Autor Tópico: Estrela Sirius, mistério extraterrestre  (Lida 8155 vezes)

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
Estrela Sirius, mistério extraterrestre
« Online: 21 de Fevereiro de 2005, 20:29:48 »
por EDUARDO CASTOR BORGONOVI - AE

SÃO PAULO - Um dos corpos celestes mais bonitos e misteriosos é a estrela Sirius, observada todos os anos com grande fervor pelos cientistas do Hemisfério Norte, onde ela brilha com maior intensidade, principalmente no inverno. Sirius é também responsável por um dos mistérios mais ricos e mais discutidos quando o assunto são as possíveis visitas de extraterrestres ao nosso planeta: o mistério dos dogons, tribo de indígenas que vive na África Ocidental. Na década de 40, os líderes dogons revelaram muito de seus conhecimentos tribais a dois antropólogos franceses que faziam estudos sobre esse povo.

No meio desses conhecimentos e lendas havia intrigantes referências a Sirius - não apenas à estrela visível, mas também a uma segunda estrela que existe nas suas redondezas e que ainda não havia sido estudada pela moderna astronomia. Como poderiam os dogons, indígenas vivendo numa das regiões mais pobres da África, saber detalhes minuciosos sobre uma estrela ainda não bem conhecida pela tecnologia do homem dito civilizado?

Segundo as seculares lendas dos dogons, essa segunda estrela é composta de um material extremamente denso ("todos os seres humanos juntos não conseguiriam carregá-la", diz a tradição dogon), embora seja uma estrela muito pequena. Além disso, segundo os dogons, essa segunda estrela, próxima a Sirius, teria uma órbita de 50 anos em volta da sua estrela-maior. Os antropólogos calculam que esse conhecimento faça parte da mitologia dos dogons durante vários séculos.

DESCOBERTA - E o que mais intriga é que a pequena e densa estrela em volta de Sirius foi observada oficialmente pela primeira vez em 1862, pelo astrônomo Alvan Clark. Ele a observou ao telescópio e a catalogou. Essa descoberta confirmou que os dogons falavam da pequena estrela séculos antes de ser vista através de um telescópio. Como isso é possível?

Esse intrigante mistério foi tema do livro "O Mistério de Sirius", lançado em 1976 por Robert Temple, um pesquisador e escritor inglês. A tese de Temple nesse livro é de que seres extraterrestres estiveram na Terra 5 mil anos atrás e nos revelaram muitos segredos da galáxia, entre eles as informações sobre a pequena estrela que gira ao redor de Sirius.

A comunidade científica ridicularizou Temple. Vários astrônomos conhecidos, entre eles o falecido Carl Sagan, apresentaram sua explicação. Segundo eles, missionários franceses visitaram intensamente os dogons na década de 20 e teriam transmitido essas informações aos indígenas africanos.

Essa explicação "científica" de Sagan e seus companheiros também não bateu muito bem, nem no mundo científico nem entre os mais crédulos na tese dos extraterrestres. Entre outras coisas, porque parece bastante difícil que missionários franceses possam ter falado com os dogons sobre uma pequena e densa estrela em volta de Sirius, inclusive com detalhes sobre sua órbita. Não faria sentido missionários estarem falando sobre isso, não só por terem outros assuntos, relativos às suas missões, mas também pelo desnível cultural entre eles e os indígenas africanos.

ANCESTRAIS - Além disso, os dogons reafirmam que esse conhecimento tem muitos séculos, tendo sido transmitido de geração em geração. Além das informações sobre a pequena estrelas, os dogons dizem que seus antepassados vieram de lá. E eles praticam, todos os anos, uma dança sagrada que conta a história dos ancestrais dogons vindos daquela estrela. O mais intrigante é que eles dançam com máscaras de palha que lembram as máscaras dos nossos astronautas.

