Autor Tópico: Documentos militares sobre óvnis  (Lida 1972 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Christiano

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 388
  • Sexo: Masculino
    • CBP+18
Documentos militares sobre óvnis
« Online: 12 de Janeiro de 2009, 13:35:48 »
A Folha de S.Paulo e o UOL falaram sobre os documentos militares sobre óvnis recebidos pela Comissão Brasileira de Ufólogos, em decorrência da campanha "UFOs: Liberdade de Informação Já". As matérias do jornal estão nos links abaixo:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1101200907.htm
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1101200908.htm
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1101200909.htm
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1101200910.htm

O Fernando Rodrigues, autor das matérias, também postou sobre os documentos em seu blog no UOL: http://uolpolitica.blog.uol.com.br/arch2009-01-11_2009-01-17.html#2009_01-11_02_17_20-9961110-0

Ele também reproduziu as duas matérias principais nos links http://uolpolitica.blog.uol.com.br/arch2009-01-11_2009-01-17.html#2009_01-11_01_43_49-9961110-0 e http://uolpolitica.blog.uol.com.br/arch2009-01-11_2009-01-17.html#2009_01-11_01_38_45-9961110-0

Luis Nassif também comentou o assunto no seu blog no IG: http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/01/11/defesa-e-ovnis/

O site do Latin American Herald Tribune também publicou uma matéria em inglês sobre os documentos: http://www.laht.com/article.asp?ArticleId=325239&CategoryId=14090
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
http://cbp18.ideaboard.net/

Offline Fabulous

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.425
Re: Documentos militares sobre óvnis
« Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2009, 13:37:03 »
Área restrita. :(
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Christiano

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 388
  • Sexo: Masculino
    • CBP+18
Re: Documentos militares sobre óvnis
« Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2009, 13:51:46 »
Os links do blog do Fernando também são restritos? Vou reproduzir as matérias abaixo então.

