Autor Tópico: Ajuda: Procura os livros didáticos Cálculo I até III  (Lida 4935 vezes)

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
Ajuda: Procura os livros didáticos Cálculo I até III
« Online: 25 de Dezembro de 2008, 16:18:14 »
Gostaria os livros bons e que explica direitinho em autodidata. Existe?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Ajuda: Procura os livros didáticos Cálculo I até III
« Resposta #1 Online: 25 de Dezembro de 2008, 16:21:02 »
Eu gosto dos livros do George B. Thomas, acho bastante didáticos, explicam a matéria de forma mais simples que outros livros consagrados, como Swokowski e Guidorizzi. Os do Thomas são melhores se você quiser estudar sem um professor, mas também acho bons os do Stewart.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #2 Online: 25 de Dezembro de 2008, 18:19:07 »
Valeu Gabriel!
Ano que vem comprarei os novos e gastar um bocado. XD

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Dezembro de 2008, 18:21:54 »
Mas por que você quer estudar cálculo como auto-didata? Você faz ou pretende fazer um curso de Exatas?

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #4 Online: 25 de Dezembro de 2008, 18:41:25 »
Mas por que você quer estudar cálculo como auto-didata? Você faz ou pretende fazer um curso de Exatas?
No colégio no professor com a turma é difícil, fico perdido e não compreendo muito bem como faz os cálculos durante no quadro. Porque a sala de aula ele não tem tempo para explicar sozinho e também eu perde a atenção durante a aula.

Na boa, gosto ganhar experiência e ser capaz fazer as tarefas e a prova vestibular, e depois na faculdade irei escolher o curso de Exatas.

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Dezembro de 2008, 19:59:43 »
Muito me interessa também livros sobre os Cálculos (I, II e III).
Não teria, digamos, um livro "alternativo" que pudesse ser passado via mp?  ::)

Apenas pra dar uma olhada sem comprar, por enquanto.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 25 de Dezembro de 2008, 21:52:13 »
Vito, os livros de que falei são de Cálculo Diferencial e Integral, são matérias da faculdade, não são de Matemática do Ensino Médio, eu entendi que você queria livros desse tipo de cálculo. Eu recomendo você estudar a matéria do colégio primeiro, por isso procure um livro de Matemática compatível, de repente é melhor perguntar ao seu próprio professor qual ele indica.

guicn, não tenho nenhum PDF. Não tem nenhuma biblioteca que você possa usar para avaliar os livros?

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #7 Online: 25 de Dezembro de 2008, 22:11:20 »
Já achei aqui na biblioteca da PUCRS o "Calculo edição 10", do George B. Thomas de 2004.

Vale a pena começar por esse ai?

EDIT: Tem esse aqui também "Cálculo com geometria analítica / Earl W. Swokowski, Ed. 2".
Fiquei impressionado que tem 300 cópias desse livro na biblioteca.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2008, 22:26:15 por guicn »

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #8 Online: 25 de Dezembro de 2008, 22:31:56 »
Vito, os livros de que falei são de Cálculo Diferencial e Integral, são matérias da faculdade, não são de Matemática do Ensino Médio, eu entendi que você queria livros desse tipo de cálculo. Eu recomendo você estudar a matéria do colégio primeiro, por isso procure um livro de Matemática compatível, de repente é melhor perguntar ao seu próprio professor qual ele indica.
Isso mesmo, irei procurar, obrigado. :ok:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Dezembro de 2008, 01:36:27 »
Já achei aqui na biblioteca da PUCRS o "Calculo edição 10", do George B. Thomas de 2004.

Vale a pena começar por esse ai?

EDIT: Tem esse aqui também "Cálculo com geometria analítica / Earl W. Swokowski, Ed. 2".
Fiquei impressionado que tem 300 cópias desse livro na biblioteca.

O Swokowski é bastante usado nos cursos de Cálculo I nas universidades, é um livro consagrado. O do Thomas é mais novo. Eu prefiro, acho o Thomas mais didático. Mas é questão de gosto, claro.

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Dezembro de 2008, 01:38:15 »
Valeu, cara. Vou retirar ambos,

Existe mais algum que você recomenda, de Calculo I?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Dezembro de 2008, 01:41:52 »
Tem o Stewart, que já mencionei, o Howard Anton, o Guidorizzi (que é mais complicado) e o Leithold (idem). Mas não vá pegar um monte de livres, um só que seja bom já é suficiente.

Mas por que tanto interesse também? Vai começar um curso de Exatas ano que vem?

