Autor Tópico: Pérolas do Enem, hoax ou triste verdade?  (Lida 4346 vezes)

Offline HFC

• Nível 30
  • *
Re: Pérolas do Enem, hoax ou triste verdade?
« Resposta #25 Online: 06 de Janeiro de 2009, 14:13:03 »

Alguns nem escrevem como falam...pois se escrevessem, saberiam a importância de pausa durante uma conversa! Dúvido que eles falem como narradores esportivos!:D

Hein ? Acho que é por escreverem e pensarem como alguns Datena da vida é que eles pensam e se expressam assim. Isso quando não pensam como a Perla, o Latino, ou pior (sempre há algo bem pior ...).
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #26 Online: 07 de Janeiro de 2009, 01:32:36 »
Não sei se essas pérolas citadas são verdadeiras, mas não duvido se forem. Basta acompanhar um professo de ensino fundamental ou médio de uma escola pública e a triste realidade emerge: os alunos não sabem pensar, não sabem escrever.

De uma redação de uma aluna de cursinho (eu guardei o exemplar de tão estarrecida que fiquei). O tema era "Os reallity-shows e sua influência na vida das pessoas":

"As pessoas se iludem com a televisão porque querem ser como o que passa nela. E com os big brother não é diferente: todos querem aparecer e serem melhores que os outros. O big brother transmite boas sensações e péssimas sensações: as pessoas são falsas e não sabem que são filmadas o tempo inteiro, daí mentem e enganam. Nós, pessoas, somos assim. É triste ver que somos desse jeito e o big brother mostra isso: nosso lado ruim e enganador."

E outra: convivi com universitários que não sabiam elaborar uma redação ou mesmo fazer uma resenha de um filme. Já vi gente falar que a África é o país mais pobre do mundo; que Shakespeare era um cantor; que Sodoma e Gomorra são cidades que ficam perto da Itália (aqui, vista como uma cidade)... ô gente... Já vi e ouvi cada coisa que fico deprimida só em lembrar... :stunned:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 07 de Janeiro de 2009, 01:39:00 »
Ora, essa sua aluna de cursinho escreve muito bem, comparada com muita coisa que a gente vê por aí. A articulação das idéias não é boa, mas pelo menos ela monta uma oração (quase) direitinho.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fabrício Fleck

• Nível 07
  • *
    • Bruxo de Santos
« Resposta #28 Online: 11 de Janeiro de 2009, 01:31:02 »
Eu já li marmanjo do quarto ano de direito escrever "hagua" e "oje" :tedio:
"Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor seria se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra, e se submergisse na profundeza do mar." Mateus 18:6

http://obruxodesantos.haaan.com

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #29 Online: 11 de Janeiro de 2009, 18:39:49 »
Mas aí é caso de acentuação.
Dá para perdoar!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #30 Online: 11 de Janeiro de 2009, 19:38:50 »
Ora, essa sua aluna de cursinho escreve muito bem, comparada com muita coisa que a gente vê por aí. A articulação das idéias não é boa, mas pelo menos ela monta uma oração (quase) direitinho.

Na verdade, ela é minha prima... ::) É que essa redação ela fez quando fazia cursinho pré-vestibular... Via de regra, é um suplício ler o que minhas primas escrevem... ::)
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 11 de Janeiro de 2009, 20:12:01 »
Ah, sua reclamação foi baseada em preconceito, mesmo :)
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fabrício Fleck

• Nível 07
  • *
    • Bruxo de Santos
« Resposta #32 Online: 11 de Janeiro de 2009, 21:18:08 »
Mas aí é caso de acentuação.
Dá para perdoar!

Não foi descuido não, ele realmente não sabia escrever corretamente as palavras água e hoje. Eu conhecia o quadrúpede.

Virou até uma polêmica aqui na minha cidade, afinal como diabos uma escola (primário, colegial, cursinho etc) e faculdade permitiram que um homem chegasse ao quarto ano de direito escrevendo água com H !!!???
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2009, 21:45:43 por Fabrício Fleck »
"Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor seria se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra, e se submergisse na profundeza do mar." Mateus 18:6

http://obruxodesantos.haaan.com

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 11 de Janeiro de 2009, 21:21:12 »
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #34 Online: 30 de Janeiro de 2009, 21:14:14 »
Na minha opinião essas ''pérolas do enem'', de vestibulares e outros exames são puro hoax. Quem trabalha em correção dessas provas sabe que o sigilo é fundamental. Se alguém divulga, por conta própria, essas coisas, está cometendo um crime, na verdade, pois significa divulgar partes de uma prova que estão protegidas pelo sigilo da correção. Além do mais, quem corrige 2000 redações, vê tanta bobagem que dificilmente vai achar essa graça toda que querem fazer parecer.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Zero

