Autor Tópico: Obama nega envolvimento com caso da venda de sua cadeira no Senado  (Lida 378 vezes)

Offline guicn

• Nível 16
  • *
Obama nega envolvimento com caso da venda de sua cadeira no Senado
« Online: 19 de Dezembro de 2008, 00:03:15 »
Obama nega envolvimento com caso da venda de sua cadeira no Senado

da Folha Online

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, negou nesta quinta-feira envolvimento com o escândalo da venda de sua cadeira no Senado de Illinois pelo governador do Estado, Rod Blagojevich. Nos EUA, os governadores de Estado são responsáveis por escolher o ocupante quando a vaga fica aberta.

"Eu fiquei desapontado como todos em Illinois ao saber dos acontecimentos desta semana. Eu nunca conversei com o governador e tenho confiança de que meus assessores não têm relação com esta questão", disse Obama, em coletiva convocada para anunciar seu secretário de Saúde e Serviços Humanos, o ex-líder do Senado Tom Daschle.

"Pedi que meu time reunisse todas as informações sobre a suposta venda da minha cadeira e passaremos a vocês nas próximas semanas", continuou o democrata, que foi questionado, como esperado, sobre o escândalo do governador.

O caso de corrupção envolvendo Blagojevich será, apontam analistas, o primeiro teste da habilidade de Obama e sua equipe de gerenciar situações de crise. Os americanos estarão atentos para saber como o presidente eleito resolverá o problema e se sua pressão pela renúncia do governador surtirá efeito.

"Esta cadeira não pertence a nenhum político para fazer negócio e sim ao povo de Illinois e ele deve saber que será preenchida da melhor forma possível. Deixe-me ser claro, não acho que o governador, neste ponto, pode servir ao povo de Illinois. Eu acho que a promotoria chegará à mesma conclusão e espero que o governador chegue a mesma conclusão e renuncie", continuou Obama, que falava mais pausadamente e parecia menos confiante nas respostas.

Obama afirmou que nem ele nem nenhum membro de sua equipe foi contatado pela Promotoria de Chicago, que investiga o caso.

Ele reiterou, inúmeras vezes, que ficou "desapontado" pelo que ouviu nas transcrições das conversas nas quais o governador negocia a venda da cadeira e que teria usado termos grosseiros para se referir ao futuro presidente.

"Eu não citarei coisas que foram ditas sobre mim, este é um programa de família, eu sei", brincou Obama, acrescentando que deixará a promotoria cuidar das investigações.

Interesses e mudança

Obama afirmou ainda que não podia presumir o que havia na mente do governador quando pensou em vender sua cadeira e que tudo que podia fazer é "balançar a cabeça".

O democrata --que fundamentou sua campanha na mensagem de mudança-- afirmou ainda que o escândalo envolvendo Blagojevich é um exemplo da política de Washington onde os interesses dos lobistas "têm influência desproporcional" e que é justamente este tipo de política que sua equipe mudará.

"Nossa campanha toda se baseou na idéia de mudar esta visão da política e restaurar a noção de que boa política pode existir", disse Obama, que criticou uma tradição da política americana de achar que cargos públicos são um negócio.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u478136.shtml

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Obama nega envolvimento com caso da venda de sua cadeira no Senado
« Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2008, 00:25:18 »
Errrrr.... e alguém, em sã consciência, imaginaria a possibilidade dele admitir que esteja?  :lazy:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!