Autor Tópico: Norte-americano quer tirar Deus de juramento de posse de Obama  (Lida 2511 vezes)

Offline Armitage

• Nível 03
  • *
  • "Não sabendo que era impossível, foi lá e fez"
Norte-americano quer tirar Deus de juramento de posse de Obama
« Online: 14 de Janeiro de 2009, 11:39:30 »
 Fonte: http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL954183-16108,00-NORTEAMERICANO+QUER+TIRAR+DEUS+DE+JURAMENTO+DE+POSSE+DE+OBAMA.html

Norte-americano quer tirar Deus de juramento de posse de Obama

Ativista ateu diz que a menção a Deus exclui não-religiosos.
Corte vai julgar pedido para retirar 'com a ajuda de Deus' do texto.

Daniel Buarque Do G1, em São Paulo

Uma das instituições mais tradicionais da posse dos presidentes norte-americanos pode ser mudada neste ano.

Diferentemente do que aconteceu com os outros líderes do executivo do país, quando Barack Obama assumir o cargo, no próximo dia 20, ele pode não repetir a expressão “So help me God” (algo como “com a ajuda de Deus”, em tradução livre), que sempre conclui o juramento formal de posse.

Isso vai ser decidido nesta quinta-feira (15), quando uma corte distrital da capital vai julgar o pedido do advogado Michael Newdow, ativista ateu que busca tirar referências religiosas de práticas do governo do país. Segundo ele, com a menção a Deus, incluída pela Suprema Corte, os cidadãos de outras crenças são excluídos do discurso que deveria ser representativo de toda a população do país.

“Decidi fazer isso porque acredito profundamente na igualdade. Acho que não há igualdade quando o governo toma uma decisão que envolve escolhas religiosas”, disse, em entrevista ao G1, por telefone. Se depender dele, o juramento vai se encerrar na menção à Constituição, sem falar em religião.
Ampliar Foto Foto: AFP Foto: AFP
Com a mão na Bíblia, Ronald Reagan faz juramento para assumir a presidência dos EUA, em 1985 (Foto: AFP)

O presidente eleito, disse Newdow, pode falar sobre religião ou qualquer outro tema que o interesse em seu discurso pessoal durante a cerimônia. “O que reclamo é que a Suprema Corte dos Estados Unidos defina que o texto constitucional do juramento obrigatório para que o presidente assuma o cargo inclua uma citação a Deus. A Justiça não pode mudar a Constituição com base em religião nenhuma. Isso me ofende pessoalmente. Os indivíduos podem fazer o que quiserem, mas o meu governo não pode dizer que nós, como povo, acreditamos em nada.”

Tradição

O texto do juramento diz: “Eu solenemente juro que vou executar fielmente o cargo de presidente dos Estados Unidos, e vou fazer o possível para proteger, preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos”. Ele fez parte da posse de todos os presidentes, e a tradição diz que o primeiro líder do país, George Washington, teria incluído a menção a Deus no final, em 1789.

Por mais que se questione atualmente a falta de provas de que Washington tenha se referido a Deus, muitos defendem a conclusão como parte da tradição política do país. Newdow, entretanto, discorda do argumento e acusa a tradição de ter elementos nocivos para a sociedade.

“Este argumento da tradição já serviu para dizer que era tradição manter brancos e negros em lugares separados nos ônibus, ou dizer que as mulheres não podiam trabalhar. Muitas tradições são nocivas, e precisam ser analisadas para poder respeitar os direitos civis, independentemente do que dizem a história e a tradição”, disse.

Outras mudanças

Nessa linha, o pedido legal para mudar o juramento é só um dos processos de que Newdow é autor. Se depender dele, os Estados Unidos também vão tirar a expressão “Em Deus nós confiamos” das cédulas de dólar, e mudar também o texto do pledge of allegiance, juramento de lealdade à nação, que ganhou menção a Deus ao longo dos tempos.

“Nosso país foi construído sobre uma ideia de que o governo deveria ficar de fora, separado da religião. Foi um invenção maravilhosa. É um absurdo que uma declaração modelo do nosso país inclua uma menção religiosa que exclui boa parte dos seus cidadãos”, disse.

Por mais que alegue que seus processos pedem apenas o cumprimento do que está definido na Constituição, Newdow admite que é muito pouco provável que a Justiça do país aceite a mudança e retire as menções a Deus do governo. “Não posso dizer o que vai acontecer. Acho difícil ser aprovado, pois é mais fácil eles ignorarem e não levarem a sério de que seguirem a Constituição”, disse.

Religião

Newdow tenta deixar claro que sue problema não é a religião, que ele diz defender com tanta força quanto seu direito ao ateísmo. Igualdade acaba sendo a palavra a que sempre volta enquanto explica seus pedidos de mudança. “Não estou indo contra a religião, apenas quero que o governo não assuma nada relacionado a religião em meu nome. Se o juramento de posse do presidente dissesse que Deus não existe eu também defenderia a mudança em respeito aos que acreditam”, disse.