Após a explicação de Sagan surgiram outras, todas elas mais difíceis de serem aceitas que o próprio mito dos dogons. Uma delas diz que no passado os dogons teriam uma visão extremamente apurada, que lhes havia permitido observar a pequena estrela a olho nu. Além de infundada, essa versão não explica as informações sobre a densidade da estrela, sua órbita e as máscaras da dança dogon. Outra afirma que no passado os antigos egípcios teriam poderosos telescópios.

(máscara de dança)
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
Re: Estrela Sirius, mistério extraterrestre
« Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2005, 21:10:18 »
Mais misteriosas máscaras dogons:

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
Re.: Estrela Sirius, mistério extraterrestre
« Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2005, 00:17:54 »
http://www.str.com.br/ca/jgarrido_dogonsirius.htm

Leia esse texto, explica bem esses mistérios dos Dogon....

:arrow: Dica, se você estiver vendo texto com caracteres japoneses no meio, vá no menu Exibir>Codificação do seu navegador e mude para "Western Europeu" (ou algo semelhante)

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
Re: Re.: Estrela Sirius, mistério extraterrestre
« Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2005, 09:29:15 »
Citação de: Tash

:arrow: Dica, se você estiver vendo texto com caracteres japoneses no meio, vá no menu Exibir>Codificação do seu navegador e mude para "Western Europeu" (ou algo semelhante)

Comecei a ler o texto referido, fui além da metade, e não tive estômago para ir até o fim.

Só um comentário: As tradições dogons são orais, não há registro algum, portanto sofrem modificações de geração a geração.

Nada mais a acrescentar...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #4 Online: 22 de Fevereiro de 2005, 10:44:17 »
Citação de: Euzébio

Comecei a ler o texto referido, fui além da metade, e não tive estômago para ir até o fim.

Só um comentário: As tradições dogons são orais, não há registro algum, portanto sofrem modificações de geração a geração.

Deveria ter lido. O texto é muito interessante...
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #5 Online: 22 de Fevereiro de 2005, 19:26:42 »

Conclusão: Tópico morto, o próprio autor não quer dar continuidade à discussão...  :o

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #6 Online: 23 de Fevereiro de 2005, 14:41:22 »
É muito triste, Tash, verdadeiramente deprimente o que se diz e o que se faz com as tradições de povos primitivos.

Quer dizer então que tradições de milênios foram influenciadas - em pouqíssimos anos - por missionários europeus?...

Eu não vejo esta mesma influenciação na tradição de nossos índios, "catequisados" pelos europeus. Que significa isto? Nossos índios são mais resistentes que os silvícolas africanos?

E os próprios missionários que tiveram os primeiros contatos com os dogons, por que não se manifestaram, por que não depuseram a favor ou contra? Ou melhor, por que mandar astrônomos ao seio de civilizações primitivas? Para zombar de suas tradições?...

Mas, vamos lá.

Embora o livro de Temple tenha merecido críticas mais favoráveis que os outros livros do gênero "Astronautas da Antigüidade", as críticas que lhe fizeram o escritor de ciência popular, Ian Ridpath, e o astrônomo Carl Sagan influenciaram negativamente a seriedade com que a opinião da elite viria a tratar "The Sirius Mystery". Temple reclamou que as revistas, da Omni à Nature, recusavam-se a publicar suas respostas às críticas que publicavam.

Ridpath delineou uma explicação simples (e depois transmitiu-a a Sagan): os dogons teriam recebido seu conhecimento astronômico, supostamente antigo, de informantes modernos que conheciam Astronomia, presumivelmente ocidentais que teriam discutido Astronomia com os sacerdotes dogons, que logo teriam incorporado a nova informação a respeito de Sírius ao corpo das antigas tradições sobre a estrela. A antropóloga francesa Germaine Dieterlen, que passara quase toda a vida com os dogons, e cujo trabalho sobre mitologia dos dogons fora o primeiro a chamar a atenção de Temple, declarou, quando foi entrevistada por um repórter do programa Horizon, da BBC, que a hipótese era "absurda". Ao fazer a declaração, ergueu um artefato dogon de 400 anos que mostrava a configuração de Sírius.

