Eu acho que precisamos de mais cotas.
Cotas por critérios econômicos, religiosos, raciais (ok, eu sei que não existe raça), cotas por critérios políticos (que tal se apenas os filhos de filiados ao "Partido no Poder" possam ter acesso a universidades públicas?), cotas de acordo com o time de futebol que cada um torce, cotas por faixa etária e mais, acho inclusive que devemos obrigar escolas particulares a implementarem todos os tipos de cotas.
Ainda mais, que tal cotas em concursos públicos? Seria perfeito. Poderiam interferir em empresas privadas também e forçar a implementação de políticas de cotas para contratação de novos empregados.
Afinal, é muito justo criar um critério arbitrário (raças) para ajudar alguns (que não entrariam por mérito, uma vez que a educação pública no país é, de modo geral, péssima e não dá a formação adequada) em detrimento de alguns (que entrariam por mérito).
E se o Estado pode criar um critério arbitrário, por que parar em UM critério apenas.
Se é para dividir o país e ferrar ainda mais com a educação, ao invés de arrumar os problemas básicos, acho que o governo tem que fazer direito.
Seria bom também remover aquela idéia ABSURDA de que todos são iguais perante a lei, onde já se viu uma asneira dessas?
A sugestão acima é absurda e é apenas uma tentativa de mostrar quão idiota eu acho a idéia de cotas, todas elas, que não passam de paliativos e servem apenas para desviar a atenção dos problemas reais.