Autor Tópico: Volta do criacionismo no Brasil - Editorial FSP  (Lida 1742 vezes)

Offline Xara

• Nível 10
  • *
Volta do criacionismo no Brasil - Editorial FSP
« Online: 17 de Dezembro de 2008, 16:38:23 »
Editoriais

editoriais@uol.com.br

Volta o criacionismo

NO BRASIL como em outros países, observa-se uma crescente pressão de determinadas comunidades religiosas para aumentar a influência sobre o ensino. A face mais visível da investida está na reivindicação de que a mal denominada "teoria" criacionista seja ministrada lado a lado com a teoria da evolução por seleção natural.
Sob o argumento de que Charles Darwin (1809-1882) não explicou tudo sobre o mundo natural e por isso sua teoria não teria comprovação definitiva, defende-se o ensino da alternativa: uma inteligência superior teria criado o mundo com todas as espécies conhecidas.
Há poucos conjuntos de proposições sobre a natureza que encontram tanta corroboração em fatos quanto a teoria da evolução. Sua versão conhecida como Síntese Moderna agregou as descobertas da genética à matriz do pensamento darwiniano e se encontra na raiz do enorme desenvolvimento das ciências biológicas durante o século 20.
Ao criacionismo falta apoio empírico minimamente comparável. Apesar disso, alguns estabelecimentos brasileiros com orientação religiosa ensinam a criação divina até em aulas de biologia, física e química.
A justificativa está numa noção de pluralismo que não tem cabimento no ensino de ciências. A obrigação do professor dessas disciplinas é apresentar a seus alunos o conhecimento mais atual e seguro, com apoio em observações e medições.
É um equívoco atribuir o mesmo status a coisas tão díspares. De um lado, uma teoria aperfeiçoada e corroborada ao longo de 150 anos de estudos; de outro, uma narrativa religiosa, apoiada sobre a autoridade bíblica e recusada pela maioria dos cientistas.
O equívoco maior, contudo, é não restringir o ensino do criacionismo às aulas de religião, permitindo que seja ministrado em ciências. Essa atitude solapa, na formação das crianças, os fundamentos do método científico.
Apontar a incongruência entre criacionismo e ciência, no entanto, é o máximo que o poder público tem a fazer nesses casos. Se a opção dos pais, consciente, recair sobre uma escola religiosa privada que ministre o criacionismo, inclusive em ciências, essa é uma esfera de decisão imune à intervenção do Estado.

Fonte: Folha de S.Paulo
Assinantes: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1612200802.htm

Editado, removi meu comentário.
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2008, 17:21:28 por Xara »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Volta do criacionismo no Brasil - Editorial FSP
« Resposta #1 Online: 17 de Dezembro de 2008, 16:49:40 »
Eu já achei o editorial bom exceto pela última frase. 

O Estado tem sim a obrigação de intervir e proibir que se ensine como "ciência" o Criacionismo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Dezembro de 2008, 16:52:35 »
Eu já achei o editorial bom exceto pela última frase. 

O Estado tem sim a obrigação de intervir e proibir que se ensine como "ciência" o Criacionismo.

Mesmo em escolas particulares? E por que?
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 17 de Dezembro de 2008, 16:59:41 »
Porque o Estado, via Ministério da Educação (e Cultura?), tem a obrigação de fiscalizar e definir os programas mínimos de ensino médio.

Isso inclui entre outras coisas uma noção mínima e acurada do que seja ciência.  Criacionismo não é ciência, e o Estado não deve hesitar em dizê-lo em voz alta se preciso for.

Se não houvesse a expressão "inclusive em ciências" na última frase do editorial, eu concordaria plenamente com ele.  Mas como há, fica essa questão a ser resolvida.  Não posso de boa-fé aprovar uma distorção tão patente no ensino, seja ele particular ou não.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Dezembro de 2008, 17:01:11 »
Se temos um orgão regulador para a educação, este deveria endossar cursos válidos nas areas de sua competencia. Acho que criacionistas tem todo o direito de ministrar "criacionismo" em suas escolas, desde que nas aulas de religião. Não se ensina fabulas ou mitologias em aulas de ciencias.