Temple assinalou também que parte dessa informação, por exemplo, a que diz respeito à superdensidade da Sírius B, só existia há alguns anos quando os antropólogos a colheram entre os dogons em 1931. Os antropólogos, escreveu Temple, "saberiam, no curto período de dois a três anos que os antecederam, se algum grupo de astrônomos ocidentais amadores tivesse ido ao ermo interior de Mali implantar tal conhecimento nas mentes dóceis dos sacerdotes dogons. O que deixa perplexo é que, como seria possível toda essa informação passar para a cultura dogon e adjacentes, de uns dois milhões de pessoas, e ser incorporada às centenas de milhares de objetos, símbolos, tapetes trançados, estátuas esculpidas e etc, que existem nessas culturas, associados ao Mistério de Sírius em apenas dois ou três anos?" Estas e outras observações, publicadas como "Carta Aberta a Carl Sagan" em Zetetic scholar (O Estudioso Zetético), não tiveram resposta do destinatário.

Ridpath, Sagan e um crítico posterior, James E. Oberg, trataram os contra-argumentos de Temple, um por um, como se estes não existissem. Oberg, por exemplo, usou a hipótese do informante moderno num artigo da Fate, ao que Temple respondeu com uma crítica detalhada na edição seguinte. Oberg incorporou seu artigo, palavra por palavra, a um livro posterior, que, além de não responder a Temple, ignorou a crítica que Temple fizera. Guardians of the Universe? (Guardiões do Universo?), de Ronald Story, um ataque às teorias que versavam sobre o astronauta da antigüidade, recicla a balela, hoje indestrutível, de que as crenças dos dogons que dizem respeito a Sírius têm origem recente. Story insinua que "quanto mais nos aprofundamos no mistério de Sírius, menos misterioso ele fica... Há informações-chave que foram omitidas, ou que escaparam ao autor da história", crítica que, com mais justiça, caberia contra Story, Sagan, Ridpath e Oberg.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #7 Online: 23 de Fevereiro de 2005, 17:50:09 »
Eu não vejo esta mesma influenciação na tradição de nossos índios, "catequisados" pelos europeus. Que significa isto? Nossos índios são mais resistentes que os silvícolas africanos?

É que a TV não mostra, mas eles além de usarem roupas e terem casas de alvenaria, assistem TV e jogam futebol. Muitos até chegam a fazer parte do mercado negro de venda de madeiras!

Não são tão "puros" assim quanto pensa... :roll:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Março de 2005, 14:59:11 »
:histeria:  :histeria:  :histeria:  :histeria:  :histeria:

A historia em si, apesar de possuir essencia puramente anedotica, eu nao vou ridicularizar, ja que faltam maiores informacoes.Agora, estas mascaras sao um sarro.Compara-las aos capacetes de astronautas chega a ser hilario, principalmente as de coelhinhos( :lol:  :lol: ).Ah sim, as orelhas nada mais sao do que a mais fidedigna representacao das antenas de comunicacao dos capacetes, claro!!!!

Bom, diante disto, no minimo podemos dizer que eles eram pessimos artistas...

Brilhante representacao de um coelho ou astronauta???
Astronauta, claro, seus cegos!!!( :roll: )

Beijocas
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Março de 2005, 15:06:22 »
Conclusão: Tópico morto, o próprio autor não quer dar continuidade à discussão...  :o
Ah, vc nunca tinha visto ele fazer isso antes?