Citar
SNI investigou óvnis durante a ditadura

Forças Armadas têm relatos de objetos voadores desde 1952

FERNANDO RODRIGUES

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

"Um objeto luminoso, que fazia evoluções em alta velocidade sobre a parte frontal da cidade de Colares [no Pará]" foi visto pelo menos duas vezes, há pouco mais de 30 anos, nos dias 16 e 22 de outubro de 1977. "A forma do objeto era cilíndrica, quase cônica", diz um relato pormenorizado. Um desenho rudimentar dessa suposta espaçonave interestelar completa a descrição do episódio.
O documento relatando esse caso não foi produzido por aficionados de objetos voadores não-identificados, ou óvnis, como se convencionou chamar esse tipo de visão celeste.
Trata-se de um trecho de um informe oficial do governo. Tem 86 páginas, é classificado como "confidencial" e saiu do extinto SNI (Serviço Nacional de Informações), o órgão de espionagem da ditadura militar (1964-1985) -hoje sucedido pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência).
O SNI participou parcialmente de uma missão comandada pela Aeronáutica nos Estados do Pará e do Maranhão, no final de 1977 e início de 1978. O serviço secreto brasileiro era então comandado pelo general João Batista de Figueiredo. Em 1979, ele se tornaria o último presidente militar antes da redemocratização do país.
Quando o SNI tomou parte dessa operação de caça a óvnis, o regime autoritário já entrava em sua fase crepuscular. O Brasil estava menos convulsionado. O governo havia sufocado os focos de esquerda mais radicais. O "milagre econômico" era coisa do passado, mas o país ainda crescia a taxas anuais de 5%. Os órgãos de segurança estavam mais livres para procurar novos inimigos a combater.
Em meados de 1977, os jornais do Pará e do Maranhão traziam insistentes relatos sobre "luzes misteriosas, causadoras de mortes e alucinações". Pessoas em contato com o fenômeno apresentavam sintomas de "paresia [paralisia incompleta] generalizada, hipetermia, cefaleia, queimaduras superficiais, calor intenso, náuseas, tremores do corpo, tontura, astenia [fraqueza] e minúsculos orifícios na pele".
A Aeronáutica não titubeou. Mobilizou homens e recursos para uma missão. Num ato de humor involuntário, batizou a empreitada para buscar discos voadores com o nome autoexplicativo de Operação Prato, segundo relato do SNI.
Além dos agentes do serviço secreto e dos oficiais da Aeronáutica, houve também algum tipo de colaboração da Marinha, coletando histórias com pescadores locais.
A ideia era comprovar se havia óvnis na região litorânea entre o Pará e o Maranhão.
Os agentes se dividiam em turnos. Faziam vigílias noturnas até o dia amanhecer em lugarejos pouco povoados.
O documento do SNI é apenas um extrato do que está na Aeronáutica e permanece em segredo. O esforço dos "observadores" militares às vezes resultava em nada. Por exemplo, no dia 27 de outubro de 1977:
"1h15 - Observadores instalados no alto da caixa d'água";
"4h05 - Populares observam o deslocamento de uma intensa "luz" ao nível das árvores (Roberto), informam aos observadores postados na caixa d'água (30 a 40 m de altura) ao nível do topo das árvores, nada observado. Restante do período, nada a relatar".
Quando raiava o dia, descanso. Sucessivos relatos dos militares da Operação Prato começam assim: "6h30 - descanso até as 14h".
Eles dormiam de dia e trabalhavam à noite. Algumas vezes, a intensa atividade celeste no turno da noite levava o descanso a se estender até as 15h.
No dia 5 de novembro de 1977, muitas luzes chamaram a atenção dos oficiais da Aeronáutica na missão de encontrar os óvnis:
"1h00 - Observada "luz" pairando sobre a água no rumo de Joanes/Jobim (PA)";
"2h15 - Observada "luz" coloração azulada forte, próxima ao farol de Colares, deslocou-se com velocidade sobre a água para o norte. Observou-se uma luminosidade reflexa sobre a água até as 3h25".
O relatório do SNI não explica o que eram de fato essas luzes. Traz alguns desenhos sugerindo serem naves espaciais. A câmera da marca Minolta modelo SRT-101 usada para fotografar os óvnis chegou a registrar "uma mancha branca, como se fosse uma luz".
Em outra oportunidade, "a revelação mostrou uma mancha preta, como se tivesse queimado o filme".
Em um trecho, fica claro o ceticismo dos militares: "A equipe do 1º Comar [Comando Aéreo Regional] regressou a Belém [PA] mantendo-se reservada com o que foi observado. Não há um consenso entre os membros da equipe sobre o que foi visto, mas parece que essa atitude está intimamente relacionada com o receio de cair no ridículo perante os colegas".

