Autor Tópico: 2009 - Ano Internacional da Astronomia!  (Lida 408 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline West

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.888
  • Sexo: Masculino
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
2009 - Ano Internacional da Astronomia!
« Online: 03 de Janeiro de 2009, 12:23:17 »


As Nações Unidas (UN/ONU) escolheram 2009 como o ano internacional da astronomia (International Year of Astronomy – IYA2009), tendo como tema “O Universo para você descobrir”  (The universe yours to discover). A escolha do ano de 2009 deve-se em razão das comemorações dos 400 anos da primeira observação astronômica feita com o auxílio de um instrumento (Galileu Galilei em 1609). A partir de então nossa visão do universo nunca mais seria a mesma.

A organização do IYA2009 compete a UNESCO em cooperação com a União Astronômica Internacional (IAU) e consiste em uma rede mundial onde cada país representa um nó nacional, estes responsáveis pela inscrição e coordenação de um sem número de nós locais a eles vinculados. Os nós locais são essencialmente instituições de ensino, associações, grupos e clubes de amadores que são quem efetivamente realizarão os eventos do IYA2009. Inscrições de nós locais, no caso do Brasil, poderão ser feitas sem burocracia através do site oficial http://www.astronomia2009.org.br/ . Atualmente já são mais de 200 nós cadastrados em todo o território nacional.

Os eventos têm como objetivo a divulgação e popularização da astronomia, bem como despertar o interesse dos jovens por temas científicos em geral, e consistirão basicamente de palestras, seminários, exposições e sessões de observações em praça pública. Vários outros projetos também serão postos em prática em cooperação com governos e entidades civis, cujos objetivos são basicamente os mesmos – fomentar a educação e o interesse pela ciência – inclusive em países pobres. Detalhes da programação e eventos do IYA2009 agendados para sua cidade podem ser consultados diretamente no site oficial do nó nacional: http://www.astronomia2009.org.br/. Informações sobre os vários projetos podem ser obtidas no site mundial: http://www.astronomy2009.org 

A abertura oficial está marca para os dias 15 e 16 de janeiro em Paris, mas desde o ano passado vários eventos já vêm sendo realizados em preparação.

Esta é uma oportunidade para celebrarmos a vida, a humanidade e o cosmos. Mistérios que têm fascinado o homem desde sua infância como espécie e feito avançar em sua busca pelo conhecimento. Descobrir o universo é descobrir a si mesmo. Portanto, descobre o teu universo!

"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."
__________
Provérbio Iídiche.

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."
__________
Protágoras.Ensaio sobre os deuses. Séc. V a.C.

Offline West

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.888
  • Sexo: Masculino
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: 2009 - Ano Internacional da Astronomia!
« Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2009, 12:43:50 »
Começa o Ano Internacional da Astronomia 2009           
02 de janeiro de 2009


135 países estão prontos para iniciar o Ano Internacional da Astronomia 2009. No Brasil, mais de 2 mil cientistas, astrônomos amadores e educadores, com forte apoio governamental, estarão oferecendo programas gratuitos para o público ao longo de todo o ano, em todos os estados. Além de ser o maior evento de divulgação científica já realizado no país e no planeta. O evento de abertura internacional será realizado em Paris 15-16 de Janeiro. Cerimônias de abertura estarão acontecendo em 50 cidades brasileiras, em torno da última semana de Janeiro.

Praticada por todos os povos da Terra desde a mais remota antiguidade, a Astronomia permitiu organizar o tempo humano, mapear o espaço para além do horizonte, estendendo nossos caminhos através dos oceanos e do próprio vazio interplanetário. Os resultados e os produtos dessa atividade estão presentes em nosso dia a dia, em forma de instrumentos e técnicas. Embora a maioria das pessoas viva num quadro mental de dicotomia entre o céu e a Terra, há 5 séculos se sabe que a Terra está no céu. Depois disso, se descobriu que o céu está na Terra, em forma de energia e matéria. Todos os átomos de nosso corpo foram forjados em estrelas que já morreram.

O telescópio nos permitiu acessar detalhes dos astros, que se constituem num vasto acervo de laboratórios de física, com condições extremas, que jamais poderemos reproduzir na Terra. Toda vez que exploramos novas fronteiras “lá fora” nosso espaço interior se amplia e se reformula. Isso é fundamental para a cultura humana. Se, por um lado, somos microscópicos perante o Universo, por outro, contemos esse Universo que nos contém.

Hoje, as revoluções na Astronomia se processam na escala de uma década! Se mesmo as descobertas seculares ainda não foram incorporadas pelas pessoas, imagine o quanto elas desconhecem os fatos modernos. O impacto da ciência no nosso cotidiano é tal que a apropriação da ciência é um requisito de cidadania. Queremos usar o fascínio das descobertas astronômicas para aproximar as pessoas da ciência, para difundir uma mentalidade científica e atrair jovens para as carreiras de pesquisa científica e tecnológica.

Em cada um dos 365 dias de 2009, você terá chances de acessar conhecimentos astronômicos produzidos em todo o planeta, através da Internet. Inúmeras chances para descobrirmos nosso lugar no Universo. Os programas de observação com telescópios, palestras e shows de planetário para a sua região podem ser encontrados no site da rede IYA2009: www.astronomia2009.org.br no link EVENTOS.

Veja também o site Internacional:
www.astronomy2009.org/news/pressreleases

Augusto Damineli
Coordenador do Ano Internacional da Astronomia 2009 no Brasil pela União Astronômica Internacional
Contato: iya2009@astro.iag.usp.br
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."
__________
Provérbio Iídiche.

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."
__________
Protágoras.Ensaio sobre os deuses. Séc. V a.C.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!