Autor Tópico: Tintim no país dos sovietes  (Lida 774 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Tintim no país dos sovietes
« Online: 25 de Dezembro de 2008, 21:53:31 »
O valor histórico de Tintim “No País dos Sovietes”

Quando morei em Roma, entre 1991 e 1992, houve uma polêmica interessante a respeito da restauração do teto da Capela Sistina, no Vaticano. Como se sabe, antes mesmo da conclusão do trabalho, algumas das cenas pintadas por Michelangelo chocaram a Igreja, que encomendou a outro artista pintar véus e ramos de árvores sobre o sexo de figuras retratadas. A questão que surgiu durante os trabalhos de restauro é se os “tapa-sexos” acrescentados à obra-prima deveriam ser mantidos ou removidos.

Venceu a idéia de que a restauração deveria recuperar a imagem da obra tal como fora concebida. Mas me chamou a atenção, na ocasião, a tese de alguns historiadores da arte, defensores da proposta que manter os “tapa-sexos” seria importante como forma de lembrar um episódio clássico de censura.

Lembro disso a propósito do lançamento de “No País dos Sovietes”, primeira aventura que o cartunista belga Hergé (1907-1983) escreveu com o repórter Tintim e seu cãozinho Milu como protagonistas. Como é notório, o personagem nasceu, em 1929, por encomenda do abade Norbert Wallez, diretor do “Século XX”, um jornal de inspiração católica e de direita, e sofreu críticas por reproduzir uma visão de mundo colonialista e, em alguns casos, racista.

Várias das histórias escritas para o “Petit Vingtième”, o suplemento infantil do jornal, foram posteriormente adaptadas por Hergé – ganharam novas formas, cores e tons. A única aventura jamais reformulada foi justamente a primeira, “No País dos Sovietes”, que permaneceu na versão original, em preto-e-branco, e deixou de circular na década de 30. Em 1973, Hergé autorizou a reedição de “No País dos Sovietes”, tal como a concebeu em 1929. É esta a história que ganha a sua primeira edição no Brasil (Companhia das Letras, 144 págs., R$ 42).

Lendo, entende-se o constrangimento que deve ter causado a Hergé, explica-se o fato de o cartunista ter tirado a história de circulação por mais de 40 anos e jamais ter dado nova forma a elas. As aventuras de Tintim “No País dos Sovietes” expõem um preconceito primário contra o regime comunista, que vigorava na então União Soviética. Tintim é chamado de “pequeno burguês nojento” pelo policial encarregado de matá-lo. O repórter é caçado ao longo de toda a história no esforço que não revele “a verdade” sobre os “bolcheviques” para o mundo ocidental (clique aqui para ver uma imagem do álbum).

Mesmo para os fãs, “No País dos Sovietes” não deve entusiasmar. Mas a publicação da história, dentro das obras completas de Tintim, acrescenta algo importante à compreensão do trabalho de Hergé. É um retrato interessante não apenas da época em que ele vivia, mas também da sua trajetória como criador. É uma peça histórica, que tem muito mais interesse sendo contemplada e apreciada do que escondida num arquivo.

http://colunistas.ig.com.br/mauriciostycer/2008/12/25/o-valor-historico-de-tintim-%E2%80%9Cno-pais-dos-sovietes%E2%80%9D/

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Tintim no país dos sovietes
« Resposta #1 Online: 25 de Dezembro de 2008, 22:42:55 »
Os dois livros seguintes, Tintim na África e Tintim na América, também não eram exatamente obras-primas do autor; Tintim amadureceu muito enquanto personagem, à medida que Hergé também amadurecia como roteirista.

Na verdade, o próprio gênero dos livros mudou rapidamente; "África" e "América" estavam mais para comédia "nonsense" do que para a aventura, ação e espionagem de "Rumo à Lua", por exemplo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Bogoton

• Nível 10
  • *
« Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2009, 10:50:24 »
Fiquei de boca aberta ao ver o desenho. A evolução do Hergé foi algo incrível.
O mesmo nivel de evolução pode ser observada no Flash Gordon do Alex.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 11:44:48 »
Uau... Jamais imaginaria que os bolcheviques fizessem desaparecer os jornalistas que discordassem deles.
Acho que a crítica que fazem à história é que os soviéticos NÃO conseguiram se livrar de Tintim...
realmente uma vergonha  :vergonha:

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 10:13:28 »
Eu gostava muito de assistir tintim na cultura...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!