Autor Tópico: Evolução da Inteligência é mais complicada do que pensavamos  (Lida 632 vezes)

Offline HFC

• Nível 30
  • *
Evolução da Inteligência é mais complicada do que pensavamos
« Online: 30 de Dezembro de 2008, 09:34:50 »
http://www.sciam.com/article.cfm?id=one-world-many-minds

------------
According to a new article published in Scientific American, the nature of and evolutionary development of animal intelligence is significantly more complicated than many have assumed. In opposition to the widely held view that intelligence is largely linear in nature, in many cases intelligent traits have developed along independent paths. From the article: 'Over the past 30 years, however, research in comparative neuroanatomy clearly has shown that complex brains — and sophisticated cognition — have evolved from simpler brains multiple times independently in separate lineages ...

Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Evolução da Inteligência é mais complicada do que pensavamos
« Resposta #1 Online: 30 de Dezembro de 2008, 10:40:50 »
Se ocorreu independentemente várias vezes em situações distintas, isso não significa que é mais comum (e supostamente menos complicada de acontecer) do que se supunha?

P.S.: Quem é o garoto na foto, Humberto?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Dezembro de 2008, 11:28:18 »
Pensando bem, realmente não tem motivo para a  evolução da inteligência ter sido linear, mesmo.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Dezembro de 2008, 15:24:42 »
Se ocorreu independentemente várias vezes em situações distintas, isso não significa que é mais comum (e supostamente menos complicada de acontecer) do que se supunha?

Depende do que quer dizer com isso, e do que exatamente o artigo está dizendo/estudos indicam.

Provavelmente não tem implicações no sentido de que a "inteligência deve ser mais comum no universo", imagino que estejam falando de evoluções de pequenos passos, acréscimos de inteligência em seres que já eram consideravelmente inteligentes, ou no mínimo já tivessem alguma bagagem evolutiva que os preparasse para isso.

Se a pergunta é sobre se dentre os animais terrestres conhecidos (ou extintos) haveria mais inteligência do que se costuma imaginar, não sei a resposta. Não me surpreenderia nem um pouco, de qualquer forma, dependendo dos critérios de inteligência que se usasse, descobrir umas "inteligências especializadas" aqui e ali, ou maior capacidade de "inteligência geral" do que normalmente se supõe terem alguns animais.

Corvos são impressionantemente inteligentes, diga-se de passagem.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #4 Online: 31 de Dezembro de 2008, 09:28:58 »

P.S.: Quem é o garoto na foto, Humberto?

Eu complementaria dizendo, Luis que o processo se direciona para ser o mais comum, com o tempo.

O garoto é meu filho! :) :) :)
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 31 de Dezembro de 2008, 10:36:24 »
Opa, Parabéns.  E a prpósito, boa virada de ano!
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #6 Online: 31 de Dezembro de 2008, 11:31:14 »
Pensando bem, realmente não tem motivo para a  evolução da inteligência ter sido linear, mesmo.

Uai, mas a evolução dos tipos de olhos também não ! Não sei por que alguém imaginaria ser 'linear', ... eu sempre imagino que daqui a alguns milhões de anos descendentes de polvos estarão discutindo se primatas alguma vez tiveram inteligência ou não...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 31 de Dezembro de 2008, 11:52:54 »
As pessoas imaginam ser "linear" porque é a hipótese mais fácil de se pensar (mas nào necessariamente a mais provável de acontecer). É como se fosse uma árvore que ao longo dos séculos/milênios fosse se bifurcando em troncos, galhos, galhos menores e o "mais evoluído" estivesse na ponta de um galho menor e as cosias que não deram certo estivessem em outras ramificações, que não se estenderiam até hoje. Dificilmente as pessoas imaginam que esses "galhos" pudessem se juntar.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!