Autor Tópico: Espirro pode ser sinal de excitação sexual, diz estudo  (Lida 1755 vezes)

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
Espirro pode ser sinal de excitação sexual, diz estudo
« Online: 20 de Dezembro de 2008, 21:20:16 »
Falha na forma como funciona o sistema nervoso pode estar por trás do fenômeno.

- Uma pesquisa realizada por dois médicos britânicos indica que o ato de espirrar pode estar relacionado à excitação sexual em algumas pessoas.

Os médicos decidiram investigar a relação entre as duas coisas depois de ler sobre o estranho caso de um paciente que tinha ataques incontroláveis de espirros toda vez que pensava em sexo.

Fazendo o levantamento em salas de bate papo na internet, eles descobriram outras 17 pessoas, de ambos os sexos, que tinham o mesmo problema.

A explicação para o fenômeno pode estar numa falha na forma como o sistema nervoso funciona, dizem os médicos no estudo, divulgado na publicação científica Journal of the Royal Society of Medicine.

Sistema nervoso autônomo

Mahmood Bhutta, um otorrinolaringologista do hospital John Radcliffe, da cidade de Oxford, foi um dos autores do estudo. Segundo ele, o fenômeno pode ser mais comum do que se pensa e ser até genético.

"Certamente parece esquisito, mas eu acho que esse reflexo demonstra a existência de relíquias evolucionárias na estrutura de uma parte do sistema nervoso chamada sistema nervoso autônomo", disse.

"Esta é a parte que comanda coisas sob as quais não temos controle, como nossos batimentos cardíacos ou a quantidade de luz que entra através de nossas pupilas."

"Às vezes, os sinais nesse sistema ficam cruzados, e eu acho que essa pode ser a razão de algumas pessoas espirrarem quanto pensam em sexo", explicou Bhutta.

O médico disse que vergonha ou timidez podem acabar fazendo as pessoas não admitirem o problema. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Fonte: Estadão

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Espirro pode ser sinal de excitação sexual, diz estudo
« Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2008, 23:01:13 »
Talvez espirrar ajude na inalação ou excreção de feromônios?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2008, 23:04:00 »

Provavelmente não há nenhuma vantagem evolutiva nesse comportamento, afinal ele é raríssimo. Além do mais, não está comprovado que ferormônios desempenham um papel importante na reprodução humana, se é que desempenham algum papel... O mais provável é que seja mesmo uma falha no sistema nervoso.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #3 Online: 20 de Dezembro de 2008, 23:59:54 »
[meio-off]Esses britânicos não têm mais o que fazer não?[/meio-off]
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #4 Online: 21 de Dezembro de 2008, 03:03:40 »
Que útil.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Dezembro de 2008, 03:26:54 »
Tô até vendo, um sujeito espirra perto de uma mulher e, ao invés de ouvir "saúde", vai escutar "Socorro, tarado!".
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Dezembro de 2008, 16:58:49 »
E eu que pensava que tinha alergia a perfume ou alguma renite crônica... agora tá explicado... deve ser por isso que depois de cada espirro eu tenho um ereção.  :histeria:

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
Re:Espirro pode ser sinal de excitação sexual, diz estudo
« Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2014, 16:46:07 »
Ei, eu tenho isso.

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #8 Online: 30 de Novembro de 2014, 17:09:45 »

Provavelmente não há nenhuma vantagem evolutiva nesse comportamento, afinal ele é raríssimo. Além do mais, não está comprovado que ferormônios desempenham um papel importante na reprodução humana, se é que desempenham algum papel... O mais provável é que seja mesmo uma falha no sistema nervoso.
Acho que a coisa é tão mais conexa que não seria nenhum exagero dizer; feromônios "são" a reprodução humana.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Novembro de 2014, 22:29:49 »
Acho que a coisa é tão mais conexa que não seria nenhum exagero dizer; feromônios "são" a reprodução humana.

Até 2013 não haviam sido detectados feromônios nos seres humanos, de maneira conclusiva.

Ou isto mudou recentemente ou você está confundindo humanos com abelhas.
Foto USGS

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #10 Online: 30 de Novembro de 2014, 22:47:52 »

Até 2013 não haviam sido detectados feromônios nos seres humanos, de maneira conclusiva.