"ET de Varginha" em sigilo
O documento do SNI sobre a missão da Aeronáutica interessada nas coisas do espaço sideral só se tornou público graças a um pedido da CBU (Comissão Brasileira de Ufólogos).
Ufólogo vem de UFO -em inglês, "unidentified flying object", o mesmo que óvni.
Com base num direito garantido pela Constituição do Brasil, os ufólogos pediram acesso a documentos sobre óvnis guardados pelas Forças Armadas e outros órgãos oficiais do governo federal. O requerimento foi protocolado na Casa Civil da Presidência em 26 de dezembro de 2007.
Em 31 de outubro passado, dez meses depois, chegaram as primeiras 213 páginas de papéis antigos e confidenciais da Aeronáutica. São datados de 1952 a 1969. Na última quinzena do mês passado apareceu o relatório de 86 páginas do SNI, relativo à Operação Prato, de 1977 e 1978. Isso foi tudo.
"É certo que há muito mais a ser revelado. Já apresentamos um novo pedido no dia 5 deste mês e podemos, se for o caso, entrar com um mandado de segurança para que os documentos sejam liberados", diz Fernando de Aragão Ramalho, da comissão dos ufólogos.
Uma das joias mais preciosas para os ufólogos estaria ainda nas prateleiras dos militares sob a classificação de "ultrassecreto": o caso conhecido como o "ET de Varginha", referente a uma aparição nunca confirmada de dois visitantes espaciais à cidade mineira do mesmo nome, no ano de 1996.
À época, segundo relatos coletados pelos ufólogos, o Exército investigou o episódio. No requerimento enviado à Casa Civil, há mais de um ano, são citados 12 oficiais que teriam participado da operação diretamente. O governo ignorou a pergunta sobre o caso "ET de Varginha" e outros.
A Folha entrou em contato com o Ministério da Defesa. Indagou a razão de os ufólogos não receberem resposta específica para as perguntas.
O Exército reagiu com um comunicado lacônico. Não nega nem confirma a participação dos 12 militares no caso de Varginha. Também não responde se mantém esse ou outros arquivos em seu poder sobre supostos óvnis e seres de outros planetas.
Os militares finalizam afirmando que o "prazo de sigilo de documentos" está regulado pelo decreto 4.553, de 2002. Há uma imprecisão nessa resposta. Esse decreto, editado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, fixava em 50 anos o prazo máximo para certos papéis serem mantidos longe do público. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou o decreto 5.301, em 2004, reduzindo esse período para 30 anos. Em ambos os casos, o sigilo pode ser renovado indefinidamente, até a eternidade.
Mas, mesmo sem revelar o que o Exército tem arquivado a respeito do caso "ET de Varginha", os documentos oficiais divulgados até agora pelo governo mostram que autoridades brasileiras tiveram interesse e investigaram óvnis ao longos dos últimos quase 60 anos.
O estudo mais curioso é de 1969. Foi supervisionado por um organismo da Aeronáutica: o Sioani (Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não-Identificados).
Funcionários do Sioani entrevistavam pessoas em várias partes do Brasil para coletar informações sobre aparições de possíveis alienígenas. Classificavam os informantes de maneira meticulosa, inclusive os que apresentavam "psicopatologia definida" e "desvio de personalidade".
Ao final, 63 desenhos ilustram o que seriam os óvnis avistados pelos brasileiros no final dos anos 60.
Essa galeria de rabiscos produzidos pela Aeronáutica remete a imagens comuns em séries de TV da época, como "Os Jetsons" e "Perdidos no Espaço". Em dois casos, a nave espacial desenhada tem nítida influência de um automóvel esportivo popular no Brasil daquele período. Tem o "formato de Karmann-Ghia", afirma o documento.
Fonte: Folha de S.Paulo, Brasil, domingo, 11/01/2009

Citar
Caso mostra como regra de acesso a dados públicos é frágil

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Mais do que mostrar um aspecto pitoresco das atividades secretas na ditadura militar, os casos de discos voadores investigados pelo SNI e pelas Forças Armadas revelam a fragilidade do sistema de classificação, conservação e divulgação de documentos públicos no Brasil.
A Comissão Brasileira de Ufólogos solicitou acesso aos documentos sobre óvnis em 26 de dezembro de 2007. Recebeu a primeira resposta parcial em outubro de 2008. E alguns documentos de relevância foram liberados só em dezembro.
Muitos dos documentos requeridos pela CBU continuam em sigilo. Não há resposta satisfatória do governo se algum dia serão liberados. É o caso do episódio popularmente conhecido como "ET de Varginha", ocorrido na cidade mineira de mesmo nome, em 1996.
O Exército investigou o episódio, segundo o pedido de informações da CBU. O Ministério da Defesa e o Exército nunca responderam.
"Na dúvida, o burocrata sempre suprime informação. Prevalece no país uma cultura de sigilo, não importando a relevância do documento em questão", diz Claudio Weber Abramo, diretor-executivo da ONG Transparência Brasil.
O Brasil não tem uma lei ampla que facilite o acesso da população a informações produzidas pelo Estado. Mais de 60 países já têm essa legislação.
A Constituição garante o direito de acesso a informações públicas, mas o Congresso nunca regulou o dispositivo. A lei mais recente que trata do tema é a 11.111, de 2005. Patrocinada pelo governo Lula, ela aborda extensivamente as regras de sigilo e muito pouco o sistema de liberação de dados ao público.
No projeto de lei que o Planalto prepara sobre acesso a informações públicas não há, em princípio, preocupação em criar um órgão que faça com que as diversas instâncias cumpram a determinação de divulgar seus documentos. (FR)
Fonte: Folha de S.Paulo, Brasil, domingo, 11/01/2009
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
http://cbp18.ideaboard.net/