Agora, essas aulas de religião não deveriam ser obrigatórias, a não ser que a escola seja direcionada exclusivamente a crentes cristãos e não se permitissem o ingresso de alunos que professassem outra religião ou nenhuma religião...Legalmente não sei se eles poderiam fazer esse tipo de "seleção".
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 17 de Dezembro de 2008, 17:08:03 »
Escolas particulares podem ter matérias obrigatórias arbitrárias, inclusive de religião.  Não vejo problema nisso, a não ser que as aulas em si tenham algum tipo de conteúdo irregular.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 17 de Dezembro de 2008, 17:10:12 »
Porque o Estado, via Ministério da Educação (e Cultura?), tem a obrigação de fiscalizar e definir os programas mínimos de ensino médio.

Isso inclui entre outras coisas uma noção mínima e acurada do que seja ciência.  Criacionismo não é ciência, e o Estado não deve hesitar em dizê-lo em voz alta se preciso for.

Se não houvesse a expressão "inclusive em ciências" na última frase do editorial, eu concordaria plenamente com ele.  Mas como há, fica essa questão a ser resolvida.  Não posso de boa-fé aprovar uma distorção tão patente no ensino, seja ele particular ou não.

Ok, obrigado pela informação.

Eu ainda não tenho uma posição definida a respeito e estou procurando conhecer mais argumentos antes de formar minha opinião.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 17 de Dezembro de 2008, 17:21:43 »
Escolas particulares podem ter matérias obrigatórias arbitrárias, inclusive de religião.  Não vejo problema nisso, a não ser que as aulas em si tenham algum tipo de conteúdo irregular.
Entendo... Mas daí a impingir criacionismo como "opção" a TE em uma aula de ciencias, isso ao meu ver é ilegal, pois criacionismo não é categorizado como estudo científico.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 17 de Dezembro de 2008, 17:26:12 »
Concordo.

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #9 Online: 17 de Dezembro de 2008, 20:15:56 »
Falando sobre educação e ciência...

Tem uma coleção interessante e acho que foi lançada há poucos meses:

São quatro episódios, com duas horas de duração cada, que examinam a teoria da evolução de Charles Darwin e seu impacto sobre o pensamento contemporâneo.

Produzida pela WGBH Educational Foundation/NOVA Science Unit e Clear Blue Sky Productions, a série foi exibida originalmente pela rede de TV norte-americana PBS, e ganhou os prêmios Cine Golden Eagle, National Association of Science Writers Science-in-Society Journalism, e uma indicação ao Emmy em duas categorias.

Com narração do ator Liam Neeson ("A Lista de Schindler", "Star Wars"), a série tem especial interesse para educadores, estudantes e profissionais ligados às ciências humanas e biológicas. "Num momento em que se completam 150 anos da primeira leitura pública das idéias de Darwin, a série 'Evolução' vem contribuir para desmistificar o evolucionismo, levando a um público amplo um maior entendimento sobre o conceito de evolução e seu funcionamento", afirma Ana Claudia Ferrari, diretora do Grupo Conhecimento da editora.

Os DVDs alternam uma reconstituição da vida de Charles Darwin com entrevistas e depoimentos de personalidades do mundo acadêmico e científico de vários países, como James Moore, biógrafo de Darwin e um dos consultores da produção, Daniel Dennett, (Tufts University), Steven Pinker (MIT), Eugenie C. Scott (National Center for Science Education),  e Kenneth Miller (Brown University), autor do livro "Descobrindo o Deus de Darwin", em que procura demonstrar a compatibilidade entre a religiosidade convencional e a teoria da evolução.

O material de arquivo teve como fontes a Royal Geographic Society, a National Geographic e a BBC. Através da apresentação de pesquisas e estudos que corroboram a teoria da evolução, a série aborda a diversidade dos seres, as extinções em massa, as mutações, os mecanismos de competição e cooperação entre as espécies, o papel do sexo como motor da diversidade genética, o surgimento da consciência, as relações e conflitos entre ciência e religião na compreensão da vida na Terra.

A série Evolução já está disponível nas bancas de jornal da região Sudeste e também no site www.sciam.com.br, para todo o Brasil, ao preço de R$ 29,90 por DVD. Em novembro, chegam às bancas do resto do País.

Fonte: http://e-educador.com//educultura/2746-darwin1

Site da coleção: http://www2.uol.com.br/sciam/multimidia/evolucao/index.html

Alguém já assistiu? É de boa qualidade?

