Enquete

A política é só para políticos?

Sim
0 (0%)
Não
11 (91.7%)
Depende da situação
1 (8.3%)

Votos Totais: 11

Autor Tópico: A política é só para políticos?  (Lida 824 vezes)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
A política é só para políticos?
« Online: 18 de Dezembro de 2008, 21:15:05 »
Diz um certo adágio popular que o castigo para aqueles que não gostam da política é serem governados pelos que gostam.
Você concorda com isso? Política é algo que deve ficar apenas nas maõs dos políticos?

OFF-TOPIC - o texto abaixo é um pouco sobre os motivos da minha desilusão atual.

Diz um certo adágio popular que o castigo para aqueles que não gostam da política é serem governados pelos que gostam.

Verdade ou mentira, tal frase tem um grande fundo de verdade, haja vista a maneira quase automática com que pessoas se dirigem aos locais de votação para votar em um candidato qualquer, muitas vezes escolhido através de uma olhadela nos inúmeros "santinhos" que sujam as ruas da cidade.

Fui cabo eleitoral dos 16 aos 22 anos. Fazia isso pelo dinheiro, dois meses de campanha me garantiam uma quantia bastante atraente, por outro lado, a preocupação com o destino do candidato não me fazia perder o sono... até eu ficar sem receber o meu pagamento.

O infeliz tinha perdido a eleição.

Não foi um prejuízo total, pois aprendi muita coisa. Para minha surpresa, as lições antigas continuam atuais.

Nunca mais me propus a trabalhar com quem quer que fosse, independente do salário ofrecido. Não perdi o meu interesse pelas eleições, e nem me tornei um conformado com a situação, mas cheguei a conclusão de que para nós, pessoas comuns, os meandros da política são um verdadeiro mistério. Quando não o são, a conclusão é de que precisaríamos de uma grande dose de cinismo para aceitarmos certas situações.

Inimigos mortais podem se tornar amigos de infância, basta que seus partido se unam numa mesma coligação. Leis nascem e morrem diariamente, bastando para isso que situação e oposição ajam em conjunto, quase sempre na defesa de seus próprios interesses. Esquerda ou direita não tem significado nenhum para aqueles que vivem da política, o que importa, para a grande maioria, é garantir os votos para a próxima eleição, seja beneficiando os mais pobres ou cortejando os mais ricos.

Getúlio Vargas foi acusado de tornar este país um mar de lama; num caso ímpar da nossa história política, preferiu o suicídio.

E hoje? Será que ele faria o mesmo?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: A política é só para políticos?
« Resposta #1 Online: 18 de Dezembro de 2008, 22:15:33 »
Sabe o que eu acho? Os cargos no legislativo deviam ser distribuídos por sorteio. Como na antiga Atenas. Simples assim.

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #2 Online: 18 de Dezembro de 2008, 22:52:58 »
Getulio se matou para evitar que os militares dessem o golpe.
Conseguiu adiar por 10 anos, pelo menos.

Hoje, abraçaria a companherada e que continue o baile.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 18 de Dezembro de 2008, 23:12:27 »
Não, ora... O porquê é bem simples: Vc deve saber o que acontece nas decisões que podem mudar sua vida para pior ou melhor.  8-)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 19 de Dezembro de 2008, 00:04:14 »
Não.  Política com certeza não deve ser deixada só para os profissionais.  Muito pelo contrário, é necessário e urgente que a comunidade em geral esteja ciente pelo menos das linhas gerais das propostas dos mesmos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 19 de Dezembro de 2008, 07:04:53 »
Não deveria ser, mas no Brasil, hoje em dia, a política é só para políticos, em uma má analogia, é como um clube fechado, para entrar tem que ser aceito pelos outros e aceitar as regras do clube.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 19 de Dezembro de 2008, 15:22:36 »
Isso é o que mais fode.... Talvez se não fosse obrigado seguir um partido ou criar um para ingressar nessa vida, a poluição no meio de trabalho não seria tão frequente, sei lá...

Offline Gi

• Nível 15
  • *
  • Carpe Dien
« Resposta #7 Online: 19 de Dezembro de 2008, 15:37:21 »
O grande erro das pessoas é a ignorância, na verdade a política é para todos , mas as pessoas simplesmente preferem deixar por conta de alguns poucos a responsabilidade de comandar, na verdade para se safarem do erro, da culpa, de assumir qualquer coisa que possa ser questionada, as pessoas não dão a cara a
tapa, preferem criticar e  julgar as atitudes dos outros.
Se cada um assumir uma postura política dentro do seu trabalho, da sua casa, do seu bairro, da sua cidade, isso com certeza refletirá num país mais justo, democrático e participativo para todos.
A política hoje é um circo, e o pior é que todos estão realmente sentados assistindo a palhaçada e dando risada...
O único lugar onde o êxito chega antes do trabalho é no dicionário. (Vidal Sassoon)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #8 Online: 19 de Dezembro de 2008, 16:39:27 »
Em defesa dos políticos:

Mesmo os melhores políticos realizam atos que muitos considerariam desonestos. Isso porque eles constantemente têm que
sacrificar seus ideais (estou falando dos melhores políticos!) em funçao do que é possível realizar dado o arranjo de forças local.
Isso exige Habilidade, estômago forte e paciência. Muita gente considera esses compromissos repugnantes sem saber que eles em
geral sao necessários.

Nós fazemos política na medida que fiscalizamos as atividades dos profissionais. A única forma de manter os FDPs corruptos longe de mandatos é através da educaçao e da imprensa livre.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #9 Online: 19 de Dezembro de 2008, 21:05:35 »
Em defesa dos políticos:
Mesmo os melhores políticos realizam atos que muitos considerariam desonestos. Isso porque eles constantemente têm que sacrificar seus ideais (estou falando dos melhores políticos!) em funçao do que é possível realizar dado o arranjo de forças local.Isso exige Habilidade, estômago forte e paciência. Muita gente considera esses compromissos repugnantes sem saber que eles em geral sao necessários.

Concordo. Para que um político chegue ao poder é essencial negociar nos bastidores, firmar compromissos, se sujeitar às exigências de lideranças partidárias e municipais entre outras coisas nada agradáveis. Infelizmente, vejo políticos com um pensamento diferenciado e que precisam se sujeitar ao que há de mais podre no jogo do poder. Para piorar, além de políticos bons e ruins, ainda temos um povo que utiliza o voto como mercadoria e uma forma de conseguir algum benefício imediato ou a longo prazo - nesse caso, me refiro especificadamente às cidades do interior, em que o contato entre candidatos e população é direto, sem intermediações.

Quando à pergunta do tópico: Não, a política é para todos. Conhecer a política e os governantes é essencial para não ser passado para trás (embora isso aconteça, de qualquer forma) e para que se possa exercer a dita cidadania. É lamentável ouvir pessoas dizendo que "odeiam políticos" quando toda a nossa vida é regida por decisões de órgãos políticos que chegaram ao poder através de nossos votos.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 19 de Dezembro de 2008, 21:39:13 »
Isso é o que mais fode.... Talvez se não fosse obrigado seguir um partido ou criar um para ingressar nessa vida, a poluição no meio de trabalho não seria tão frequente, sei lá...

Uma coisa que eu gostaria de ver no Brasil é a possibilidade de candidaturas independentes, de pessoas não filiadas a partidos políticos.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2008, 21:44:05 por Ricardo RCB. »
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!