Offline Christiano

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 388
  • Sexo: Masculino
    • CBP+18
Re: Documentos militares sobre óvnis
« Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2009, 13:59:40 »
Citar
SNI foi atrás até de óvnis durante a ditadura

Se hoje a impressão é que a ABIN (Agencia Brasileira de Inteligência) bisbilhota muita gente, nada se compara ao que se fazia nos tempos da ditadura militar (1964-1985). Ainda com o nome de SNI (Serviço Nacional de Informações), o serviço secreto foi caçar, veja só, até óvnis e ETs.

Abaixo, um dos desenhos de uma suposta nave espacial vista nos céus do Pará em 1977. A gravura rudimentar faz parte de um documento “confidencial” do SNI e que foi liberado no final de dezembro último pelo governo brasileiro:



Esse desenho tosco é parte de um documento de 86 páginas, disponível na íntegra aqui neste blog. Para ter acesso, clique aqui.

O interesse do governo brasileiro pela investigação de óvnis é antigo. Desde 1952, pelo menos, as Forças Armadas têm registros a respeito. Para ler todos os documentos liberados oficialmente pelo governo brasileiro, clique aqui.

Todo esse material faz parte de duas reportagens na Folha de hoje, reproduzidas nos posts abaixo. Aqui, a primeira. E a segunda reportagem.

A seguir, mais 4 pequenas ilustrações do relatório do SNI produzido em 1977 e 1978, depois que agentes secretos participaram parcialmente de uma missão da Aeronáutica na faixa litorânea entre o Pará e o Maranhão. A empreitada foi, talvez num ato de humor involuntário dos seus responsáveis, batizada de Operação Prato:









Se você quiser ver uma galeria de pequenos desenhos de óvnis preparados pela Aeronáutica no final dos anos 60, o UOL preparou um álbum de fotos. Para ver todos os mais de 60 desenhos (arquivo pesado, com mais de 40 Mb), acesse o documento completo aqui.

Toda essa documentação só veio  a público graças a um esforço da CBU (Comissão Brasileira de Ufólogos). Os ufólogos exerceram um direito disponível para todos os cidadãos brasileiros: o acesso a informações públicas expresso na Constituição. Na prática, é claro, esse direito não existe assim de maneira tão tranquila. O pedido para ter acesso aos documentos sobre óvnis guardados pelas Forças Armadas foi realizado em 26 de dezembro de 2007. Só dez meses depois, em outubro de 2008, foram liberadas míseras 213 páginas. No final de dezembro, outras 86 páginas (o relatório do SNI sobre a tal Operação Prato no Pará e no Maranhão).

Dois comentários do blog:

1) Primeiro, é fascinante que as Forças Armadas brasileiras tenham dedicado tanto tempo e energia para esse tipo de atividade. E que o resultado, a julgar pelo que foi divulgado, seja perto do patético.

2) O segundo comentário é que os ufólogos prestaram um grande serviço ao país fazendo o requerimento de informações. Mostraram como existe uma profunda cultura do segredo dentro do governo brasileiro.

O que se pediu não foi acesso a documentos sobre o enriquecimento de urânio brasileiro ou a respeito de atos de tortura nos porões da ditadura. Os ufólogos queriam apenas conhecer que tipo de estudo e investigação há nas gavetas do governo sobre óvnis e ETs. Mesmo assim, passou-se mais de um ano e apenas uma parte infinitesimal foi divulgada. Pode parecer piada, mas até relatos sobre o episódio conhecido como o “ET de Varginha” o governo não libera.

O governo Lula está para enviar uma proposta de lei de acesso a informações públicas para o Congresso. A iniciativa deve ser aplaudida. Mas é necessário que essa legislação seja eficaz para forçar uma mudança de cultura dentro de todos os níveis da administração pública.

