Autor Tópico: Taxa de divórcios cresce 200% em 23 anos  (Lida 3230 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: Taxa de divórcios cresce 200% em 23 anos
« Resposta #25 Online: 14 de Dezembro de 2008, 23:51:57 »
Ninguém questiona a necessidade do divórcio, todos sabemos que é uma coisa necessária, só achamos que as pessoas tem que refletir melhor na hora de casar, novamente, casamento não é namoro que pode ser feito e desfeito sem maiores conseqüências, deve-se ter tanto cuidado na hora de se casar quanto na hora de se escolher um parceiro de negócios.
Eu sei, mas o divórcio não acontece só porque as pessoas não refletem, acontece porque agora é permitido e não é mais uma coisa horrível e do maul...Não tem porque se escandalizar com esses números...antes as pessoas ficavam casadas mesmo sendo infelizes, e hoje já não é mais assim...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #26 Online: 14 de Dezembro de 2008, 23:56:37 »
Mas é uma escolha pessoal casar ou não, então não tem porque questionar o divórcio, também é uma decisão que só cabe aos interessados...

Mas é uma decisão que envolve outras pessoas além do casal. Os filhos sofrem, a justiça é acionada...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 14 de Dezembro de 2008, 23:57:06 »
Sabe, acho que você concorda comigo e com o Barata mais do que se dá conta, Fabi.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #28 Online: 15 de Dezembro de 2008, 00:04:05 »
Mas é uma escolha pessoal casar ou não, então não tem porque questionar o divórcio, também é uma decisão que só cabe aos interessados...

Mas é uma decisão que envolve outras pessoas além do casal. Os filhos sofrem, a justiça é acionada...
sim, mas o que a igreja católica tem a ver com isso, por exemplo? Ou uma turma de pessoas contra o divórcio, camisinha e etc...? to falando nesse sentido...

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #29 Online: 15 de Dezembro de 2008, 01:04:46 »
Ninguém questiona a necessidade do divórcio, todos sabemos que é uma coisa necessária, só achamos que as pessoas tem que refletir melhor na hora de casar, novamente, casamento não é namoro que pode ser feito e desfeito sem maiores conseqüências, deve-se ter tanto cuidado na hora de se casar quanto na hora de se escolher um parceiro de negócios.
Eu sei, mas o divórcio não acontece só porque as pessoas não refletem, acontece porque agora é permitido e não é mais uma coisa horrível e do maul...Não tem porque se escandalizar com esses números...antes as pessoas ficavam casadas mesmo sendo infelizes, e hoje já não é mais assim...

Antes as pessoas casavam com "fulano" ou "ciclano" por imposição familiar, hoje é por livre escolha
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #30 Online: 15 de Dezembro de 2008, 01:07:55 »
Sozinhas ou combinadas com outros dados, talvez possam por exemplo ajudar a prevenir divórcios, ou mesmo a entender melhor como encontrar alternativas mais viáveis para o que atualmente se entende por casamento.
Previnir o divórcio? Não vejo como... e nem porque previnir o divórcio... as pessoas tem direito de encerrar um relacionamento em que elas não estão felizes...

Na verdade o melhor seria se as pessoas pensassem antes de casar.....

Exatamente! O problema não é as pessoas se divorciarem, o problema é as pessoas não pensarem vinte vezes antes de casar.
Se pensassem, não casariam...

:hihi:

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #31 Online: 15 de Dezembro de 2008, 01:12:00 »

sim, mas o que a igreja católica tem a ver com isso, por exemplo? Ou uma turma de pessoas contra o divórcio, camisinha e etc...? to falando nesse sentido...

Deixa para lá os fanáticos obscurantistas. A questão aqui é que as pessoas deveriam pensar melhor antes de tomarem decisões sérias, como se casar.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #32 Online: 15 de Dezembro de 2008, 01:13:26 »
Sozinhas ou combinadas com outros dados, talvez possam por exemplo ajudar a prevenir divórcios, ou mesmo a entender melhor como encontrar alternativas mais viáveis para o que atualmente se entende por casamento.
Previnir o divórcio? Não vejo como... e nem porque previnir o divórcio... as pessoas tem direito de encerrar um relacionamento em que elas não estão felizes...

Na verdade o melhor seria se as pessoas pensassem antes de casar.....

Exatamente! O problema não é as pessoas se divorciarem, o problema é as pessoas não pensarem vinte vezes antes de casar.
Se pensassem, não casariam...

:hihi:

Ótimo!

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #33 Online: 15 de Dezembro de 2008, 01:21:04 »
Casamento é um contrato.  E há lógicas e cuidados que podem e devem ser usados para evitar que acabe mal.

Nada mais sensato.
Pena que o contrato é automaticamente validado por você conviver com a pessoa sem assinar nada né...

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #34 Online: 15 de Dezembro de 2008, 01:23:23 »
Tive uma curiosa sensação de dejavu. Já discutimos isto antes, não?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #35 Online: 15 de Dezembro de 2008, 01:31:22 »
Isso que eu falei agora? Eu criei um tópico... tá que me esclarecem que não é por ter uma namorada por três meses que você tem que pagar pensão... mas também achei arriscado...

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #36 Online: 15 de Dezembro de 2008, 01:45:12 »
Acho que o estado não deve legislar sobre o relacionamento entre duas pessoas que resolvem constituir família. O que não significa que não deva exigir que os pais cuidem de seus filhos. São coisas diferentes.

Se um casal faz questão de compartilhar bens ao se unir isso deveria ser feito por meio de um contrato como outro qualquer, com cláusulas especificando em que condições o contrato será terminado (traição, etc) e se deve ou não haver indenização a uma das partes, bem como a forma como os bens serão repartidos após o término do contrato.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #37 Online: 15 de Dezembro de 2008, 01:53:40 »
Antes as pessoas casavam com "fulano" ou "ciclano" por imposição familiar, hoje é por livre escolha
Mas mesmo que as pessoas pensem antes de casar, não é garantia que o casamento vai dar certo.