Com relação ao tópico... Euzébio, você acha que Sirius Black volta em "O príncipe mestiço"?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Março de 2005, 21:36:28 »
ahahahahaha... o Osias gosta de Harry Potter!  :lol:

rizk

• Visitante
« Resposta #11 Online: 24 de Março de 2005, 00:06:52 »
Eu não sou o Euzébio mas digo: VOLTA NADA, morreu morreu cara! Se não ressucitaram os pais dele, como vão ressucitar o sirius!!! É imprescindível para o curso da história, para confiigurar o harry como o herói, que ele salve o mundo SOZINHO, e ele estava apegado demais ao sirius, não ia dar certo. Quanto menos amores, menos fraquezas, compreende? E o Neville, hein, tem algo muito esquisito pegando! Vocês já leram isto? Eu estou lendo e achando fenomenal.
OSIAS eu te amo! Vamos discutir harry potter, adoro! :lol:

Essa máscara selecionada pela dani  parece o coelhinho da páscoa, a propósito.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #12 Online: 24 de Março de 2005, 08:39:40 »
Citação de: Daniela
:histeria:  :histeria:  :histeria:  :histeria:  :histeria:

Não entendi o motivo da histeria...  :x

A historia em si, apesar de possuir essencia puramente anedotica, eu nao vou ridicularizar, ja que faltam maiores informacoes.

Normalmente condenamos aquilo que não compreendemos. Isto é normal e puramente humano...

Agora, estas mascaras sao um sarro.

Não deixe nenhum DOGON escutar isto. Você correrá sério risco de vida...

Compara-las aos capacetes de astronautas chega a ser hilario, principalmente as de coelhinhos( :lol:  :lol: ).

Compará-las a coelhinhos chega a ser hilário. Ô falta de perspectiva...

(já sei: você é uma destas que acreditam que coelhos põem ovos - e de chocolate, não é mesmo?)

Ah sim, as orelhas nada mais sao do que a mais fidedigna representacao das antenas de comunicacao dos capacetes, claro!!!!

Sim, pode ser. De acordo com a visão de primitivos silvícolas.

Bom, diante disto, no minimo podemos dizer que eles eram pessimos artistas...

Não, não podemos. Muito ao contrário, eram excelentes artesãos escultores. Apenas retratavam conforme o que os seus cérebros podiam registrar.

Brilhante representacao de um coelho ou astronauta???
Astronauta, claro, seus cegos!!!( :roll: )

Não somente os coelhos têm orelhas compridas, existem outros animais "orelhudos"...  :)  :P  

Beijocas

:oops: Oops...

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #13 Online: 24 de Março de 2005, 08:51:10 »
Citação de: osias
Ah, vc nunca tinha visto ele fazer isso antes?

Às vezes eu esqueço de marcar o "avise-me quando algum interessado responder ao tópico", às vezes é por absoluta falta de tempo, e às vezes também é por estar sem saco para dar continuidade à discussão, pela absoluta certeza de estar dando murro em ponta de faca.

Mas no fundo eu gosto de responder às provocações e aos questionamentos, é por isso que estou aqui...

Com relação ao tópico... Euzébio, você acha que Sirius Black volta em "O príncipe mestiço"?

¿Pelamordedeus, do que é que você está falando?¿?  

?¿?
:ooh:

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #14 Online: 24 de Março de 2005, 08:53:07 »
Citação de: rizk

Ah, você também acredita que coelho põe ovo, né? E de chocolate...  :roll:

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #15 Online: 24 de Março de 2005, 09:28:32 »
OSIAS eu te amo!
Me dei bem!! (você é solteira, né?)

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #16 Online: 24 de Março de 2005, 09:28:40 »
Citação de: Euzebio
Compará-las a coelhinhos chega a ser hilário. Ô falta de perspectiva...

(já sei: você é uma destas que acreditam que coelhos põem ovos - e de chocolate, não é mesmo?)

Piadista, como sempre, Euzebio.Confesso que nao é a mim que voce deveria dirigir esta indagacao, e sim a voce mesmo, principalmente se levarmos em consideracao o fato de voce acreditar nas famosas fotos ectoplasmaticas de CX...
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #17 Online: 24 de Março de 2005, 09:30:20 »
Só estamos dizendo isso é claro porque estamos na semana da páscoa. Se fosse Natal iríamos dizer que parece Papai-Noel

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #18 Online: 24 de Março de 2005, 15:56:49 »
o nível das máscaras de coelinho está caindo...

