro que garimparam em Serra Pelada pois não conheciam nada em São Paulo.

A maior parte dos golpistas de 171 usam esse disfarce de pessoa ignorante ou inocente. Por isso fico revoltado com pessoas que caem nesses golpes pois na maioria das vezes só são vítimas porque tentaram passar pra trás alguém. ¬¬
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2009, 19:40:39 »
Golpe do falso sequestro: É feita uma ligação para a casa da vítima onde em meio a gritos e ameaças, é anunciado que o filho/irmão/pai/mãe/irmã/prima/sogra/lagartixa de estimação da vítima foi sequestrado(a) onde segue o seguinte diálogo:

Como esse já está meio manjado, agora surgiu uma variante: a pessoa liga para casa se fingindo de filho/sobrinho/parente/etc e diz que foi assaltado/bateu o carro/etc e pede um "empréstimo" para ser depositado na conta dele e que ele pagará assim que possível.

Aconteceu há um mês na minha família. Ligaram para uma tia minha tentando aplicar o golpe. O diálogo:

Golpista: Alô, tia?
O.: Quem fala?
Golpista: Aqui é o seu sobrinho mais velho, tia!
O.: O Dil?
Golpista: É tia, o Dil.
O.: Tudo bem Dil?
Golpista: Não tá tia, é por isso que liguei para a senhora. Eu bati o carro há pouco tempo e tenho que desembolsar um bom dinheiro para pagar o carro em que bati. Só que agora estou sem dinheiro para pagar tudo. Então eu liguei para saber se a senhora poderia depositar um pouco para mim. Acho que mês que vem já consigo te pagar. Até peço desculpas por ligar a cobrar, mas estou sem dinheiro nenhum no momento.
Essa minha tia O. praticamente não tem onde cair morta, então disse:
O.: Olha Dil, eu não tenho como te ajudar. Tenta falar com a N. e com a D. (irmãs dela). Talvez elas te arranjem algo.
Golpista: Ah tia, eu lembrei delas, mas eu perdi o telefone. A senhora poderia passar p/ mim?
O.: Anota aí. É XXXX-XXXX.
Golpista: Muito obrigado tia!

Na hora ele tentou ligar, mas o telefone estava ocupado. Então ele ligou mais tarde:

Golpista: Alô tia? Aqui é o Dil.
D.: Oi Dil, tudo bem?
Golpista: Tia, liguei porque estou com um problema. Eu bati o carro há pouco tempo e tenho que desembolsar um bom dinheiro para pagar o carro em que bati. Só que agora estou sem dinheiro para pagar tudo. Então eu liguei para saber se a senhora poderia depositar um pouco para mim na minha conta. Acho que mês que vem já consigo te pagar. Até peço desculpas por ligar a cobrar, mas estou sem dinheiro nenhum no momento. Até tentei ligar mais cedo, mas o telefone estava ocupado.
D.: Ah, é porque eu estava falando com a E. (minha mãe)
Golpista: Então tia, a senhora poderia me arranjar esse dinheiro?
D.: De quanto você precisa?
Golpista: Uns R$1500,00 tia.
D.: Olha, de cara assim não sei se consigo arranjar tudo isso.
Golpista: Sem problemas tia. Qualquer coisa que a senhora conseguir depositar já está bom.
D.: Então eu vou ver o que eu consigo e mais tarde ligo lá na casa da sua mãe para dizer o quanto consegui. Tudo bem?
Golpista: Tudo bem tia. Até mais e muito obrigado!

Resultado: mais tarde, quando ela ligou na casa da minha outra tia (mãe do verdadeiro Dil) soube que não havia acontecido nada disso. A sorte dela foi que, em vez de pedir os dados da conta dele e já depositar logo de cara, resolveu pedir os dados depois.

