Enquete

Quantos amigos ateus ou agnósticos você tem no Orkut?

Nenhum
1 (11.1%)
de 1 a 5
3 (33.3%)
de 6 a 10
1 (11.1%)
de 10 a 15
1 (11.1%)
de 15 a 20
1 (11.1%)
Mais de 20
2 (22.2%)

Votos Totais: 9

Autor Tópico: Estatísticas de religião no Orkut dos foristas.  (Lida 2569 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Estatísticas de religião no Orkut dos foristas.
« Online: 19 de Dezembro de 2008, 21:51:58 »
Calma, calma gente, não precisam entrar no perfil de seus amigos um por um para saber isso. Basta digitar ateu ou agnóstico na caixa "procurar amigos", logo acima das fotos dos seus amigos na página do seu perfil. Vai aparecer a lista de todos os seus amigos que têm essa palavra em algum lugar no seu perfil, geralmente (mas não necessariamente) na caixa "religião".

Claro que isso é só uma brincadeira, não tenho pretensões científicas quanto a essas estatísticas.

A busca no Orkut mostra 8 amigos que se dizem ateus, mas eu sei de mais 2 que não informaram isso em seus perfis, no total são 10. Ele também diz que tenho 7 amigos agnósticos assumidos, mas um deles sou eu mesmo, então não conta :P Mas tenho uma amiga que também sei que é agnóstica, mas não marcou, portanto são mesmo sete.

Total: pelo menos 17 ateus e agnósticos (somente 3 deles são daqui do CC) entre 107 amigos, ou seja, 15,9%, bem acima da média brasileira. Coincidência ou não, praticamente todos os meus amigos são universitários ou já tem curso superior completo.

O resultado da busca por Cristão dá 35 pessoas, ou seja, somente 32,7% se declaram católicos, protestantes, anglicanos, ortodoxos, mórmons ou outro. Os outros 51,4% de meus amigos ou não dão resposta, ou dão uma variedade delas, de "lado espiritual independente das religiões" (10 pessoas) a Baha'i e Unitário Universalista (1 pessoa cada - não contei o UUista junto com os ateus e agnósticos porque desconfio que seja zoação).

Gostei tanto da brincadeira que vou criar um tópico sobre as estatísticas de visão política também!  :lol:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Estatísticas de religião no Orkut dos foristas.
« Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2008, 21:55:08 »
não uso muito Orkut, tenho algo com 30 amigos lá.  E nenhum ateu/agnóstico.

Se for ajudar sua estatística, creio que o ambiente universitário é mais propenso isso
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2008, 22:11:59 »
 :) Mais de vinte, embora tenho em cada perfil menos de cem contatos.

:P Mas é que a maioria eu conheci em comunidades de black metal (já viram cristão gostar de black metal?) e aqui no CC.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2008, 22:22:06 »
:) Mais de vinte, embora tenho em cada perfil menos de cem contatos.

:P Mas é que a maioria eu conheci em comunidades de black metal (já viram cristão gostar de black metal?) e aqui no CC.

E qual é a porcentagem em relação a seu total de amigos?

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #4 Online: 19 de Dezembro de 2008, 22:35:28 »
25% no perfil da Lela =)
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2008, 22:42:59 por Lela »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 20 de Dezembro de 2008, 11:48:32 »
aliás, acho que não ter tido essa experiência em uma comunidade universitária ajuda explicar meu ateísmo tardio. Fiz uma faculdade  noturna paga.

Qual será o percentual de ateu/agnósticos em uma universidade como a USP?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #6 Online: 20 de Dezembro de 2008, 12:42:33 »
Mais de vinte!(a maioria amigos mesmo, não contatos ou colegas). Vantagens da Internet, onde você consegue encontrar e fazer amigos com as mesmas afinidades!
Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 20 de Dezembro de 2008, 12:42:46 »
Na verdade eu me tornei ateu beeem antes de entrar na universidade, aliás, na verdade virei ateu antes mesmo de chegar ao ensino médio. Mesmo assim estou inclinado a concordar com você que o ateísmo deve ser maior entre os universitários.

Seria interessante também comparar a quantidade de ateus em função das áreas do conhecimento, exatas, biológicas e humanas... Mas parece que o pessoal ainda não se animou a brincar de estatística :(

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Dezembro de 2008, 15:00:33 »
Tenho doze amigos no Orkut (que na verdade não são amigos, apenas conhecidos do próprio Orkut). Três são ateus/agnósticos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!