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 17 de Dezembro de 2008, 22:18:47 »
A ~ R$30,00  cada DVD,  esta não vai ser uma boa contribuição para popularizar a TE. Pois a maioria dos professores de escolas públicas  ganham pouco, e então não é fácil pagar R$120,00  pela série completa.

Os criacionistas agradecem.   :)

Tem uma coleção interessante e acho que foi lançada há poucos meses:

Site da coleção: http://www2.uol.com.br/sciam/multimidia/evolucao/index.html

Alguém já assistiu? É de boa qualidade?

Alguém já assistiu? É de boa qualidade? (2)    :?:

.
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2008, 22:23:18 por Helder »

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #11 Online: 18 de Dezembro de 2008, 08:53:06 »
Helder,

A coleção completa com os 4 DVDs está com promoção:

De:  R$ 119,60
Por: R$ 99,00

É um preço ainda bem salgado, mas o ideal não seria os professores comprarem individualmente. A escola poderia tentar algum tipo de parceria. Se esta coleção é didática e bem estruturada, com base científica, ela poderia ser introduzida nas escolas com o apoio das prefeituras ou de outros órgãos. Não sei, teria que se pensar melhor.

Estou na curiosidade de saber se a coleção é boa. Fui em uma banca aqui em Vitória-ES e o rapaz disse que ainda não tem. Tinha pensado em comprar o primeiro DVD para assistir e ter uma opinião a respeito.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 19 de Dezembro de 2008, 13:35:51 »
Helder,

A coleção completa com os 4 DVDs está com promoção:

De:  R$ 119,60
Por: R$ 99,00

É um preço ainda bem salgado, mas o ideal não seria os professores comprarem individualmente. A escola poderia tentar algum tipo de parceria.

É uma  boa idéia !   :ok:   :ok:

Se esta coleção é didática e bem estruturada, com base científica, ela poderia ser introduzida nas escolas com o apoio das prefeituras ou de outros órgãos. Não sei, teria que se pensar melhor.       

O EM é responsabilidade dos estados! Caso tenha uma boa qualidade, seria ótimo se comprassem  a coleção e fornecessem para as escolas.

Mas é mais fácil a diretora e/ou professores da escola tentar alguma parceria do que esperar a secretaria de educação fazer alguma coisa .    :x    :x 

PS. Moderadores, não seria o caso de mover este tópico para a seção de Origens e Evolução ??   :?:
.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2008, 13:39:22 por Helder »

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #13 Online: 19 de Dezembro de 2008, 14:07:55 »
Não adianta, está perto o dia em que as aulas de ciência serão iniciadas e encenadas com orações, além de terem hinos religiosos no meio. ::)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #14 Online: 24 de Dezembro de 2008, 17:42:23 »
A ~ R$30,00  cada DVD,  esta não vai ser uma boa contribuição para popularizar a TE. Pois a maioria dos professores de escolas públicas  ganham pouco, e então não é fácil pagar R$120,00  pela série completa.

Até onde sei, escolas públicas podem adquirir livros didáticos (ou não), dvds, cds e equipamentos variados por iniciativa própria. A escola em que minha prima é bibliotecária pertence ao estado e tem livros de Carl Sagan, Dawkins e outros que abordam temáticas agnósticas/ateístas, além de dvds sobre temas relacionados às ciências, sobretudo biologia.
Esses livros e dvds foram adquiridos por iniciativa de um dos membros da direção. A grande questão é: havendo essa possibilidade, restará aos membros da direção das escolas adquirir ou não esse tipo de material. E eu duvido muito que isso se torne uma prática comum... ::)
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Xara

• Nível 10
  • *
« Resposta #15 Online: 28 de Dezembro de 2008, 21:40:15 »
Estou semeando os episódios do documentário via torrents
Mais detalhes ../forum/topic=18747.0.html

Offline dr.horrormentes

• Nível 09
  • *
« Resposta #16 Online: 28 de Dezembro de 2008, 22:46:16 »
Eu assisti o primeiro episódio e é bom, eu pelo menos gostei!!
Recomendado!!
Eu sou loco por falar com meu cachorro? pelo menos sei que ele existe, e você que fala com mitos???

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!