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Dezembro de 2008, 01:43:09 »
Sim, Eng. Elétrica.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 26 de Dezembro de 2008, 01:48:30 »
Legal! Se tiver fôlego para estudar Cálculo agora nas férias vai se dar bem, pois essa é a matéria que mais reprova no primeiro semestre, mesmo não sendo tão difícil... Se precisar de ajuda, tirar alguma dúvida, estamos aí. Só uma dica: não esquenta muito a cabeça com limites nem se desespere com os famosos épsilons e deltas quando eles aparecerem. :P  Se você for uma pessoa normal, vai achá-los difíceis da primeira vez que os vir. E da segunda, e da terceira... Talvez na quarta eles comecem a fazer sentido. Mas depois que você passar por eles, você nunca mais vai usar na vida.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Dezembro de 2008, 01:59:08 »
Gostaria os livros bons e que explica direitinho em autodidata. Existe?

Aprendi a ser autodidata depois de descobrir que tirava notas baixas na escola por causa de alguns péssimos professores. Aqui vai uma dica que funcionou comigo.

Procure uma boa biblioteca que permita livre acesso aos livros ou fique amigo da bibliotecária para que ela permita seu acesso. Fique amigo dos livros, folheando, procurando aqueles com os quais você se sente mais a vontade. Lembre-se que dificilmente você vai achar tudo num único livro, portanto pesquise.

Utilizei o método com a matemática e saí da situação de aluno mediocre para uma situação de excelente desempenho.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #15 Online: 26 de Dezembro de 2008, 02:02:38 »
Bom, não faz sentido mesmo eu pegar um monte de livros, afinal quero apenas ter uma noção para não tomar o susto. Então, como veredicto final, recomenda o "Calculo edição 10", do George B. Thomas de 2004"?
O conteúdo é basicamente o mesmo do "Cálculo com geometria analítica / Earl W. Swokowski, Ed. 2"?

Recomendação inicial apenas, com o decorrer do curso pesquisarei em mais livros.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 26 de Dezembro de 2008, 02:04:12 »
O conteúdo é basicamente o mesmo. Sugiro que você folheie vários livros para ver com qual se identifica mais, mas o meu preferido é o Thomas.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 26 de Dezembro de 2008, 02:37:28 »
Por curiosidade, Vito: você já tem algum conhecimento de matéria de limites ou de diferenciação de funções?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #18 Online: 26 de Dezembro de 2008, 03:12:52 »
Por curiosidade, Vito: você já tem algum conhecimento de matéria de limites ou de diferenciação de funções?
Nunca sobre limites, e só sei os básicos como funções primeiro e segundo grau.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #19 Online: 26 de Dezembro de 2008, 03:32:07 »
Aprendi a ser autodidata depois de descobrir que tirava notas baixas na escola por causa de alguns péssimos professores. Aqui vai uma dica que funcionou comigo.

Procure uma boa biblioteca que permita livre acesso aos livros ou fique amigo da bibliotecária para que ela permita seu acesso. Fique amigo dos livros, folheando, procurando aqueles com os quais você se sente mais a vontade. Lembre-se que dificilmente você vai achar tudo num único livro, portanto pesquise.

Utilizei o método com a matemática e saí da situação de aluno mediocre para uma situação de excelente desempenho.
Isso está aí o problema, o ruim no colégio eu estudei era o noturno e a biblioteca é fechada, só abre manhã e tarde.
Eu pagava as apostilas na xerox e só tinham dois livros como Biologia e Português (ninguém usaram).
Com 5 anos em recuperação e minha mãe procurava reforço escolar, e nem fala... Reforço escolar é pior e muita merda. Você não aprende absolutamente nada e com cercado os alunos e sozinho também.
Eu tinhas os livros, eu estava gostando mesmo ler até lendo durante as aulas e eu estava outro capítulo e outros estavam antes porque tem a presença do professor com presta atenção os ouvidos e marcando os textos e eu não.

E não agüento se fosse assim como você passava a situação pior, sabe, você tem a razão e tenho que ir a biblioteca boa com bastantes livros... Lendo, escrevendo e acertando as contas e idem errando.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 26 de Dezembro de 2008, 03:51:56 »
Nunca sobre limites, e só sei os básicos como funções primeiro e segundo grau.

Limites é matéria interessante para você ver por conta própria agora, então; conceitualmente é pré-requisito do cálculo diferencial e integral, e ao mesmo tempo não é tão mais difícil do que a matéria de matemática do ensino médio.

Recomendo que você procure formar a melhor compreensão possível dessa matéria antes de passar para o cálculo propriamente dito.  Aliás, em matemática superior isso é consistentemente verdade; matéria alguma é tão pouco importante que seja seguro "passar mais ou menos".
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 28 de Dezembro de 2008, 17:44:48 »
Eu aprendi bastante coisa com o Richard Courant.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!