Essa semana tentaram aplicar algo parecido em casa. O azar do cara foi eu ter atendido o telefone:

Eu: Alô? (já meio nervoso por ser ligação a cobrar)
Golpista: Alô! Mãe?
Eu (mais nervoso ainda por achar que era engano): Quer falar com quem?
Golpista: Hã? Quem tá falando? (obs: não há coisa que mais detesto do que atender telefone e ouvir "quem tá falando?")
Eu (já sem paciência nenhuma): QUER FALAR COM QUEM?
Golpista (com voz meio chorosa): Ah, é que acabei de ser assaltado aqui...
A princípio eu ainda estava com a idéia na cabeça de que a ligação era um engano, mas em instantes me liguei que era um golpe. Mas quando ia abrir a boca p/ responder, ele desligou o telefone. Só pensei que ainda bem que havia sido eu a atender. Se fossem meu pai ou minha mãe, era bem capaz deles acreditarem. Tá certo que o cara não ia conseguir nada com eles, mas só o susto já não seria algo legal.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6 Online: 03 de Outubro de 2009, 22:34:54 »
É. Pior que esse aí também está velho.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #7 Online: 03 de Outubro de 2009, 23:17:21 »
Essas não são novas pra mim.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 04 de Outubro de 2009, 02:37:06 »
Bah, mas esse Golpe do cheque cria situação tri suspeitas, jamais cairia nele! Me lembrou um truque do filme argentino Nueve Reinas (aliás, quem gosta de filmes sobre pilantragem é o melhor).

Eu sempre saco o dinheiro direto do caixa, mas sempre olhando ao redor e inso nos horários mais "seguros".

Esses falsos-seqüestros é a maior filhadaputice que existe. às vezes mesmo o ente da pessoa tando em casa, as simples palavras dos marginais já fazem com que a pessoa fique em choque. O bom é que esse golpe meio que ficou banalizado, e muita gente o releva tanto quanto o golpe do SMS. Aliás, no do SMS eu já ganhei um Vectra. \o/

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9 Online: 04 de Outubro de 2009, 07:15:40 »
"Sequestraram" o pai de um cara no trabalho. Ele se limitou a responder: "Então você é médium, né? Porque meu pai morreu faz 2 anos..."

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #10 Online: 04 de Outubro de 2009, 20:04:32 »
(...)
Golpista: Hã? Quem tá falando? (obs: não há coisa que mais detesto do que atender telefone e ouvir "quem tá falando?")
(...)

Pois é, eu também detesto quando fazem isso. E comecei a me ligar que às vezes a pessoa é ingênua, às vezes é golpe. Ás vezes a pessoa do interior, ou do nordeste, liga na inocência, e dá para perceber porque passa mais dados do que pede.

Eu sempre pergunto 'quem fala?', 'quer falar com quem?', 'não tem ninguém com esse nome', aí a pessoa inocente até liga de novo, errada de novo, e oriento porque geralmente errou o DDD; já o malandro liga mentindo, 'aqui é o Gil', e essas coisas, 'quem tá falando ?'. Acho que o 'quer falar com quem?'  geralmente já os desorienta porque ao não passar informações não tem como mentir.

Mas aqui em SP o truque do sequestro falso está se sofisticando bastante , semana passada a mãe de uma companheira do trabalho caiu com 'estamos com o namorado de sua filha', a sorte foi que ou caiu a ligação ou houve algum problema e a mãe conseguiu ligar para ela, que por sua vez checou que o namorado estava bem. Não sem antes quase ficar doida...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #11 Online: 04 de Outubro de 2009, 20:06:20 »
Sobre tirar dinheiro geralmente vamos os caras do trampo juntos, porque os bancos são perto e são uma desculpa para passear um pouco, além de acompanhar a quem saca. O problema é a noite, já fiz a besteira de andar na Consolação para tentar sacar dinheiro à noite, não fui assaltado porque tiveram pena de mim, com certeza...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12 Online: 04 de Outubro de 2009, 20:44:40 »
Eu sempre saco dinheiro nos caixas do quartel, porque geralmente é uma burocracia enorme entrar no banco armado.