• Nível 17
  • *
Re:Pérolas do Enem, hoax ou triste verdade?
« Resposta #35 Online: 29 de Outubro de 2017, 23:40:00 »
Saindo um pouco da questão dos possíveis hoaxes, encontrei frases responsáveis que zerarem redações do Enem 2016 e 2015.
Veja frases que levaram à nota zero na redação do Enem por desrespeito aos direitos humanos

Trechos que levaram à nota zero em 2016

O tema do ano passado foi "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil". Confira frases que levaram à nota zero:

— "Para combater a intolerância religiosa, deveria acabar com a liberdade de expressão";

— "Podemos combater a intolerância religiosa acabando com as religiões e implantando uma doutrina única";

— "O Estado deve paralisar as superexposições de crenças e proibir as manifestações religiosas ao público";

— "A pessoa que não respeita a devoção do próximo não deveria ter direito social, como o voto";

— "A única maneira de punir o intolerante é o obrigando a frequentar a igreja daquele que foi ofendido, para que aprenda a respeitar a crença do outro";

— "Que o indivíduo que não respeitar a lei seja punido com a perda do direito de participação de sua religião, que ele seja retirado da sua religião como punição";

— "Por haver tanta discriminação, o caminho certo que se tem a tomar é acabar com todas as religiões";

— "Que a cada agressão cometida o agressor recebesse na mesma proporção, tanto agressão física como mental";

— "O governo deveria punir e banir essas outras 'crenças', que não sejam referentes a Bíblia";

Trechos que levaram à nota zero em 2015

O tema de 2015 foi "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". Confira frases que levaram à nota zero:

— "Ser massacrado na cadeia";

— "Deve sofrer os mesmos danos causados à vítima, não em todas as situações, mas em algumas ou até mesmo a pena de morte";

— "Fazer sofrer da mesma forma a pessoa que comete esse crime";

— "Deveria ser feita a mesma coisa com esses marginais";

— "As mulheres fazerem justiça com as próprias mãos";

— "Merecem apodrecer na cadeia";

— "Muitos dizem (...) devem ser castrados, seria uma boa ideia"

https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2017/10/veja-frases-que-levaram-a-nota-zero-na-redacao-do-enem-por-desrespeito-aos-direitos-humanos-cj98z7j4f00c001lcyoulmmwa.html

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 30 de Outubro de 2017, 20:05:22 »
Na minha opinião o que deve ser avaliado é a capacidade de expressar idéias e não as idéias dos redatores. Cada um tem o direito de pensar e expressar o que pensa e se a redação foi boa não há motivo para reprovação.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 30 de Outubro de 2017, 20:35:47 »
Na minha opinião o que deve ser avaliado é a capacidade de expressar idéias e não as idéias dos redatores. Cada um tem o direito de pensar e expressar o que pensa e se a redação foi boa não há motivo para reprovação.

Lembrei de um tópico qualquer em que o forista disse que prestaria uma prova de redação, aconselhamos ao cara (não lembro quem foi) para entupir o texto com jargões do tipo "movimentos sociais, proletariado, luta de classes, etc e tal"...

E o cara comentou que tirou uma ótima nota.

Tenho certeza que muita gente até hoje tomou bomba mesmo com uma ótima redação que não se enquadrava na mentalidade do avaliador.

Estou errado?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 30 de Outubro de 2017, 20:58:57 »

Lembrei de um tópico qualquer em que o forista disse que prestaria uma prova de redação, aconselhamos ao cara (não lembro quem foi) para entupir o texto com jargões do tipo "movimentos sociais, proletariado, luta de classes, etc e tal"...

E o cara comentou que tirou uma ótima nota.

Tenho certeza que muita gente até hoje tomou bomba mesmo com uma ótima redação que não se enquadrava na mentalidade do avaliador.

Estou errado?

Para passar na prova, uma idéia é repetir as frases "politicamente corretas" que saem no jornalzinho do sindicato dos professores.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 30 de Outubro de 2017, 21:08:12 »
Pois é.

