Autor Tópico: Uma reflexão sobre o envelhecimento da população humana  (Lida 3090 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Uma reflexão sobre o envelhecimento da população humana
« Online: 17 de Dezembro de 2008, 17:35:54 »
martes, diciembre 09, 2008
El fin de la Humanidad

La radiografía del fin de la Humanidad es la pirámide de población de Bélgica, hacia 2050.
Para ese año
- el 25% de sus habitantes tendrá MAS DE 70 AÑOS
- Las mujeres en edad fértil serán solo el 30% de la población femenina
- Solo el 19% serán menores de 20 años.
Cada vez nacerán menos niños. La población, simplemente, no podrá reproducirse: cada vez habrá menos habitantes, mas viejos, y con menores tasas de natalidad. Mientras en 2000 había 10.263.000 belgas, 50 años después habrá menos: 9.882.000.

El resto de los paises europeos padecerá el mismo mal:
- Alemania pasará de 82 millones en el 2000 a 73 millones en 2050
- España, de 40 millones a 35.
- Gran Bretaña, se mantendrá en los 60 millones.
- Chequia, de 10 millones a 8,5
- Rusia, de 146 millones a solo 109

Todo dependerá de la existencia en el seno de estas sociedades de grupos etnicos, inmigrantes, con mayores tasas de natalidad que el promedio nacional.

Miremos la pirámide de un pais en su plenitud demográfica, como Brasil, año 2000

- Solo el 3% de la población tiene más de 70 años
- El 50% de sus mujeres está en edad fértil
- La población menor de 20 años alcanza al 40%

Pero veamos la proyección para el 2050

- Los mayores de 70 años ya alcanzan el 15%
- Las mujeres en edad fértil han bajado al 36%
- Los menores de 20 años solo alcanzan al 24%

La pirámide se ha transformado en una “corona”, con la base cada vez más estrecha. Para ese año Brasil tendrá ya algunos de los síntomas belgas.
¿Cuánto tardará Brasil en parecerse a la Bélgica de 2050?

El fin de la Humanidad no vendrá por la guerra nuclear, ni por el calentamiento global, ni por hambrunas o pestes aviares: sobrevendrá lenta y calladamente, con un mundo cada vez más poblado de viejos y sin risas de niños. Y no falta mucho: a fines de este siglo o mediados del próximo , seremos una bandada de viejos solitarios, sin nietos que nos conforten.
¿Que solución tienen a esto izquierdas, derechas, centros, ecologistas, cristianos, comunistas, ateos, liberales o nacionalistas?¿En que foro se discute esta realidad?¿Que remedios se proponen?

http://monologia.blogspot.com/2008/12/el-fin-de-la-humanidad.html

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
Re: Uma reflexão sobre o envelhecimento da população humana
« Resposta #1 Online: 17 de Dezembro de 2008, 23:33:45 »
Creio que essa tendência à falência humana do ato de se reproduzir, seja uma tendencia real e mundial.Isso vem de encontro ao fim , tão desejado pelos humanistas,da fome mundial.Menos pessoas, menos fome, mais igualdade? Ou apenas um problçema menor , mas ainda um problema?
Quanto ao fato de  virmos a ter uma velhice sem crianças que nos confortem esse tempo vindouro, é algo muito pessoal.Pois ouço de muitos velhinhos  que se fosse nos dias de hoje, eles não colocariam filhos nesse mundo cão.É de fato muito comum eu ouvir isso...Mas sou teimosa , e creio que quando eu chegasr nessa idade de lamentações, estarei desejando ainda , tal como hoje que os homens tentem vencer seus problemas com razão e um pouco de sensibilidade para que as relações humanas sejam algo mais decente e movidas por outros interesses que não a riqueza e o poder....Espero que até lá, tudo o que tem margiado a vida dos homens contemporâneos, já não faça parte da ficção que hoje imaginamos o nosso futuro, uma vez que percebamos que não se deve ignorar um passado de erros sobre erros.Que até lá, tenhamos  aprendido algo que poderá nos impulsionar a crescer não somente como homens a nível pessoal, mas que sejamos uma raça humana, irmanada e solidaria, acima de  tudo o que hoje tanto nos separa, como raça, religiões e ideologias tantas, mundo afora.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Dezembro de 2008, 23:46:03 »
Será que a tecnologia não pode dar um jeito nisso? Talvez a robótica aliada á inteligência artificial alivie o problema da redução da população economicamente ativa já bem antes de 2050.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 17 de Dezembro de 2008, 23:53:44 »
Vocês estão falando de qual planeta exatamente?