Entram 500 pessoas onde o detector de metal apita e o cara simplesmente destrava a porta. Quando eu vou entrar, já colo a carteira de polícia na porta giratória e isso basta pro cara ficar indeciso por uns 2min se abre a porta ou não... :lol:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Golpes
« Resposta #13 Online: 31 de Agosto de 2019, 17:04:35 »
<a href="https://www.youtube.com/v/Cs5Z4qIOVMY" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/Cs5Z4qIOVMY</a>

A conta de luz assusta e pesa muito no bolso de milhões de consumidores brasileiros. Para tentar reduzir o valor da fatura, muitos deles têm recorrido a alguns dispositivos que prometem reduzir o consumo de eletrônicos e eletrodomésticos, os chamados economizadores de energia. 

Eletrodomésticos: saiba escolher e economize energia

Mas será que eles realmente funcionam? Fizemos um levantamento na Internet dos produtos disponíveis no mercado com essa função e encontramos cinco modelos que prometem uma economia de até 35%. O preço médio varia de R$ 64 a R$ 168.

Tem um parcelamento de dívida na minha conta de luz. O que fazer?

No entanto, dos cinco modelos, não testamos o Econocapte, que não tem três pinos, ou seja, não segue o padrão brasileiro de tomadas e plugues elétricos. 

Como os economizadores de energia funcionam?
Eles se apresentam como “filtros”, que protegem os aparelhos dos picos de tensão da rede elétrica. Os fabricantes afirmam ainda que esses dispositivos podem aproveitar a energia excedente dessas oscilações para o funcionamento dos eletrodomésticos ou eletrônicos plugados a eles.

Economize usando ventilador e ar-condicionado ao mesmo tempo

Podem ser usados em eletrodomésticos com motor, que costumam gastar muita energia, como geladeiras.

Para utilizar um desses produtos, basta conectá-lo a um eletrodoméstico e plugá-lo na tomada. Vale ressaltar que cada economizador só pode ser ligado a um aparelho.

Como testamos os economizadores
Escolhemos testar os aparelhos em uma geladeira da Panasonic, modelo NR-BT47 (127 V), com volume total de 435 L, sendo 333 L do refrigerador e 102 L do congelador.

Antes disso, contudo, fizemos três medições do gasto de energia da geladeira sem esses dispositivos, para podermos verificar se houve ou não redução com eles, considerando um período total de 24 horas. 

E, para cada aparelho, foram feitos três testes de consumo, também durante 24 horas.

Após nossas medições, constatamos que o consumo de energia da geladeira, com e sem o economizador, foi praticamente o mesmo! Não houve redução, tampouco próxima do valor prometido pelos fabricantes.

É muito importante você considerar o desvio padrão médio das nossas medições durante a comparação de resultados. Veja e compare abaixo:

Comprei um desses economizadores. E agora?
Você gastou seu dinheiro, apostando que o economizador ajudaria na redução da conta de luz, porém, agora, percebe que está com um produto sem utilidade na sua casa?

Me surpreende esse tipo de coisa conseguir sustentar uma indústria.

Só espero que esteja dando prejuízo para os golpistas, que tenham investido nisso especulativamente, e ainda não tido retorno.

Com sorte só dinheiro do pessoal desonesto mesmo, não gente ludibriada a investir em algo que achavam ser honesto.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #14 Online: 31 de Agosto de 2019, 19:36:57 »

Me surpreende esse tipo de coisa conseguir sustentar uma indústria.

Só espero que esteja dando prejuízo para os golpistas, que tenham investido nisso especulativamente, e ainda não tido retorno.

Com sorte só dinheiro do pessoal desonesto mesmo, não gente ludibriada a investir em algo que achavam ser honesto.

Tenho certeza que o vigarista lucrou.

Aquela caixinha preta se compra em qualquer lojinha de eletrônica. Então dá pra fazer em casa enfiando um componente na resina para reduzir a tensão e não queimar os leds.

A caixinha prateada talvez tenha que ter sido encomendada a alguma indústria de peças plásticas, mas há séculos os camelôs vendem aquelas mini-parabólicas que "limpam" o sinal da sua TV e sempre tem alguém que compre.

Também não deve ter nada dentro dessa anteninha, mas ainda é preciso fabricar a caixinha com a "parabólica".