Nunca fiz faculdade, mas se eu fizer uma redação com algo que já escrevi por aqui acredito que terei nota zero.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 31 de Outubro de 2017, 07:04:51 »

Pois é, se o cara acha o contrário do tema, mas escreve bem o que pensa, é injusto zerar sua redação.
"Deus prefere os ateus"

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #41 Online: 04 de Novembro de 2017, 19:35:18 »
Em defesa do livre pensamento.

https://g1.globo.com/educacao/noticia/enem-carmen-lucia-nega-pedido-da-pgr-e-da-agu-para-zerar-redacao-que-ferir-direitos-humanos.ghtml

Enem: Cármen Lúcia nega pedido da PGR e da AGU para zerar redação que ferir direitos humanos
A ação original foi apresentada no ano passado pela Associação Escola sem Partido e diz que o critério de correção do Enem ofende o direito à livre manifestação do pensamento, a liberdade de consciência e de crença e os princípios do pluralismo de ideias, impessoalidade e neutralidade política, ideológica e religiosa do Estado, todos garantidos pela Constituição.

"Ninguém pode ser obrigado a dizer o que não pensa para poder entrar numa universidade", diz a ação, acrescentando que o próprio Inep, órgão do MEC que elabora a prova, desrespeita os direitos humanos ao cercear a liberdade do aluno de defender ponto de vista diferente daquele dos corretores de sua redação.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline montalvão

• Nível 21
  • *
« Resposta #42 Online: 06 de Novembro de 2017, 17:49:17 »
Saindo um pouco da questão dos possíveis hoaxes, encontrei frases responsáveis que zerarem redações do Enem 2016 e 2015.
Veja frases que levaram à nota zero na redação do Enem por desrespeito aos direitos humanos

Trechos que levaram à nota zero em 2016
[...]
O tema de 2015 foi "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". Confira frases que levaram à nota zero:
[...]
https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2017/10/veja-frases-que-levaram-a-nota-zero-na-redacao-do-enem-por-desrespeito-aos-direitos-humanos-cj98z7j4f00c001lcyoulmmwa.html

Parece-me que há um tanto de intolerância por parte de quem desclassifique opiniões como as expressadas. Não que eu concorde com elas, mas afirmar que denotam desrespeito aos direitos humanos é exagero.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #43 Online: 17 de Novembro de 2017, 14:15:00 »
"Várias Ongs já se estalaram na floresta."

Pode ter sido mero erro de digitação. O jovem quis dizer "vários eggs".

“Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar o planeta.”

Perfeito! Uma crítica ao distanciamento entre as pessoas trazido pela internet. Hoje as pessoas
acham mais cômodo unirem-se à distância pelas redes sociais.

“Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta.”

Exato. Faltou capacidade de interpretação de texto ao crítico. O destruimento de quem causa a
destruição, o destruimento dos destruidores.

“O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação.”

Este se excedeu no exagero e exagerou no excesso. Mas não disse nenhuma mentira.

“Espero que o desmatamento seja instinto.”

De fato é a única esperança: que desmatar seja um instinto, impulso irracional e intrínseco do
Homo Sapiens que por sua própria natureza é impelido a controlar a Natureza. Pois se for a
consequência da dinâmica de uma sociedade capitalista voltada para o lucro imediato e indiferente
ao destino das gerações futuras, nada se poderá fazer.

“Animais ficam sem comida e sem dormida por causa das queimadas.”

Fato!

“Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna.”

Faz sentido no contexto da crença cristã. No dia do Juízo todos os corpos serão restaurados mas se não
houver ar morrerão de novo em 3 minutos. Não vai ter tempo para o julgamento.

“Explorar sem atingir árvores sedentárias.”

Porque as não sedentárias podem correr dos lenhadores.

“A floresta amazônica não pode ser destruída por pessoas não autorizadas.”

Se você observar que não há pessoa autorizada a destruir a floresta constata que a solução reside unicamente no impedimento das não autorizadas.

“Temos que criar leis legais contra isso.”

Legais no sentido de bacanas. Leis supimpas.

“O aumento da temperatura na terra está cada vez mais aumentando.”

Tecnicamente o aluno definiu uma grandeza de aceleração para a variação da temperatura.

“Na floresta amazônica tem muitos animais: passarinhos, leões, ursos, etc.”

Verdade. No zoológico de Manaus.

“Na cama dos deputados foram votadas muitas leis.”

Não é de hoje que as empreiteiras usam serviços de garotas de programa para açodar parlamentares.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 17 de Novembro de 2017, 17:33:04 »
É sério?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #45 Online: 19 de Novembro de 2017, 00:26:29 »

Concordo plenamente. Digo mais, quanta mais absurda E melhor exposta uma idéia, maior a nota, no meu entender. Porque o malabarismo expressivo necessário aumenta a complexidade quanto mais absurda é a idéia. E mais divertido ler, claro.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 11 de Dezembro de 2017, 19:02:09 »
Encontrei no YouTube, já vi alguns vídeos da coreana.

É o Enem da Coréia, o negócio lá é levado muito a sério.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!