RBP - Revista Brasileira de Parapsicologia? Afinal, essa revista existe?
Depois de mais de uma década de seu lançamento, a RBP - Revista Brasileira de Parapsicologia está de volta! Não, não se trata de um relançamento. Nem se deve criar a expectativa de que a RBP continuará a ser editada e novos números aparecerão no futuro!
Você nunca ouviu falar na RBP? É que ela teve vida curta. Apenas 4 números publicados. Mas marcou uma novo período da Pesquisa Psi em nosso país, servindo de passagem do tratamento eminentemente pseudocientífico e religioso do tema para uma perspectiva científica, baseada em evidências. Além disso, foi talvez a primeira tentativa de integração de vários pesquisadores e grupos isolados, cada qual realizando seus estudos de modo independente, não-integrado. Dessa forma, pode-se dizer que a RBP serviu também como propulsora de nossa ainda inicial "comunidade psi". Por fim, a tentativa heróica da RBP foi a de buscar a integração entre os esforços dos pesquisadores brasileiros e os esforços dos colegas estrangeiros, de maneira que desfilam pela RBP artigos assinados por personalidades da Pesquisa Psi de vários Estados brasileiros, bem como de estudiosos originários de diferentes países.
E daí? E daí que resolvemos tornar esses 4 números históricos, absolutamente esgotados, valiosíssimos, completamente disponíveis, E GRÁTIS, agora em formato digital! Onde? Aqui:
http://www.pesquisapsi.com/content/view/2332/Mas... lembre-se: a RBP foi publicada há cerca de 10 anos. Não imagine que a Pesquisa Psi parou ali, nem que tudo o que está escrito seria assinado atualmente pelos autores. Como qualquer outro campo, a Pesquisa Psi é dinâmica! Respeitando essa dinâmica histórica, você vai encontrar uma importante fonte de informações e mesmo interessantes aspectos da história da Pesquisa Psi (Parapsicologia) no Brasil. Boa leitura!!!