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #19 Online: 24 de Março de 2005, 16:34:00 »
Vocês já leram isto
valeu pelo Link, vou por na minha comunidade Orkut sobre o Potter. Aliás... voce a conhece?

rizk

• Visitante
« Resposta #20 Online: 24 de Março de 2005, 17:08:06 »
E NÃO, se fosse natal não ia ser diferente, as últimas duas máscaras que ele postou parecem coelhinho mesmo, tem as orelhas e o narizinho.

Osias, eu não uso mais o orkut, não vejo objetivo. Mas tô procurando gente adulta e simpática pra abrir uma lista de discussão "harry potter para maiores", porque ir nos fóruns da molecada dá nos nervos, dá vontade de botar o Wilfredo para moderá-los.

Euzébio, não sei de onde você tirou isso. Mas lembrei agora que aquela propaganda da Lacta "não é porque você não vê que o coelhinho não existe: o amor existe, a amizade existe, etc" me deu nos NERVOS, dá vontade de borar o Aurélio para escrever para eles.

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Março de 2005, 17:14:05 »
E NÃO, se fosse natal não ia ser diferente, as últimas duas máscaras que ele postou parecem coelhinho mesmo, tem as orelhas e o narizinho.
Foi uma piada, querida.
Osias, eu não uso mais o orkut, não vejo objetivo. Mas tô procurando gente adulta e simpática pra abrir uma lista de discussão "harry potter para maiores", porque ir nos fóruns da molecada dá nos nervos, dá vontade de botar o Wilfredo para moderá-los.
Minha comunidade é diferente, ao menos entre lá pra ver do que se trata: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=980323

E quanto a lista de discussao, tente http://br.groups.yahoo.com/group/armada-de-dumbledore, meu amigo Leo é o moderador.

Offline Osias

• Nível 18
  • *
« Resposta #22 Online: 24 de Março de 2005, 17:18:34 »
OSIAS eu te amo!
Me dei bem!! (você é solteira, né?)
Espera aí... não é você a mesma Michele que me sacaneou no tópico STR da sóciolinguística...?

(osias, cala a boca, de mulher bonita não se guarda rancor!!!)

Offline DarkWings

• Nível 02
  • *
« Resposta #23 Online: 05 de Abril de 2005, 08:25:46 »
Essa tribo também é responsável pela importante manifestação cultural chamada "Dogon é mau" :)

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #24 Online: 05 de Abril de 2005, 09:51:07 »
Todas estas coisas que você fala, Aurélio, são conclusões suas. Nada disso é verdade.

Eu apenas lhes apresento uma outra opção para a nossa realidade e para a nossa origem, a origem da raça humana. (não peço a ninguém que a abrace, apenas a apresento)

O cético se basear no darwinismo para dizer que a verdade é assim ou assada, tem a mesma medida e o mesmo peso de o crente dizer que a Bíblia é que está certa, que a nossa origem é estritamente divina.

Eu JAMAIS diria que ambos estão errados, como fazem uns com os outros. Ao meu ver, ambos estão corretos. No entanto, tenho coragem suficiente para dizer que ambas as opções têm falhas, que deixam enormes vazios, que por sua vez geram dúvidas e incertezas.

A Teoria da Visitação Extraterrestre também não é perfeita, mas para o meu intelecto é a que melhor me explica as nossas origens. Assim sendo, como posso substituí-la por evolucionismo ou por criacionismo? Se assim o fizesse, estaria sendo honesto comigo mesmo? E quais motivos eu teria para substituí-la, se o que vemos hoje é o Homem caminhando a lentos passos para a Era das Viajens Espaciais? Quem me garante que já no próximo século não seremos nós os deuses astronautas, colonizando outros mundos, levando nossa Ciência e nossa Filosofia para povos primitivos, ensinando-os as técnicas de cultivo, de construção, introduzindo-lhes a roda e o fogo, a escrita e até mesmo algumas técnicas de combate?

Perdoe-me se torro a sua pouca paciência, Aurélio, mas eu ainda sou mais os Extraterrestres!  8)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!