Caros colegas,
Tenho me interessado bastante sobre ciências cognitivas e percebi que hoje o campo está à sombra da psicologia evolucionista.
Apesar de considerar a viabilidade de estudos sobre a arquitetura da mente humana, não concordo com as premissas da psicologia evolucionista (mentes pré-históricas, comportamentos explicados numa ótica darwinista).
Será que alguém pode me tirar esta dúvida:
Existe algum segmento dentro das ciências cognitivas que não compactue com a psicologia evolucionista?
Ainda que seja "uma área" que eu acho bastante interessante, não conheço muito. Mas uma coisa que posso dizer é que há tipos diferentes de "psicologia evolutiva", e
tenho a impressão que a versão mais controversa, que faz afirmações mais categóricas sobre a mente humana (Cosmides, Tooby, etc), não tem tanta influência sobre outras áreas de modo geral. No geral, as considerações evolutivas sobre a psicologia não me parecem ser dependentes dessa "escola" da psicologia evolutiva, ainda que possa haver alguma sobreposição.
Pesquisei ontem e encontrei inatistas como Jerry Fodor que criticam severamente a abordagem darwinista do comportamento social humano.
Ele acredita que a psicologia evolucionista não é capaz de sustentar a maioria das suas afirmações porque, de fato, não sabemos como viviam nossos ancestrais no período Pleistoceno.
Os darwinistas vivem falando das "pressões da seleção natural" mas não sabem dizer ao que exatamente estão se referindo. São várias as pressões que podem ter existido no Pleistoceno. Os caras "chutam" qualquer coisa.
Fica dificil dizer que é uma ciência séria.
Tenho curiosidade sobre as críticas de Fodor a Pinker, ele tem um livro "a mente não funciona desse jeito", em resposta ao "como a mente funciona". Mas não deposito nele as fichas para as melhores críticas a Pinker e essa "escola" da psicologia evolutiva, por algumas afirmações dele bem mais absurdas do que a mais ousada das especulações sobre o modo de vida do pleistoceno. Ele simplesmente parece acreditar que,
todos os conceitos são inatos ("concepts, where cognitive science went wrong", pode dar uma espiada no google books).
Também já li há um bom tempo uma crítica dele abordando o darwinismo, era algo como "why pigs don't have wings", agora eu não me lembro com certeza de qual era o ponto dele, mas pelo pouquíssimo que penso lembrar do texto, ele se baseava em muito num conceito meio caricatural de seleção natural. Também deve estar online, vou ver se releio qualquer dia.
Não estou defendendo Pinker, de qualquer forma, ele também é acusado de construir seus espantalhos, o "nobre selvagem", por exemplo, é tido por alguns como um espantalho histórico no qual praticamente ninguém nunca acreditou. Nem Skinner era tão "behaviorista puro" quanto sugerem as descrições mais caricatas, segundo alguns.
Sobre comprovação empírica, me parece que o pessoal da própria psicologia evolutiva (ou Psicologia Evolutiva, em maiúscula, como usam alguns para distinguir) fazem um trabalho de qualidade, mas ainda é possível argumentar que as verificações, ou os dados, não são necessariamente confirmação das hipóteses da PE.