Aqui na Terra a superpopulação continua sendo um problema.  Sim, o estreitamento da base da pirâmide etária também é um problema, mas essa é outra questão.

O que faz falta não é uma natalidade maior (pessoalmente duvido que esse jamais venha a ser um problema significativo) e sim a integração sócio-econômica das camadas mais férteis.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Dezembro de 2008, 00:14:28 »
Em certos países, sobretudo os desenvolvidos, há realmente queda de natalidade, e isso pode render problemas no futuro... Já nos países subdesenvolvidos o problema é o contrário. Uma conseqüência direta disso é a imigração em massa, mas os imigrantes que os países ricos recebem em geral têm baixa qualificação.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 18 de Dezembro de 2008, 00:18:30 »
Correto.  E por isso aumentar ainda mais a população é indesejável, além de desnecessário.   Pelo mesmo motivo, a integração social é urgente e necessária.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #6 Online: 18 de Dezembro de 2008, 00:21:54 »
Porque a matéria tem título dramático? Isso não deveria ser algo bom?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #7 Online: 18 de Dezembro de 2008, 00:28:43 »
Porque a matéria tem título dramático? Isso não deveria ser algo bom?

Depende....... Alguns países em poucos anos não vão conseguir equilibrar as contas por falta de população economicamente ativa.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Dezembro de 2008, 00:34:00 »
Correto.  E por isso aumentar ainda mais a população é indesejável, além de desnecessário.   Pelo mesmo motivo, a integração social é urgente e necessária.

Como você acredita que essa integração poderia acontecer? Aceitar os imigrantes na sociedade não se resolve na canetada, depende de uma mudança profunda na consciência de um grande número pessoas, pessoas essas que acreditam que as culturas de seus países são ameaçadas pela imigração.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 18 de Dezembro de 2008, 00:44:46 »
Correto.  E por isso aumentar ainda mais a população é indesejável, além de desnecessário.   Pelo mesmo motivo, a integração social é urgente e necessária.

Como você acredita que essa integração poderia acontecer?

Com muita dificuldade, infelizmente.  Ou, no mínimo, muito suor e dedicação.  Vai ser preciso investir muito em educação e em superação dos choques culturais.

Aceitar os imigrantes na sociedade não se resolve na canetada, depende de uma mudança profunda na consciência de um grande número pessoas, pessoas essas que acreditam que as culturas de seus países são ameaçadas pela imigração.

Sem dúvida.  No entanto, querer aumentar a natalidade dos "nativos" não apenas não resolve esse problema, mas também aumenta seu impacto.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 18 de Dezembro de 2008, 00:46:23 »
Estava pensando era nisso aqui:

Em menos de cinqüenta anos acho provável que serão realidade.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 18 de Dezembro de 2008, 00:50:24 »
Você propõe que a robotização aumente a eficiência dos sistemas produtivo ao ponto em que não haja tanta necessidade de gente para a atividade econômica, é isso?

Não sei se seria possível.  A indústria pode ser automatizada até certo ponto, mas a pesquisa e o trabalho criativo, não.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #12 Online: 18 de Dezembro de 2008, 01:06:56 »
Você propõe que a robotização aumente a eficiência dos sistemas produtivo ao ponto em que não haja tanta necessidade de gente para a atividade econômica, é isso?

Não sei se seria possível.  A indústria pode ser automatizada até certo ponto, mas a pesquisa e o trabalho criativo, não.

Pesquisa e trabalho criativo representam uma porcentagem pequena das vagas de trabalho.Os imigrantes servem como mão de obra não qualificada e é exatamente essa que os robôs iriam ocupar.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 18 de Dezembro de 2008, 01:12:15 »
Nesse caso, não vejo benefício possível.  Pelo contrário, só agravaria certos problemas sociais.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 18 de Dezembro de 2008, 01:33:20 »
Isso daria assunto para outro tópico, como a robotização vai mexer com o capitalismo nas próximas décadas... Mas sem dúvida que se as máquinas forem mais baratas e mais produtivas que a mão-de-obra humana, sem dúvida ela vai substituí-la.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #15 Online: 18 de Dezembro de 2008, 01:41:46 »
Será que a tecnologia não pode dar um jeito nisso? Talvez a robótica aliada á inteligência artificial alivie o problema da redução da população economicamente ativa já bem antes de 2050.
ô miguinho,tem um tópico aqui, do mesmo autor desse eu acho, que fala sobre robôs.Máquinas nunca substituirão homens de forma adequada, isso geraria outros tantos problemas, sociais, como emocionais.Cabe refletir não acha ?

