Diz um certo adágio popular que o castigo para aqueles que não gostam da política é serem governados pelos que gostam.
Você concorda com isso? Política é algo que deve ficar apenas nas maõs dos políticos?
OFF-TOPIC - o texto abaixo é um pouco sobre os motivos da minha desilusão atual.
Diz um certo adágio popular que o castigo para aqueles que não gostam da política é serem governados pelos que gostam.
Verdade ou mentira, tal frase tem um grande fundo de verdade, haja vista a maneira quase automática com que pessoas se dirigem aos locais de votação para votar em um candidato qualquer, muitas vezes escolhido através de uma olhadela nos inúmeros "santinhos" que sujam as ruas da cidade.
Fui cabo eleitoral dos 16 aos 22 anos. Fazia isso pelo dinheiro, dois meses de campanha me garantiam uma quantia bastante atraente, por outro lado, a preocupação com o destino do candidato não me fazia perder o sono... até eu ficar sem receber o meu pagamento.
O infeliz tinha perdido a eleição.
Não foi um prejuízo total, pois aprendi muita coisa. Para minha surpresa, as lições antigas continuam atuais.
Nunca mais me propus a trabalhar com quem quer que fosse, independente do salário ofrecido. Não perdi o meu interesse pelas eleições, e nem me tornei um conformado com a situação, mas cheguei a conclusão de que para nós, pessoas comuns, os meandros da política são um verdadeiro mistério. Quando não o são, a conclusão é de que precisaríamos de uma grande dose de cinismo para aceitarmos certas situações.
Inimigos mortais podem se tornar amigos de infância, basta que seus partido se unam numa mesma coligação. Leis nascem e morrem diariamente, bastando para isso que situação e oposição ajam em conjunto, quase sempre na defesa de seus próprios interesses. Esquerda ou direita não tem significado nenhum para aqueles que vivem da política, o que importa, para a grande maioria, é garantir os votos para a próxima eleição, seja beneficiando os mais pobres ou cortejando os mais ricos.
Getúlio Vargas foi acusado de tornar este país um mar de lama; num caso ímpar da nossa história política, preferiu o suicídio.
E hoje? Será que ele faria o mesmo?