Um documento da Aeronáutica de 9 de setembro de 1990 (já estávamos em plena democracia, portanto), classificado de "confidencial", é um exemplo de como está entranhada no governo a aversão a dar publicidade aos documentos públicos. Nesse documento de 1990 eram detalhados os "procedimentos a serem adotados (...) em caso de avistamento de objetivo voador não-identificado". Depois das explicações técnicas sobre como coletar a descrição do óvni, o relatório é claro sobre como manter os dados longe do conhecimento público: "Havendo telefonemas de jornalistas ou ‘curiosos’ solicitando informações responder que não está autorizado a fornecê-las".

Por Fernando Rodrigues
Fonte: UOL Blog - Blog do Fernando Rodrigues (UOL Política)
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
http://cbp18.ideaboard.net/

Offline Fabulous

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.425
Re: Documentos militares sobre óvnis
« Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2009, 14:05:11 »
Obrigado por disponibilizar a reportagem. :ok:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: Documentos militares sobre óvnis
« Resposta #5 Online: 12 de Janeiro de 2009, 18:34:57 »
Pura bobagem.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re: Documentos militares sobre óvnis
« Resposta #6 Online: 12 de Janeiro de 2009, 18:42:34 »
Teoria conspiracionista....Ufólatras adoram isso...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline _tiago

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.343
Re: Documentos militares sobre óvnis
« Resposta #7 Online: 14 de Janeiro de 2009, 22:16:03 »
Adoram, mas se é tudo bobagem, por que o governo não libera?
Provavelmente é tudo bobagem, grandes chances!, acontece dessa cautela do governo, desse excesso de zelo e segredos, somente fazem excitar minha curiosidade. Ainda mais pelo caso Varginha. Morei um tempo ali perto. Eu tinha 16 anos, fiquei muito impressionado! Menos expectativa sobre informações somente quando Senhor dos Anéis foi parar no cinema, ou as sequências Das Guerras nas Estrelas! Rs.
.
O governo britânico liberou informações de 20 e 30 anos atrás. Nada revelador, somente relatos.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: Documentos militares sobre óvnis
« Resposta #8 Online: 14 de Janeiro de 2009, 22:34:36 »
Adoram, mas se é tudo bobagem, por que o governo não libera?
Provavelmente é tudo bobagem, grandes chances!, acontece dessa cautela do governo, desse excesso de zelo e segredos, somente fazem excitar minha curiosidade. Ainda mais pelo caso Varginha. Morei um tempo ali perto. Eu tinha 16 anos, fiquei muito impressionado! Menos expectativa sobre informações somente quando Senhor dos Anéis foi parar no cinema, ou as sequências Das Guerras nas Estrelas! Rs.
.
O governo britânico liberou informações de 20 e 30 anos atrás. Nada revelador, somente relatos.

Não libera porque não tem nada sério para liberar. Entre liberar e virar piada, melhor não liberar.

O caso Varginha já nasceu com vocação para ser um caso comercial, para vender revistas e eventos ufológicos. Quem mais, além de ufólogos, se interessou pelo caso? Estranho, mas muito conveniente.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline _tiago

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.343
Re: Documentos militares sobre óvnis
« Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2009, 23:24:27 »
Giga,
Por que seria uma piada?

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: Documentos militares sobre óvnis
« Resposta #10 Online: 14 de Janeiro de 2009, 23:26:19 »
Porque vai aparecer nas revistas sobre Ufologia algo do tipo "Governo admite avistamento de OVNIs"...

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: Documentos militares sobre óvnis
« Resposta #11 Online: 15 de Janeiro de 2009, 00:02:34 »
Porque vai aparecer nas revistas sobre Ufologia algo do tipo "Governo admite avistamento de OVNIs"...

Exato. Além do mais, liberar não significa apenas entregar um monte de relatórios empoeirados para os ufólogos de plantão como aconteceu com esses aí em cima. Liberar informação relevante sobre supostos ETs deveria ser um processo lento envolvendo, no mínimo a comunidade científica nacional e  internacional. Dependendo da informação, o assunto deveria ser discutida até na ONU, para um posicionamento das nações de todo o mundo. Agora, por que isso não acontece? Exatamente por que não há nada de importante ou útil para apresentar, nem aqui nem em lugar nenhum. Ahhhhhhhhh, mas as nações podem estar escondendo segredos...como querem os conspiracionistas. Podem, mas por que deveriam?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: Documentos militares sobre óvnis
« Resposta #12 Online: 15 de Janeiro de 2009, 00:26:12 »
"as nações"
Tem tanto maluco, revolucionário comunista, fanático religioso kamikaze, QI de 81, e todo tipo de figura comandando nações. Porque existe tanta cooperação nessas conspirações?