Se um casal faz questão de compartilhar bens ao se unir isso deveria ser feito por meio de um contrato como outro qualquer, com cláusulas especificando em que condições o contrato será terminado (traição, etc) e se deve ou não haver indenização a uma das partes, bem como a forma como os bens serão repartidos após o término do contrato.
Acho que isso seria tipo um contrato pré-nupcial, os estados unidos tem disso (eu acho). Aqui no Brasil não... é 50% de tudo adquirido após o casamento, nisso eu acho que a lei deveria mudar um pouco...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #38 Online: 15 de Dezembro de 2008, 01:59:27 »
Ninguém está dizendo que deve haver garantia, Fabi.

E você está descrevendo o sistema de comunhão parcial de bens.  Há pelo menos dois outros, a separação de bens e a comunhão total.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #39 Online: 15 de Dezembro de 2008, 01:59:55 »
Deixa para lá os fanáticos obscurantistas. A questão aqui é que as pessoas deveriam pensar melhor antes de tomarem decisões sérias, como se casar.
Eu penso antes de tomar decisões sérias... mas a questão é o objetivo desses números que o IBGE divulga, existem deputados e senadores religiosos (lembrem da bancada evangélica, do partido cristão e etc)... as vezes pode ter algo a ver com alguma idéia maluca que tão tentando aprovar... ou pode ser que queiram mostrar como o divórcio aumentou e as famílias estão desestruturadas por causa do maligno divórcio e então devemos proibir o divórcio por causa disso...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #40 Online: 15 de Dezembro de 2008, 02:12:57 »
Ah, isso pode acontecer sim.  Mas é como lacrar saídas de incêndio porque gente demais está interrompendo as sessões de cinema ao sair por elas.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #41 Online: 15 de Dezembro de 2008, 02:16:37 »
Eu penso antes de tomar decisões sérias... mas a questão é o objetivo desses números que o IBGE divulga, existem deputados e senadores religiosos (lembrem da bancada evangélica, do partido cristão e etc)... as vezes pode ter algo a ver com alguma idéia maluca que tão tentando aprovar... ou pode ser que queiram mostrar como o divórcio aumentou e as famílias estão desestruturadas por causa do maligno divórcio e então devemos proibir o divórcio por causa disso...

Mas não passa. Seria inconstitucional. Mas se isto inspirar aulas de educação familiar no ensino médio, até que é uma boa.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #42 Online: 15 de Dezembro de 2008, 02:25:00 »
Mas não passa. Seria inconstitucional. Mas se isto inspirar aulas de educação familiar no ensino médio, até que é uma boa.
educação familiar = ensino religioso (no Brasil acabaria se transformando nisso). Eu não consigo ver aulas de educação familiar sem ter professores dizendo: "o casamento é uma união sagrada, e Deus não gosta que as pessoas se separem"... " quem não tem Deus no coração é malvado, e os ateus são malignos"... Não dá pra abrir uma brechinha que eles já querem retornar a idade média com direito a inquisição e tudo mais...e não precisa nem ir muito longe pra ver pessoas que querem isso... é só ir no nosso vizinho...

Ah, isso pode acontecer sim.  Mas é como lacrar saídas de incêndio porque gente demais está interrompendo as sessões de cinema ao sair por elas.
É diferente, as pessoas só saem pelas saídas de incêndio porque existe um incêndio....e não pra atrapalhar as sessões de cinema...a mesma coisa com o casamento, ninguém se divorcia porque é legal... ou porque querem acabar com a sagrada família.... se divorciam porque estão infelizes no casamento...

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #43 Online: 15 de Dezembro de 2008, 02:38:05 »
Poderia ser educação familiar na aula de educação sexual. Tipo: "usem camisinha", "não tenham filhos antes da hora", "pensem 10 vezes antes de casar".

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #44 Online: 15 de Dezembro de 2008, 03:34:22 »
Por enquanto a educação é ainda assim: camisinha causa AIDS; ter prazer sem ser por procriação é pecado; casamento é o sentido da vida, casar quanto antes melhor;

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #45 Online: 15 de Dezembro de 2008, 07:36:14 »
É diferente, as pessoas só saem pelas saídas de incêndio porque existe um incêndio....e não pra atrapalhar as sessões de cinema...a mesma coisa com o casamento, ninguém se divorcia porque é legal... ou porque querem acabar com a sagrada família.... se divorciam porque estão infelizes no casamento...

C.Q.D.

Se bem que há exceções, como a Elba Ramalho, que declarava publicamente que não "era" casada com Maurício Mattar, apenas "estava" casada.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #46 Online: 15 de Dezembro de 2008, 11:54:09 »
Por enquanto a educação é ainda assim: camisinha causa AIDS; ter prazer sem ser por procriação é pecado; casamento é o sentido da vida, casar quanto antes melhor;

Nunca vi ou mesmo ouvi falar de uma aula assim.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #47 Online: 15 de Dezembro de 2008, 16:39:05 »
Pra mim, esses dados sobre o aumento de divórcios (e aumento de casamentos, pelo que ouvi por aí) sao apenas reflexo
do bom momento da economia. Simples: divórcio = gastos e perda de patrimônio, casamento = gastos. Mais pessoas, tendo
mais dinheiro, têm condiçoes de arcar com os gastos de um casamento e aquelas que nao estao satisfeitas com o seu, têm
condiçoes de se divorciar. Se for assim, entao esses dados sao positivos.*

*Alerta de especulaçao simplista!
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!