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #15 Online: 31 de Agosto de 2019, 19:39:12 »
Fico impressionado como as coisas mudam....não mudando....
Dia 7 farei 67 anos, e desde criança ouvia meu avô, tios e meu pai falarem e alertarem para o golpe do bilhete. O que me deixa impressionado é como em pleno século 21, num tempo de tanta comunicação ainda possa ter quem caia neste golpe.
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 03 de Setembro de 2019, 13:39:30 »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 03 de Setembro de 2019, 19:28:41 »
Alguém que passa o golpe de "quer entrar na turma da Mônica" viu o post do Gigaview denunciando, e apagou a imagem para tentar proteger o golpe da exposição como tal.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 03 de Setembro de 2019, 19:43:35 »
Alguém que passa o golpe de "quer entrar na turma da Mônica" viu o post do Gigaview denunciando, e apagou a imagem para tentar proteger o golpe da exposição como tal.

:biglol:

https://folhape.com.br/economia/economia/tecnologia/2019/09/02/NWS,115261,10,476,ECONOMIA,2373-GOLPE-ONLINE-USA-TURMA-MONICA-PARA-COLHER-DADOS-CARTOES-CREDITO.aspx
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 04 de Setembro de 2019, 08:43:01 »
Sem falar no velhíssimo golpe da Nigéria, em que alguém quer depositar uma fortuna na sua conta e só precisa de um adiantamento para as despesas.

Às vezes é um alto funcionário do governo ou de alguma empresa de petróleo que desviou o dinheiro, outras vezes é a pobre viúva de um missionário que está sendo perseguida e quer transferir o dinheiro da igreja antes que os malvados o roubem.

O texto é propositalmente tosco para que todos com pelo menos 2 neurônios percebam que é golpe. Assim eles filtram os desconfiados e só ficam com os completos idiotas que não farão perguntas.

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
  • “Was mich nicht umbringt, macht mich stärker.”
« Resposta #20 Online: 04 de Setembro de 2019, 16:46:10 »
Um golpe que tentaram aplicar em pelo menos um dos membros do CC, segundo o próprio me relatou, é o de que a câmera foi hackeada e os caras tem footage do usuário se masturbando. Exigem isso, aquilo e outro.
Como o colega em tela nunca fez isso, ignorou e tudo bem.

A new Bitcoin scam claims to have webcam footage of you masturbating

Details: https://knowtechie.com/bitcoin-webcam-scam/

𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
  • “Was mich nicht umbringt, macht mich stärker.”
« Resposta #21 Online: 04 de Setembro de 2019, 16:46:45 »
The unbelievable tale of a fake hitman, a kill list, a darknet vigilante... and a murder
Hitman-for-hire darknet sites are all scams. But some people turn up dead nonetheless

https://www.wired.co.uk/article/kill-list-dark-web-hitmen
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 04 de Setembro de 2019, 18:27:53 »
Este é recente. Postaram há alguns minutos no FB:
Novo golpe na praça:
Ligaram para mim há pouco dizendo que eram da central de cartões Visa e que alguém tinha feito uma compra de 4500 reais com meu cartão. Insistiram para que eu ligasse correndo para a administradora (o banco, no caso), pedindo para cancelar senão ia bater na minha fatura. Também disseram que eu tinha que usar o próprio telefone pelo qual eles tinham me ligado.

Quando tentei ligar, notei que o sinal de discar estava diferente e que a gravação do banco também começou, parou, começou de novo, além do áudio estar muito baixo.

Daí liguei do celular, mas, enquanto esperava, eles ficaram me ligando para informar sobre novas compras, de valor mais alto ainda. Quando falei com o banco, pelo celular, me disseram que não havia nenhuma compra recente. Durante esse tempo, o outro telefone não parava de tocar.

Ou seja, eles prendem a linha do fixo e simulam sinal de discar, gravação etc. para pegar o número do cartão e a senha.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 07 de Setembro de 2019, 02:08:56 »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 07 de Setembro de 2019, 02:20:28 »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!