Autor Tópico: Novas pistas indicam que um terço de Marte teve água  (Lida 682 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline 4 Ton Mantis

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
Novas pistas indicam que um terço de Marte teve água
« Online: 13 de Janeiro de 2009, 19:59:06 »
http://www.diariodopara.com.br/noticiafull.php?idnot=14162


SÃO PAULO(SP)- Pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, e do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) identificaram novas evidências de que um terço da superfície de Marte esteve coberta por água antigamente, informa a agência EFE. A conclusão foi alcançada depois que os cientistas analisaram os dados do espectômetro de raios gama da sonda espacial Mars Odissey.

Segundo as informações verificadas, as zonas mais enriquecidas de potássio, tório e ferro ficam abaixo das linhas que identificam antigos oceanos, indicando que a água da superfície dissolveu, transportou e concentrou estes elementos no passado.

"Comparamos as informações e identificamos duas linhas costeiras: uma mais antiga, que delimita um grande oceano e uma segunda, mais jovem, que marca a existência de um oceano interior de menor extensão", explicou James M. Dohm, da Universidade do Arizona e responsável pelo estudo.

A linha mais extensa e antiga aponta a existência de um oceano vinte vezes maior que o Mediterrâneo, que cobria um terço da superfície marciana. Já a segunda, interior e mais jovem, corresponde a um oceano menor, somente dez vezes maior que o Mediterrâneo.

Na Terra, os alinhamentos se formam por causa das ondas e da maré provocadas pela atração da Lua. No entanto, o pequeno tamanho dos satélites marcianos, Fobos e Deimos, não oferecem influência relevante sobre o planeta. Além disso, os mares e lagos do planeta vermelho provavelmente estiveram cobertos de gelo, impedindo a ação das ondas.

Apesar das informações incrementarem a discussão sobre a existência de oceanos em Marte, o tema divide opiniões de muitos pesquisadores. "Em qualquer caso, a existência de antigos oceanos não indica um Marte primitivo semelhante à Terra, mas que, pelo menos, durante certos períodos, houve condições de acumular grandes quantidades de água nas zonas mais baixas do planeta", completou o geólogo Javier Ruiz Pérez, do Centro de Biología Molecular do CSIC.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Fabulous

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.425
Re: Novas pistas indicam que um terço de Marte teve água
« Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2009, 21:21:59 »
Citar
Em qualquer caso, a existência de antigos oceanos não indica um Marte primitivo semelhante à Terra,

Mas as pesquisas lá não são para procurar semelhança com aqui? :P
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: Novas pistas indicam que um terço de Marte teve água
« Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2009, 23:29:24 »
Não.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Novas pistas indicam que um terço de Marte teve água
« Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2009, 20:33:36 »
Novo mapa sugere que Marte teve oceano que cobria 30% do planeta


Marte pode ter sido mais quente e mais úmido do que é hoje

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos traz novos indícios de que o planeta Marte já teve um oceano.

Usando um novo programa de computador, cientistas da Universidade de Northern Illinois e do Instituto Lunar e Planetário de Houston conseguiram produzir um mapa mais detalhado das redes de vales de Marte e perceberam que elas são 2,3 vezes mais extensas do que se imaginava.

Além disso, o estudo mostrou que as regiões mais densas em vales formam um cinturão em torno do planeta entre seu equador e uma faixa mais ao sul, o que é consistente com a teoria de que havia um oceano cobrindo uma grande porção do hemisfério norte de Marte.

"Todas as provas reunidas ao analisarmos essa rede de vales apontam para um clima particular no início da existência de Marte", disse Wei Luo, da Universidade de Northern Illinois. "Esse clima incluía chuvas e um oceano cobrindo cerca de 30% da superfície do planeta."

Quente e úmido

As redes de vales de Marte se assemelham aos sistemas de rios da Terra, sugerindo que o chamado "Planeta Vermelho" já foi mais quente e mais úmido do que é hoje.

Mas, desde que essas redes foram descobertas por uma sonda espacial, em 1971, cientistas têm debatido se elas teriam sido criadas por erosão provocada por água na superfície - o que sugere um clima chuvoso - ou por erosão causada por águas subterrâneas - o que indicaria um clima mais frio e seco.

O novo mapeamento permitiu também aos pesquisadores verificar que há semelhanças entre a densidade das redes de vales da Terra com a de algumas regiões de Marte, o que seria um indício de erosão provocada por chuvas.

A superfície de Marte é caracterizada por planícies localizadas principalmente no hemisfério norte e por montanhas concentradas mais no sul.

Segundo os cientistas, esta topografia mostra que a água se acumularia no norte.

"Um planeta com apenas um grande oceano teria um clima do tipo continental árido na maioria de suas superfícies de terra", disse Luo.

Os resultados do estudo foram publicados na revista especializada Journal of Geophysical Research - Planets.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2009/11/091124_marteoceanoml.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)


 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!