Não é muito improvável esses governantes locais, nessa nossa conjuntura atual, conseguir comover o suficiente pra convencer alguém a fazer uma revolução? (Isso que vc escreveu deveria estar em azul gritante!rs)
Qual essa sua idéia de estado-nação? Sentido de união mesmo, todos frutos na mesma bananeira???
Não, não devia estar em azul... não tô falando como acho que as coisas
deveriam ser, ou o que quero que sejam. Tô só analisando a realidade
(Nota mental: é melhor eu colocar algo mais descritivo nas legendas da minha assinatura... rsrsrs) EDIT: feito. Veja agora
É improvável dos governantes conseguirem apoio pra secessão, sim (não seria necessariamente revolução, já que a estrutura poderia continuar a mesma); concordo. Justamente por causa da população ver o Brasil como Estado-nação.
Estado, você entende o que é, certo? Governo, etc.
"Nação" tem a ver com a população de determinado lugar ver-se como parte de um grupo comum, relacionados entre si de alguma forma. Fatores que influenciam no sentimento de nação são partilhar de mesmos costumes (idioma, religião, hábitos alimentares, etc.) e verem-se como pertencentes à mesma descendência (população biológica).
Muitas vezes, a população submetida a um Estado coincide mais ou menos com a que se considera da mesma nação - o Brasil é um bom exemplo. Isso nem sempre ocorre, e podemos citar nações divididas em dois ou mais Estados (ex: Alemanha e Áustria, ambos consideram-se "alemães") ou várias nações no mesmo Estado (ex: Turquia - aquilo lá é um balaio de gatos, inclui turcos étnicos, gregos, curdos, etc.)
Agora, vamos à "secessão". É mais provável de ocorrer quando há duas ou mais populações que se consideram de nações diferentes entre si. Como o Chipre - dividido entre turcos e gregos. Outro é a antiga Iugoslávia, que virou uma penca de países diferentes entre si.