Autor Tópico: Tokamat  (Lida 691 vezes)

Offline Mighell

• Nível 03
  • *
Tokamat
« Online: 04 de Julho de 2005, 14:20:12 »
Vcs acham que o reactor de fusão nuclear que está a ser construido em França vai funcionar? Eu espero que sim, mas alguns pôem dúvidas. Acho que nenhum Tokamat atingiu o ponto zero, que seria o ponto em a a energia que sai seria igual á energia que entra (até cortaram o financiamente ao Tokamat de princeton por causa deste insucesso). Mas talvez seja diferente a uma temperarura de 100 milhões de graus. Outro problema é que não se sabe bem qual a intensidade do Campo Magnético do próprio plasma a 100 milhões de graus. O Plasma a essa temperatura vai ser contido por um campo magnético do próprio reactor, mas o campo magnético do plasma pode causar interferências e abrir brechas na contenção, deixando sair  Plasma superaquecido que irá vaporizar tudo aquilo em que tocar. Pode acontecer um desastre, embora nunca possa acontecer uma explosão termonuclear...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Re.: Tokamat
« Resposta #1 Online: 04 de Julho de 2005, 16:21:43 »
Não sei se vai funcionar, mas nem por isso deve-se desistir de investir nesse tipo de pesquisa. A tecnologia para dominar completamente a fusão é complicada, ainda está em estado embrionário e ainda é inviável. É previsível que ocorram muitos fracassos e se gaste muito dinheiro antes de conseguir algo.
Mas a questão é que se a pesquisa nunca for feita ou for interrompida, se não for investido muito dinheiro, nunca haverá a tecnologia e no futuro com certeza precisaremos dela.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2005, 16:28:29 »
É esse o ponto, tem que se investir para viabilizar a tecnologia, no caso do reator que estão querendo construir na frança querem fazer direto uma usina para geração de energia.

Eu acho que seja possível viabilizarem, um reator de fusão nuclear no futuro, e provavelmente vai ter que ser numa temperatura inferior a 100milhões de graus, é difícil imaginar como reter um núcleo tão quente sem derreter as instalações em torno dele, justamente por isso que por enquanto a tecnologia de fusão só serve pra fazer bomba.

No caso dos franceses eu acho que aquilo tá cheirando a uma jogada para ganhar muito dinheiro do que para projeto viável, seria mais barato investir na pesquisa pura e simples, mas daí não atrairia acionistas.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2005, 21:40:34 »
O correto não seria TokamaK ?  :wink:

http://www.pppl.gov/projects/pages/tftr.html

Offline Mighell

• Nível 03
  • *
Re: Re.: Tokamat
« Resposta #4 Online: 05 de Julho de 2005, 11:43:39 »
Citação de: Luis Brudna
O correto não seria TokamaK ?  :wink:

http://www.pppl.gov/projects/pages/tftr.html

Yep...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!