Autor Tópico: Senado: de 250 sessões, apenas 120 foram votação  (Lida 777 vezes)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Senado: de 250 sessões, apenas 120 foram votação
« Online: 26 de Dezembro de 2008, 07:21:00 »
Senado: de 250 sessões, apenas 120 foram votação

A análise fria dos números divulgados pela Secretaria Geral da Mesa Diretora do Senado mostra que, das 250 sessões realizadas neste ano, apenas 120 foram destinadas a votações em plenário. Destas, 80 começaram com a agenda obstruída por medidas provisória e 57 sequer tiveram andamento por falta de acordo para colocá-las em votação.

Em 2008, os senadores apreciaram 1.756 matérias, sendo 286 projetos de lei de iniciativa do Congresso. A maior parte dos itens da pauta deste ano diz respeito a requerimentos de informações (179), requerimentos de sessões especiais e de homenagens (73), votos de homenagem e pesar (499), e mensagens presidenciais de escolha de autoridades e chefes de missões diplomáticas (66) analisados nesse ano.

Quando se fala em um trabalho do Senado movido por circunstâncias, dois casos são emblemáticos: o combate ao nepotismo na Casa e a revogação, pelo presidente Garibaldi Alves Filho, do ato da Mesa Diretora autorizando a contratação, sem concurso público, de 99 funcionários para os gabinetes dos parlamentares. Nos dois episódios, as decisões foram motivadas por pressão da imprensa.

A pressão dos vereadores acampados nos corredores do Senado para forçar a aprovação da PEC que garante o aumento de 7.343 novas vagas é outro exemplo. Os senadores Aloizio Mercadante (PT-SP) e Demóstenes Torres (DEM-GO) foram vozes praticamente isoladas na defesa do não aumento dos gastos. A aprovação das novas vagas voltou a manchar a imagem da casa, que terá outra crise em potencial no início de 2009, com a decisão de Garibaldi Alves Filho de postular mais dois anos a frente do comando do Senado, chancelado pela bancada peemedebista, pode gerar novos focos de tensão entre os dois maiores partidos da base governista - PT e PMDB.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3413418-EI7896,00-Senado+de+sessoes+apenas+foram+votacao.html
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Senado: de 250 sessões, apenas 120 foram votação
« Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2008, 07:24:31 »
Deveriam destruir o Senado. Sério.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #2 Online: 26 de Dezembro de 2008, 09:11:36 »
Deveriam destruir o Senado. Sério.
E a câmara dos dePUTAdos?

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2008, 09:38:58 »
O poder legislativo no Brasil está tão avacalhado que estas são as únicas opções restantes.

As vezes chego a desejar um novo golpe militar.
Trocaria liberdades individuais por uma nova política, onde senado e câmara não seja um clubinho cheio de regalias e falcatruas.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 26 de Dezembro de 2008, 12:45:51 »
Regime militar não chega a resolver muita coisa.  Mas uma campanha pedindo a extinção do senado e revendo o número de deputados não é uma idéia sem mérito...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Dezembro de 2008, 12:46:33 »
Eu penso que seja uma das melhores soluções.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #6 Online: 26 de Dezembro de 2008, 13:09:09 »
Regime militar não chega a resolver muita coisa.  Mas uma campanha pedindo a extinção do senado e revendo o número de deputados não é uma idéia sem mérito...
Desculpe-me, mas não dá nem para imaginar isso.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 26 de Dezembro de 2008, 13:29:59 »
Jiraya NÃO PERDOA!

Resolvida essa questão, por que exatamente?  Eu não estou fazendo fé em que aconteça, claro, mas a idéia tem mérito.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #8 Online: 26 de Dezembro de 2008, 13:58:56 »
Jiraya NÃO PERDOA!

Resolvida essa questão, por que exatamente?  Eu não estou fazendo fé em que aconteça, claro, mas a idéia tem mérito.
Mérito tem demais. Mas realmente não dá para imaginar, acho mais fácil imaginar caças bombardeando o planalto que isso acontecer. (Aliás, isso já foi até cogitado outrora).

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Dezembro de 2008, 14:35:19 »
Em um comentário que fiz sobre o municipalismo, aqui mesmo no CC, disse que se existe uma representação inútil no Brasil é o Senado.

É bom que esta turminha de vagais se acordem e comecem a se coçar... daqui a pouco este pensamento vira consenso entre a população e dai vai ficar complicado para eles.  :no:

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #10 Online: 26 de Dezembro de 2008, 14:37:23 »
Em um comentário que fiz sobre o municipalismo, aqui mesmo no CC, disse que se existe uma representação inútil no Brasil é o Senado.

É bom que esta turminha de vagais se acordem e comecem a se coçar... daqui a pouco este pensamento vira consenso entre a população e dai vai ficar complicado para eles.  :no:
O Senado representa os Estados-Membros...

...no que mesmo? Representa como?

Concordo contigo, como concordo também que já bastavam uns 300 deputados.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Dezembro de 2008, 08:34:21 »

O povo brasileiro se mexer? D-ú-v-i-d-o.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 27 de Dezembro de 2008, 11:54:35 »

Se mexer para cobrar dos políticos eu também não creio... mas sim no sentido dos votos nulos e abstenções aumentarem violentamente.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 27 de Dezembro de 2008, 16:23:24 »

2

"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!