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 18 de Dezembro de 2008, 01:59:20 »
Isso daria assunto para outro tópico, como a robotização vai mexer com o capitalismo nas próximas décadas... Mas sem dúvida que se as máquinas forem mais baratas e mais produtivas que a mão-de-obra humana, sem dúvida ela vai substituí-la.

Essa não é a perspectiva errada para o assunto?  A robotização afeta mais a sociedade do que o capitalismo.  E por isso mesmo, são pressões de política social que tem resistido a ela. 

Em Brasília Cristóvam Buarque chegou a insistir em que a cobrança dos ônibus fosse feita por funcionários humanos em vez de por roleta eletrônica.  O que não é lá uma idéia muito brilhante, na verdade, mas a intenção clara era minimizar o impacto sobre os empregos pouco qualificados.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 18 de Dezembro de 2008, 02:01:27 »
ô miguinho,tem um tópico aqui, do mesmo autor desse eu acho, que fala sobre robôs.Máquinas nunca substituirão homens de forma adequada, isso geraria outros tantos problemas, sociais, como emocionais.Cabe refletir não acha ?

Essa não é a perspectiva errada para o assunto?  A robotização afeta mais a sociedade do que o capitalismo.  E por isso mesmo, são pressões de política social que tem resistido a ela. 

Em Brasília Cristóvam Buarque chegou a insistir em que a cobrança dos ônibus fosse feita por funcionários humanos em vez de por roleta eletrônica.  O que não é lá uma idéia muito brilhante, na verdade, mas a intenção clara era minimizar o impacto sobre os empregos pouco qualificados.

De fato hoje mesmo a tecnologia já acabou com diversos postos de trabalho. Linhas de montagem estão cada vez mais mais robotizadas, caixas de banco foram substituídos por caixas eletrônicos... E nem por isso a economia entrou em colapso, já que boa parte da mão-de-obra excedente foi absorvida pelo setor de serviços. No caso que estamos discutindo, não creio que a robotização gerasse conseqüências sociais tão dramáticas também porque estamos falando em um contexto de declínio da população economicamente ativa. Em países como Itália, por exemplo, com população envelhecida, os robôs poderiam vir a ocupar postos que ficariam vagos ou que teriam que ser assumidos por imigrantes sem qualificação.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 18 de Dezembro de 2008, 02:07:04 »
Aí é que está, é perigoso e até ingênuo ignorar os imigrantes.  Que o digam França e Alemanha.  Ou EUA.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 18 de Dezembro de 2008, 02:11:54 »
Acontece que os imigrantes geralmente não são bem-vindos nesses países. Se eles tiverem opção de empregar robótica no lugar, eles irão.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 18 de Dezembro de 2008, 02:16:38 »
Eu sei.  É um problema.  Ou melhor dizendo, são dois problemas separados se mesclando para formar outro maior.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 18 de Dezembro de 2008, 02:24:01 »
Sim, é possível. Talvez os imigrantes tenham dificuldade para se posicionar profissionalmente e isso provoque nos países desenvolvidos os problemas sociais que estamos acostumados a ver por aqui...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 18 de Dezembro de 2008, 02:31:18 »
Pelo que sei é isso mesmo.  E lá, como aqui, a tendência é querer varrer o problema dos "estrangeiros" para baixo do tapete.  O que praticamente garante um problema bem maior mais adiante :(

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 18 de Dezembro de 2008, 03:42:53 »
O autor se esqueceu de falar sobre a expectativa de vida, mesmo que em algumas regiões ela ainda seja baixa, a tendência é de que esta também aumente até 2050. Quanto mais uma pessoa vive, mais recursos da previdência, pública ou privada, ela consome.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #24 Online: 18 de Dezembro de 2008, 04:16:40 »
Pelo que sei é isso mesmo.  E lá, como aqui, a tendência é querer varrer o problema dos "estrangeiros" para baixo do tapete.  O que praticamente garante um problema bem maior mais adiante :(
Exatamente que nem o filme Children of Men (Filhos da esperança), as pessoas não tem mais filhos e há uma imensa guerra com os imigrantes que querem direitos iguais dentro dos Estados Unidos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!