O importante é reconhecer que ainda existem fatos sem explicação, o que também não quer dizer que sejam extraterrestres, sobrenaturais, etc e tal e que um dia não possam ser explicados.
Não é o seu caso JCatino, mas fico puto quando vejo pessoas negando ou ridicularizando fenômenos não explicados com a maior cara-de-pau, como se só pudesse existir aquilo que tem uma explicação científica e não é bem assim...
É verdade, simplesmente essa não é uma atitude cética, é uma atitude anti-pesquisa.
Temos descoberto muita coisa olhando como os fenômenos atmosféricos mais simples muitas vezes são a origem de OVNIS. Sem pesquisa imparcial jamais saberiamos como esses acontecimentos se manifestam.
Gigaview, mesmo o projeto blue book (força aerea americana) identificou casos não explicados.
Não acho que todos os fenomenos não explicados sejam simplistas, alguns são dificeis de explicar, mas não apelo pra hipotese extra-terrestre quando deparo com algo assim...
Acho mais provável haverem fenomenos meteorologicos ou outros ainda não conhecidos, como por exemplo a relativamente nova descoberta dos sprites (fenomenos eletricos que ocorrem acima das nuvens, e o estudo e compreensão destes fenomenos é importante para o avanço cientifico.
Eu não tenho muita paciencia com ufolatras, esses sim com a simplista explicação de que se não é identificado é ET... HET é uma possibilidade, mas ao que parece muito pequena em relação a outras possibilidades.
Se minhas colocações parecem se encaixar em sua observação sobre o simplismo de só haver explicações cientificas não foi essa a intensão, mesmo porque concordo com voce.