Ou isto mudou recentemente ou você está confundindo humanos com abelhas.
Até "ontem" tinha DNA "Lixo". Mas talvez eu tivesse precipuamente que ter aspado também a palavra feromônio.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2014, 22:50:41 por sergiomgbr »

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #11 Online: 30 de Novembro de 2014, 23:30:22 »
Com a constatação da ação dos feromônios na modulação do comportamento em humanos nas últimas décadas e a descoberta mais recente de que esses são presentes nos extratos de fluídos corporais[...]

O Órgão vomeronasal(OVN) é a via de entrada dos feromônios nos mamíferos, e embora reduzido na espécie humana, e embora se comparado a outros mamíferos, ainda se mostra funcional[...]

http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/bitstream/1/7635/1/TomazewskiHM.pdf

Por inconclusiva, portanto, a investigação com uma avaliação crítica da presença e ação dos feromônios em humanos(nota mental: não confundir com abelhas) ainda é válida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 30 de Novembro de 2014, 23:50:56 »
Com a constatação da ação dos feromônios na modulação do comportamento em humanos nas últimas décadas e a descoberta mais recente de que esses são presentes nos extratos de fluídos corporais[...]

O Órgão vomeronasal(OVN) é a via de entrada dos feromônios nos mamíferos, e embora reduzido na espécie humana, e embora se comparado a outros mamíferos, ainda se mostra funcional[...]

Por inconclusiva, portanto, a investigação com uma avaliação crítica da presença e ação dos feromônios em humanos(nota mental: não confundir com abelhas) ainda é válida.

Ainda assim enfraquece a sua enfática afirmação de que

Foto USGS

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #13 Online: 30 de Novembro de 2014, 23:57:11 »

Ainda assim enfraquece a sua enfática afirmação de que

Acho que a minha "enfática afirmação"

Nunca foi tão enfática.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 01 de Dezembro de 2014, 02:31:51 »
Sergiomgbr, tão querendo mangá d'ocê, vice?! Dexa não! Mostra pra eles!   ...Sei lá... tenta alegá pelo paper vlolutivo feromonar(l) que pode tê influenciado a construção da sexualidade todinha dus humanu, tipo...  ora, nois num sintetiza mais vita-amina C, mais já sintetizamu, os gene 'guloso' tão lá inté! Cheguemo qui por tê sintetizadu nu passado...   deve di sê...  Mas as coisa num é simplis como elis pensa não...  Dexa mangare di cê não qui gora intrelaçaru-inmanhararu cê cum o Cientista (quele super cara...) e sua imagi a dele dependi também...  hahahahahahhahahahahahahahah...

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #16 Online: 01 de Dezembro de 2014, 08:01:53 »
Sergiomgbr, tão querendo mangá d'ocê, vice?! Dexa não! Mostra pra eles!   ...Sei lá... tenta alegá pelo paper vlolutivo feromonar(l) que pode tê influenciado a construção da sexualidade todinha dus humanu, tipo...  ora, nois num sintetiza mais vita-amina C, mais já sintetizamu, os gene 'guloso' tão lá inté! Cheguemo qui por tê sintetizadu nu passado...   deve di sê...  Mas as coisa num é simplis como elis pensa não...  Dexa mangare di cê não qui gora intrelaçaru-inmanhararu cê cum o Cientista (quele super cara...) e sua imagi a dele dependi também...  hahahahahahhahahahahahahahah...
Pois é, eu pensei nessa abordagem também, mas isso divia di sê mei qui impricitu, né?

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #17 Online: 01 de Dezembro de 2014, 08:41:14 »
Neste texto, há várias pistas da efetividade da correlação entre odores e a socialização entre seres humanos, a questão dos "feromônios" inclusive,

[...]Other olfactory fitness signals have also been identified. In a series of studies, female participants at the peak of fertility (during the menstrual cycle) were found to prefer the body odor of males who were more symmetrical (Gangestad and Thornhill 1998; Rikowski and Grammer 1999; Thornhill and Gangestad 1999; Thornhill et al. 2003), and this cyclic change in preference is driven by variations in progesterone and estrogen (Garver-Apgar et al. 2008). Body and facial symmetries are reliable indicators of fitness (Geary et al. 2004) and seem to be reflected in adult male body odor[...]

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!