Autor Tópico: Morre o 'Garganta Profunda' do caso Watergate  (Lida 455 vezes)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Morre o 'Garganta Profunda' do caso Watergate
« Online: 19 de Dezembro de 2008, 07:27:42 »
Morre o 'Garganta Profunda' do caso Watergate

Morreu nesta quinta-feira, aos 95 anos, ex-subdiretor do FBI (Polícia Federal americana) Mark Felt, que entrou para a história dos Estados Unidos com o pseudônimo "Garganta Profunda", um dos principais responsáveis pela queda do ex-presidente Richard Nixon no escândalo de "Watergate".

Sua morte, em um centro de saúde nas proximidades de sua casa em Santa Rosa, na Califórnia, foi confirmada por sua filha, Joan Felt, e por seu neto, Nick Jones, a vários meios de comunicação americanos, entre eles o jornal The Washington Post.

Foi o Washington Post que publicou, em 1972 e 1973, as informações que o "Garganta Profunda" passava ao então repórter novato Bob Woodward, que, ao lado de seu colega Carl Bernstein, investigava o escândalo de escutas em escritórios em Washington do Partido Democrata durante a campanha eleitoral de 1972.

Com as informações de Felt, as matérias sobre o caso no Washington Post forçaram a renúncia de Richard Nixon, em 1974, em um fato sem precedentes no país.

A importância do "Garganta Profunda" no escândalo de "Watergate" foi conhecida quando Woodward e Bernstein lançaram, em 1974, o livro Todos os Homens do Presidente, que foi transformado em filme em 1976 estrelado por Dustin Hoffman e Robert Redford.

A identidade de Felt era conhecida apenas por Woodward, que tinha prometido não revelar o segredo até sua morte.

No entanto, o próprio Felt, a pedido de sua filha Joan, se identificou como "Garganta Profunda" em 2005, em um longo artigo publicado pela revista Vanity Fair.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3402779-EI8141,00-Morre+o+Garganta+Profunda+do+caso+Watergate.html
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Morre o 'Garganta Profunda' do caso Watergate
« Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2008, 09:11:29 »
Foi bom saber que há quem tenha a coragem de se arrepender mesmo depois de estar tão envolvido em erros. :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2008, 09:35:33 »
Não tinha um apelido melhor não???

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2008, 10:10:16 »
Pensei o mesmo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 20 de Dezembro de 2008, 02:35:47 »
Suponho que é uma referência ao filme (e ao ato sexual que dá nome ao mesmo), simbolizando o tipo de humilhação que o informante passava sob as ordens de Nixon.

Uma espécie de sinônimo estilizado para "degradado".
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!