Autor Tópico: Defesa aponta EUA como principal ameaça à Rússia  (Lida 350 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Dodo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.304
Defesa aponta EUA como principal ameaça à Rússia
« Online: 25 de Dezembro de 2008, 16:13:48 »
Citar
Defesa aponta EUA como principal ameaça à Rússia

As ambições de hegemonia militar dos Estados Unidos continuarão sendo a principal ameaça para a segurança da Rússia na próxima década, afirma a nova estratégia de defesa que o Kremlin lançará em 2009. "A ameaça para a segurança militar russa é a política de certas potências que buscam conseguir a hegemonia militar, em particular no terreno dos arsenais nucleares, a criação de sistemas globais antimísseis e a militarização do espaço", afirma a estratégia divulgada nesta quinta-feira pelo jornal Kommersant.

O secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, anunciou que a nova estratégia de segurança nacional da Rússia até 2020 será aprovada no primeiro trimestre do próximo ano, segundo as agências russas. Segundo o jornal, o documento será feito em 20 de fevereiro, exatamente um mês depois da posse do presidente americano Barack Obama.

A Rússia considera que os planos americanos de desdobrar componentes de seu sistema de Defesa Nacional contra mísseis no Leste Europeu "romperão o equilíbrio de forças no continente". O documento qualifica de "inaceitável" os planos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de "ampliar sua infra-estrutura até as fronteiras da Rússia" e de se transformar em "uma organização global em contradição com o direito internacional".

Além disso, prevê que "a atenção mundial se centrará no acesso aos recursos energéticos no Oriente Médio, ao mar de Barents, à região do Ártico, aos mares Cáspio e da Ásia Central". "Alguns poderiam tentar resolver os problemas recorrendo à força militar e romper o equilíbrio de forças perto das fronteiras da Rússia e de seus aliados, aumentando o número de países com armamento nuclear", destacou.

Em qualquer caso, a nova estratégia de segurança ressalta que a Rússia conduzirá uma "política externa pragmática, descartando um confronto caro, incluindo uma guerra de armamento". O documento também indica que a Rússia está disposta a cooperar com Washington em diferentes terrenos, mas sempre partindo de "um plano de igualdade na defesa dos interesses comuns".

A prioridade da diplomacia russa, segundo o plano, serão as relações com seus vizinhos, ou seja, os países-membros da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e da Organização do Tratado de Segurança Coletivo (OTSC). A aliança militar pós-soviética OTSC "será o principal instrumento de resposta às ameaças e desafios políticos e militares", afirmou.

Também antecipa a criação de um "sistema nacional de resposta ao terrorismo internacional, ao extremismo, ao nacionalismo e ao separatismo". "A Rússia superou as conseqüências da crise do sistema político e socioeconômico de finais do século 20 - a queda da União Soviética", afirmou.

O documento acrescenta que o país está disposto a "defender seus interesses nacionais na qualidade de ator de relações internacionais multipolares".

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3412941-EI8142,00-Russia+hegemonia+militar+dos+EUA+e+principal+ameaca.html

O "equilíbrio do terror" durou quase meio século e influenciou toda a geopolítica mundial, esse deja-vu não é bom sinal.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2008, 16:27:46 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Mussain!

  • Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.228
  • Sexo: Masculino
Re: Defesa aponta EUA como principal ameaça à Rússia
« Resposta #1 Online: 25 de Dezembro de 2008, 16:35:10 »
Algo me diz que essa notícia não é nada boa..... Mas acho que a política do novo governo (EUA) vai saber contornar e não dá continuidade da mente devastadora da antiga gestão.... :)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!