De qualquer forma essa tempestade solar é uma possibilidade, não é algo que definitivamente vai afetar a Terra. Segundo o ducumentário, para a gente sifu é preciso que o Sol ejete uma quantidade de partículas carregadas na direção da Terra - pode ser que ele "erre o alvo" e se entendi direito, ainda é necessário que a luz esteja na polaridade certa, caso contrário não vai acontecer nada. Então provavelmente vamos sobreviver a 2012, mas o vídeo chama a atenção para o fato de que mais cedo ou mais tarde a gente pode enfrentar uma tempestade solar séria. Pode não ser nem neste séculos, mas a medida que nos tornamos mais dependentes da eletrecidade a ameaça é maior.
Supondo que a catástrofe aconteça, essa não seria uma extinção em massa. As espécies mais afetadas seriam a humana e as que mais dependem de nós, como os animais domésticos. Para as outras espécies do planeta isso poderia ser até um bom negócio

No nosso caso, o problema é que somos 6,7 bilhões de pessoas e não existe a possibilidade de toda essa população se alimentar sem eletricidade: isso afetaria a produção agrícola e a distribuição de alimentos, a purificação e distribuição de água e ainda congelaria a economia. Em pouco tempo as grandes cidades enfrentariam crises de desabastecimento e as consequências são previsíveis: fome, violência e desespero. Seria difícil o Estado manter a ordem e cairíamos rapidamente em anarquia.
Eu estava falando sério quando falei em estocar comida. Acho que não faz mal nenhum sermos prevenidos e mantermos uma prateleira bem cheinha com vários sacos de arroz e feijão para aguentar alguns meses, além de um bojão extra de gás e uns três ou quatro galões de água mineral bem guardadinhos. Não apenas para o caso remoto de uma tempestade solar, mas para qualquer eventual convulsão social, ou mesmo fatos mais triviais, como o caso de perder o emprego e não ter uma outra fonte de renda para se virar.