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: Documentos militares sobre óvnis
« Resposta #13 Online: 15 de Janeiro de 2009, 00:35:51 »
"as nações"
Tem tanto maluco, revolucionário comunista, fanático religioso kamikaze, QI de 81, e todo tipo de figura comandando nações. Porque existe tanta cooperação nessas conspirações?

Boa pergunta. Lembra daquele discurso do Reagan na ONU? ()
As teorias da conspiração já incorporaram a ameaça externa e a consequente cooperação das nações numa Nova Ordem Mundial (NWO).
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Blue

  • Nível 07
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
Re: Documentos militares sobre óvnis
« Resposta #14 Online: 16 de Janeiro de 2009, 17:24:12 »
Ninguém nunca pensou que isso pode ter sido invenção dos militares?

Pessoas aparecem machudas e logo depois aparecem relatos de aparecimento de ovinis.
Pessoas somem e logo depois aparecem relatos de aparecimento de ovinis.


Bem conveniente para uma ditadura.

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: Documentos militares sobre óvnis
« Resposta #15 Online: 16 de Janeiro de 2009, 17:32:14 »
Ninguém nunca pensou que isso pode ter sido invenção dos militares?

Pessoas aparecem machudas e logo depois aparecem relatos de aparecimento de ovinis.
Pessoas somem e logo depois aparecem relatos de aparecimento de ovinis.


Bem conveniente para uma ditadura.

Interessante, nunca tinha pensado nisso... Mas, por outro lado, não sei de nenhum caso em que os militares tenham tentado atribuir algum desaparecimento ou coisa a parecida a atividade alienígena. Pelo contrário, até porque esses documentos eram confidenciais!

O que eu acho mais provável é o seguinte: militares são humanos. E a maioria deles não tem treinamento científico. Entre eles há céticos e há crédulos. Entre os crédulos há aqueles que acreditam em discos voadores. E entre os que acreditam em discos voadores, há os que se preocupam em investigar qualquer objeto voador não-identificado procurando evidências de atividade alienígena. Por isso, não surpreende haverem documentos secretos sobre o assunto.

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re: Documentos militares sobre óvnis
« Resposta #16 Online: 16 de Janeiro de 2009, 20:36:56 »
Já aconteceu de os militares americanos não desmentirem bobagens ufologicas, durante a guerra fria ( encobrindo os voos de espionagem do U-2, por exemplo) e até durante a 2ª guerra, no caso dos Fugos:
http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/fugos.htm
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Christiano

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 388
  • Sexo: Masculino
    • CBP+18
Re: Documentos militares sobre óvnis
« Resposta #17 Online: 18 de Janeiro de 2009, 18:10:40 »
Citação de: Claudeir Covo
Agora nos chega às mãos mais um documento confidencial antigo, do Ministério do Exército, narrando uma ocorrência ufológica, onde um sargento teve o motor do seu veículo paralisado e foi abordado por duas estranhas criaturas, em Rondonópolis, MT.
Não temos dúvidas que outros documentos confidenciais irão aparecer, bem como outros militares, com o passar do tempo, irão também se manifestar à respeito do intrigante fenômeno ufológico, pois vivemos em uma Democracia, e os Regulamentos, que foram corretamente criados na época, hoje estão ultrapassados e a população tem o direito democrático de saber a verdade.
À exemplo das Forças Armadas chilenas, o Governo Brasileiro também deveria criar um grupo de pessoas sérias, honestas e científicas, envolvendo militares e civis, para investir mais nas pesquisas desse enigma do século (ou do milênio), que tanto intriga a população, o qual ficou conhecido como discos voadores.
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
http://cbp18.ideaboard.net/

