Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos.
Generalização. Nem todo brasileiro faz isso.
Outro erro. Ressaltar e reclamar dos problemas do país não é o mesmo que dizer que "todo mundo presta". O que aliás nem é verdade. Por exemplo, alguns países africanos são um lixo, bem piores do que o país. A comparação com o exterior serve, no mínimo, para demonstrar que é possível mudar e melhorar.
Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado.
Só existe uma companhia telefônica e pasmem!: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.
E isso prova o que em relação ao Brasil? Nada. O problema da Holanda não justifica os problemas do Brasil.
Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma m ão suja entregam o pão ou a carne.
E daí? Isso é problema deles, não nosso, isso justifica quais problemas brasileiros? Nenhum.
Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.
E daí? O que isso tem a ver, por exemplo, com a corrupção e o mal uso do dinheiro público no Brasil? Nada. Se tivesse algo relacionado justificaria um problema brasileiro? Não, um erro não justifica o outro.
Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.
E daí? Isso justifica algum problema brasileiro? Não.Outra coisa, isso me cheira a mito, não tive problema NENHUM por ser não fumante, pelo menos nos locais em que estive.
Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de 'Como conquistar o Cliente'.
Falso. Depende do local. Pode até ser o caso da maioria dos restaurantes, não é a totalidade deles. Experiência própria e recente.
Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos.
E daí? Qual o problema? Se uma cultura é fraca, tão fraca que não pode se impor frente a uma estrangeira tem mais é que sumir mesmo.
Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língu a Portuguesa.
E daí? Quem quer vender tem que se adaptar ao mercado.
Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc... Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.
Ohhhh. Coitadinhos dos brasileiros, nunca tem culpa de nada, não tem culpa de eleger os políticos que elegem, não tem culpa de não participar mais da vida pública e cobrar os políticos, não tem culpa de nada. São vítimas. Ohhhhh. Nem vou dormir essa noite de preocupação.
Os dados são da Antropos Consulting:
1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.
Sim, e daí? Só por isso eu vou fechar os olhos para as mazelas? Não.
2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.
Sim, e daí? Só por isso eu vou fechar os olhos para as mazelas? Não.
3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.
Entre em uma área dominada pelo tráfico, sem ser autorizado, que você vai ver o que é a solidariedade.
4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atra s ando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.
Logo, o país é maravilho, e fecharemos os olhos para as mazelas. Fora os que contestam a segurança do sistema eleitoral brasileiro. E o problema não está na apuração, está na condução da política.
5. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.
Claro, a maioria entra no orkut para jogos do "Beija ou chuta" e coisas do mesmo nível intelectual alto, tão alto que não deve alcançar um rodapé. Nada contra quem faz isso, cada um se diverte como quiser.
6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.
E daí? Isso justifica ou nega alguma crítica à política brasileira? Não.
7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.
É, e o nível da qualidade da educação piora ano a ano. Bela porcaria colocar crianças que vão sair da escola sem capacidade de entender um texto simples.
8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.
E daí? Isso justifica ou nega alguma crítica à política brasileira? Não.
Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas.
E daí? Isso justifica ou nega alguma crítica à política brasileira? Não.
10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.
E daí? Isso justifica ou nega alguma crítica à política brasileira? Não.
11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.
E daí? Isso justifica ou nega alguma crítica à política brasileira? Não.
Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?
Quem disse que só se fala mal? Criticar é um direito de todos, mas tapados como o autor deste texto tem uma mania de querer censurar os outros. É bom? Elogio. É ruim? Críticas. Simples assim.
1. Po r que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?
Fontes?
2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?
Fontes?
3. Que suas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?
Claro, são privadas, fossem estatais imagino o cabide de emprego que seriam, com dinheiro público.
4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?
Tente abrir uma empresa pequena no país, sobreviver por 5 anos no mercado, depois a gente conversa sobre empreendedorismo.
5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?
Ainda somos uma democracia. Onde o voto é obrigatório e chamam de direito. Onde a mesma classe de políticos faz de tudo para se manter no poder. Onde boa parte da população troca o voto por um Bolsa qualquer coisa. Bela democracia.
6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?
Ha ha ha ha ha ha. Quantos foram punidos no escandâlo do mensalão?
7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?
Vá até uma área dominada por traficantes para conhecer a hospitalidade deles.
Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.
Isso ai. Vamos rir da própria desgraça e sambar bastante. Para quê arregaçar as mangas e resolver os problemas? Vamos amar o brasil acima de tudo.
É! O Brasil é um país abençoado de fato.
Abençoado? Sou ateu, dispenso groselhas religiosas.
Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos.
Bela união. Será que o autor do texto já ouviu falar das cotas racias, são uma bela prova de união. Credos? Se declare ateu para a sua família. Dependendo da família você pode ser expulso de casa sem nada. Experiência própria.
Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques.
Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente.
Bendita seja, querida pátria chamada
Brasil!!
Bendito é o catzo! O povo não oferece clima nenhum, é uma característica do país, geográfica, natural. Nada a ver com o povo.
Divulgue esta mensagem para o máximo de pessoas que você puder. Com essa atitude, talvez não consigamos mudar o modo de pensar de cada brasileiro, mas ao ler estas palavras irá, pelo menos, por alguns momentos, refletir e se orgulhar de ser BRASILEIRO!
Orgulho? Não obrigado. Prefiro a crítica, o dia em que este país me der motivo para ter orgulho dele, terei.
Nacionalismo burro que ama a pátria apenas por ser a pátria eu dispenso.
Outra coisa, cade as fontes deste texto?