Autor Tópico: Mulher acusa empresa de demiti-la por desejar 'Feliz Natal'  (Lida 955 vezes)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Mulher acusa empresa de demiti-la por desejar 'Feliz Natal'
« Online: 28 de Dezembro de 2008, 18:46:58 »
Mulher acusa empresa de demiti-la por desejar 'Feliz Natal'

Uma mulher acusa a empresa em que trabalhava de demiti-la porque desejou "Feliz Natal" aos clientes em ligações telefônicas, na localidade americana de Pensacola, no Estado da Flórida. Tonia Thomas, 35 anos, disse que recusou a dizer "Boas Festas".

"Como cristã, não reconheço outros feriados", afirmou a ex-funcionária, que diz ser da Igreja Batista, à agência Associated Press.

Tonia registrou queixa contra a empresa Counts-Oakes Resorts Properties Inc. e quer ser indenizada. A companhia negou que essa tenha sido a causa da demissão da mulher.

"Nós somos uma empresa cristã e celebramos o Natal", disse o presidente da empresa, Andy Philips, à AP. "Ela é uma funcionária decepcionada".

Fonte: http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200812281751_RED_77722156
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
Re: Mulher acusa empresa de demiti-la por desejar 'Feliz Natal'
« Resposta #1 Online: 28 de Dezembro de 2008, 18:51:44 »
Olha, se a empresa manda a funcionária saudar Satan, ela deve saudar Satan ou se demitir, oras. :P

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 28 de Dezembro de 2008, 19:02:51 »
De forma alguma, Lela.  Isso seria coerção religiosa.  Além de ser, simplesmente, bobeira...

neste caso em questão, achei frescura das duas partes.  Mais da funcionária, é claro.  Ela pode reconhecer ou deixar de reconhecer o que quiser, mas não tem o direito de impor aos demais, nem motivo para achar ruim algo tão imparcial quanto votos de boas festas.  Ainda mais quando são perfeitamente compatíveis com as crenças dela...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Dezembro de 2008, 19:53:53 »
De forma alguma, Lela.  Isso seria coerção religiosa.
Isso não seria coerção. Ou, pelo menos, não mais do que a própria necessidade de trabalhar para uma pessoa para que ela me dê um salário em troca.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2008, 19:56:32 por Herf »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Dezembro de 2008, 21:54:57 »
Eu sou ateu e mesmo achando o natal uma comemoração escrota, não me nego a desejar um feliz natal a meus parentes e amigos... ainda mais em uma confraternização social.

Suponho que a moça seja telefonista ou recepcionista (a primeira frase esta muito confusa, quem ligou para onde desejando "Feliz Natal"?) então, nestas horas, mais por boa educação e etiqueta do que por convicção religiosa, seria natural retribuir desejando boas festas.

Tenho certeza que este não foi o único motivo...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 28 de Dezembro de 2008, 22:33:53 »
De forma alguma, Lela.  Isso seria coerção religiosa.
Isso não seria coerção. Ou, pelo menos, não mais do que a própria necessidade de trabalhar para uma pessoa para que ela me dê um salário em troca.

No caso concreto, não foi coerção mesmo.

Se ela tivesse sido obrigada a usar um cumprimento satanista ou religioso, porém, aí seria.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #6 Online: 29 de Dezembro de 2008, 01:09:37 »
Eu não acho que tenha sido esse o motivo...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Dezembro de 2008, 06:41:21 »
A mulher deve ser uma mala, acho que foi só o limite que suportaram antes de demitir.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Dezembro de 2008, 11:50:44 »
Suponho que a moça seja telefonista ou recepcionista (a primeira frase esta muito confusa, quem ligou para onde desejando "Feliz Natal"?) então, nestas horas, mais por boa educação e etiqueta do que por convicção religiosa, seria natural retribuir desejando boas festas.

Tenho certeza que este não foi o único motivo...

Também penso que outros motivos existiram para que a mulher tenha sido demitida. O fato da empresa solicitar dos funcionários que utilizem "Boas festas" ao invés de "Feliz natal" foi uma atitude sábia e includente, já que a saudação abrange qualquer religião/crença.

Também não visualizei qualquer forma de coerção, uma vez que a expressão abarca também a crença da funcionária. Seria diferente se ela fosse obrigada a utilizar uma saudação não condizente com sua religião e que ferisse os princípios desta.

E outra: se a mulher se recusou a realizar uma tarefa tão simples, é uma fanática religiosa daquelas...  Concordo com o Arcanjo: ela deve ser uma mala sem alça e essa foi a gota d'água que fez transbordar o copo... :P
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Tabacof

• Nível 05
  • *
« Resposta #9 Online: 29 de Dezembro de 2008, 23:50:12 »
Pô galera, alguns de vocês parecem que não leram a notícia direito.

O problema é que nos EUA "feliz natal" não é o politicamente correto. "Boas festas" é, pois ingloba todas festas de final de ano, como o Hanuka ou Kwanzza. E como americano é chato para essas coisas, é importante ser politicamente correto lá.

Uma empresa que quer atingir o maior público possível deve utilizar Boas Festas, portanto. Essa mulher foi instruida para isso e se recusou a fazer, pois é cristã e só acredita no Natal (como se fosse uma festa originalmente cristã, e não pagã, mas isso não vem ao caso).

Assim, a empresa está certíssima em demitir ela.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #10 Online: 30 de Dezembro de 2008, 11:04:38 »
Assim, a empresa está certíssima em demitir ela.
Qualquer pessoa que vai contra as normas da empresa deve ser dispensada, não resta melhor decisão!! Caso ela se sinta lesada, que busque a justiça. No meu humilde ponto de vista, deve tomar na justiça também.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!