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: Documentos militares sobre óvnis
« Resposta #18 Online: 18 de Janeiro de 2009, 21:33:15 »
Citação de: Claudeir Covo
Agora nos chega às mãos mais um documento confidencial antigo, do Ministério do Exército, narrando uma ocorrência ufológica, onde um sargento teve o motor do seu veículo paralisado e foi abordado por duas estranhas criaturas, em Rondonópolis, MT.
Não temos dúvidas que outros documentos confidenciais irão aparecer, bem como outros militares, com o passar do tempo, irão também se manifestar à respeito do intrigante fenômeno ufológico, pois vivemos em uma Democracia, e os Regulamentos, que foram corretamente criados na época, hoje estão ultrapassados e a população tem o direito democrático de saber a verdade.
À exemplo das Forças Armadas chilenas, o Governo Brasileiro também deveria criar um grupo de pessoas sérias, honestas e científicas, envolvendo militares e civis, para investir mais nas pesquisas desse enigma do século (ou do milênio), que tanto intriga a população, o qual ficou conhecido como discos voadores.


Uma possível explicação:

O sargento ia chegar depois das 2:00 h da manhã em casa depois de ter tomado umas e outras e de ter aprontado com os amigos. Em Rondonópolis, uma cidade calma, ia ser difícil achar um álibi melhor do que essa estorinha de disco voador para contar para a patroa. Só a pane do carro não ia colar e ele iria precisar de algum tempo para "se recuperar". Algum ufólogo militar acabou levando a estória a sério e a estória virou caso estranho.
 :hihi: :hihi: :hihi:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Sklogw

  • Nível 19
  • *
  • Mensagens: 589
  • Sexo: Masculino
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
Re: Documentos militares sobre óvnis
« Resposta #19 Online: 29 de Janeiro de 2009, 09:24:10 »
Citação de: Claudeir Covo
Agora nos chega às mãos mais um documento confidencial antigo, do Ministério do Exército, narrando uma ocorrência ufológica, onde um sargento teve o motor do seu veículo paralisado e foi abordado por duas estranhas criaturas, em Rondonópolis, MT.
Não temos dúvidas que outros documentos confidenciais irão aparecer, bem como outros militares, com o passar do tempo, irão também se manifestar à respeito do intrigante fenômeno ufológico, pois vivemos em uma Democracia, e os Regulamentos, que foram corretamente criados na época, hoje estão ultrapassados e a população tem o direito democrático de saber a verdade.
À exemplo das Forças Armadas chilenas, o Governo Brasileiro também deveria criar um grupo de pessoas sérias, honestas e científicas, envolvendo militares e civis, para investir mais nas pesquisas desse enigma do século (ou do milênio), que tanto intriga a população, o qual ficou conhecido como discos voadores.


Uma possível explicação:

O sargento ia chegar depois das 2:00 h da manhã em casa depois de ter tomado umas e outras e de ter aprontado com os amigos. Em Rondonópolis, uma cidade calma, ia ser difícil achar um álibi melhor do que essa estorinha de disco voador para contar para a patroa. Só a pane do carro não ia colar e ele iria precisar de algum tempo para "se recuperar". Algum ufólogo militar acabou levando a estória a sério e a estória virou caso estranho.
 :hihi: :hihi: :hihi:


Hahahah, perfeito!!! Será que esse ''ufólogo militar'' pertence à Cruzada dos Militares Espíritas????
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Mr. Mustard

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.918
  • Sexo: Masculino
Re: Documentos militares sobre óvnis
« Resposta #20 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 14:46:04 »
Certa vez visitei um site de Ufologia que continha um link para downloads de documentos secretos outrora disponibilizados (ou vazados)... Sei lá. Algo pelo tipo. Por curiosidade, baixei e abri tais documentos. O mais impressionante, é a falta de cuidado e imaginação de quem os forjou, colocando borrões de tinta, amassos de papel, manchas (será de café?), enfim, uma falsificação para lá de amadora. Concordo com quem diz que relatos de OVNIS possuem uma relação direta com militares e suas possíveis atividades classificadas.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!