No exemplo no Nilo é como verdadeiro se tomarmos Deus como um todo e o resto como partes, mas e quanto à Deus como indivíduo independente de partes? Por exemplo: Deus é somento o indivíduo Deus, inteiro, sem partes, mas Deus também é a trindade, enquanto cada indivíduo da trindade também é um indivíduo inteiro, sem partes.
Outro ponto que é importante dizer é o fato de não ser possível a razão compreender algo que quebre o princípio da identidade por ser algo paradoxal, entretanto, a falta de compreensão não é sinal de inexistência, e, na verdade, não vejo, ou melhor dizendo, desconheço, qualquer restrição para que estas coisas não possam existir (metafísicamente falando).
Argumento, aqui, a favor de Deus pelo simples fato de que se Deus não for capaz de quebrar o princípio da indentidade, então não sera Onipotente e, nesse caso, não será Deus.
Se, do fato de nao ser possivel a razao compreender algo, nao podemos deduzir que aquele algo nao existe, tambem nao podemos deduzir o oposto, que existe.
Isto vai um pouco alem da questao da mente humana poder ou nao apreender uma coisa que viole a lei da identidade, Renato.
O caso é, como você mesmo admitiu, "que se Deus não for capaz de quebrar o princípio da indentidade, então não sera Onipotente e, nesse caso, não será Deus".
Pois bem, suponhamos por um momento que Deus possa, sabe-se-la como, quebrar a lei e ainda assim ser onipotente e manter sua identidade.
Como podemos mostrar isto? Não vejo como!
Pelo menos não recorrendo-se a argumentação, lógica ou racionalidade!
O problema e sua solucao reduziriam-se a:
Se Deus puder quebrar a lei, deixa de ser Deus
Mas Deus e onipotente e se ele nao puder quebra-la, nao pode ser onipotente
Logo, Deus pode quebrar a lei
Mas se pode, deixa de ser Deus
Mas Deus deixar de ser Deus é absurdo.
Logo, Deus tem o poder de quebrar a lei mantendo sua identidade e sua onipotencia incolumes...
(e tanto pior para a lógica...!)
Avancemos entao...
Ha duas premissas no raciocinio acima que parecem nao admitir negativas de forma alguma, a saber:
Deus é onipotente.
A mente humana não pode compreender certas caracteristicas divinas (como a conclusao acima).
Ora e de onde vieram estas premissas?
Porque não admitem negativas?
E como a mente humana pode
saber que
existem coisas que ela é incapaz de compreender?
Se nao as compreendemos uma coisa como podemos fazer esta ou aquela suposicao acerca da coisa e as tomar como verdadeiras, já que sequer podemos pensar o que quer que seja daquela coisa?
Note que esta não é a minha posição!
Voce poderia retrucar:
Ué, mas voce mesmo não esta alegando que uma coisa que contraria a lei da identidade nao existe? E se tal coisa existir e escapar a sua compreensao?
Então, como diz que esta não é a sua posição?
Em primeiro lugar, nao faco a alegacao no vacuo, sem nenhuma sustentacao.
Apoio-me (ou tento me apoiar) na logica e numa lei que parece (ao menos a mim) mais inquebrantavel que o esqueleto de adamantium do Wolwerine

Em segundo lugar, se se quiser apoiar o contrario (a replica) como verdade e nao como possibilidade impossivel de ser confirmada pelo homem (posto que humanamente incognoscivel)
nao ha como faze-lo sem se apoiar na fé.
E a fé pode dar assentimento ao que quer que queira a vontade de quem tem fé, independentemente se o artigo da fé é ou não é uma coisa real!
Assim sendo, não é possível afirmar a verdade de um artigo de fé baseado apenas na própria fé.
Finalmente, "uma possibilidade impossivel de ser confirmada pelo homem" está em pé de igualdade com "impossibilidade", pelo mesmo motivo que "poder fazer algo e jamais fazer"
equivale a "ser incapaz de fazer"!
P.S.
Se não for Deus-para-o-homem (posto que quebra uma lei da qual nao podemos quebrar e da qual nao podemos compreender nada que a quebre), como o homem podera chama-lo Deus???
Percebe, que da admissao da sua hipotese, seguiria que Deus é O incognoscível!
De outra forma, apenas um nome para designar aquilo que não pode ser pensado pelo homem.
Eu apostaria meu salário que esta coisa está a anos-luz de distância de qualquer Deus que qualquer religião tenha descrito até então!