Na entrevista, ele contou que recebe muitos e-mails xingando-o e que normalmente responde a essas pessoas explicando quer que o governo trate e todas as pessoas e crenças de forma igualitária. Segundo ele, as menções religiosas do governo evidenciam um preconceito sofrido pelos ateus no país.

“Pesquisas apontam que 30% da população norte-americana diz achar que os ateus são imorais. Um vizinho já falou para o filho não brincar com minha filha porque eu sou ateu. Tem gente que perde dinheiro por isso, perde emprego, há uma perseguição real”, disse. “Defendo o direito de as pessoas acreditarem no que quiserem, mesmo no criacionismo, e acho que eles podem tentar convencer o máximo de pessoas que quiserem. Mas devo ter o direito de não acreditar, se quiser.”

Segundo ele, parte da sua função descrita pela mídia como “ativista do ateísmo” é de agitador. “O que faço é similar ao Monstro de Espaguete Voador (sátira ao criacionismo que diz que Deus é o referido monstro), no sentido de tentar abrir os olhos das pessoas para o lado ridículo de acreditar em Deus. Minha questão jurídica, entretanto, é diferente. Estou tentando garantir o meu direito de não acreditar em Deus e de que o governo trate a todas as religiões de forma igualitária. Não me considero um ativista do ateísmo, defendo a igualdade.”
"Não sabendo que era impossível, foi lá e fez" - Jean Cocteau

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
Re: Norte-americano quer tirar Deus de juramento de posse de Obama
« Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2009, 12:24:46 »
Acho que a chance do cara conseguir isso é a mesma de alguém do CC ser sorteado para morar, permanentemente, na Mansão da Playboy nos EUA.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2009, 12:30:18 »
Acho que a chance do cara conseguir isso é a mesma de alguém do CC ser sorteado para morar, permanentemente, na Mansão da Playboy nos EUA.

Vocês nunca foram sorteados?Só eu?

Podem deixar , eu vou ter uma conversa com o Hugh pra resolver isso.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2009, 12:34:37 por Barata Tenno »
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2009, 19:53:21 »

Pode falar.

Posto aqui no CC como Herf.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2009, 02:13:28 »

Pode falar.

Posto aqui no CC como Herf.

Explica ai para povo porque, de todas as pessoas do CC, você escolheu logo o que tem mas tendencias homo-afetivas(exceto Uili e Jaf) pra morar com você?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2009, 17:54:17 »
Apesar de ser um ativismo meio idiota, eu apóio a idéia.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #6 Online: 15 de Janeiro de 2009, 19:03:55 »
Para quê serve um discurso de posse? Falam um monte de asneiras, fazem promessas, mas na prática tudo sai bem diferente.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2009, 20:11:21 »
Como se tira um ser onipresente de um lugar? Ou talvez essa seja uma manobra sofisticada para provar que Deus não existe, se ele não estvier na cerimônia de posse ele não é onipresente e puf! ele não existe :oba:  Eu sou um jênio!  :hihi:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #8 Online: 15 de Janeiro de 2009, 21:16:43 »
Eltonnnnnnnnnn.................o uili escreveu "Jênio"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 15 de Janeiro de 2009, 22:28:14 »
Isso, chama o Elton que ele adora fazer correção ortográfica hehe
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 15 de Janeiro de 2009, 22:33:39 »

Isso é o que eu chamo de ironia... ::)

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #11 Online: 15 de Janeiro de 2009, 23:03:25 »
Se conseguir só vai reforçar a posição da direita protestante que propagandeava que o Obama é muçulmano ou até mesmo ateu.
Independente de ser um texto oficial, encaremos como uma posição pessoal do presidente empossado, ele pode dizer "so help me God" se ele deseja esta ajuda, isso não exclui nem discrimina ninguém.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #12 Online: 16 de Janeiro de 2009, 05:49:00 »
...não acho que isso faça alguma diferença...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 16 de Janeiro de 2009, 08:51:09 »
Se conseguir só vai reforçar a posição da direita protestante que propagandeava que o Obama é muçulmano ou até mesmo ateu.

Posição essa que sempre foi no mínimo caricata, diga-se de passagem.

Independente de ser um texto oficial, encaremos como uma posição pessoal do presidente empossado, ele pode dizer "so help me God" se ele deseja esta ajuda, isso não exclui nem discrimina ninguém.

No entanto, o texto e a tradição violam diretamente o suposto laicismo do Estado norte-americano.  Por mais frívola que seja a iniciativa de excluir Deus do juramento, rigorosamente falando ela é correta e necessária.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 16 de Janeiro de 2009, 08:53:14 »
...não acho que isso faça alguma diferença...

Não muita, é claro.  Mas provavelmente é necessário pelo menos sinalizar que não há intenção de ficar completamente calado diante do tosco fundamentalismo de alguns.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #15 Online: 17 de Janeiro de 2009, 07:31:14 »
No entanto, o texto e a tradição violam diretamente o suposto laicismo do Estado norte-americano.  Por mais frívola que seja a iniciativa de excluir Deus do juramento, rigorosamente falando ela é correta e necessária.
Faço minhas as suas palavras.

Assim como sou imensamente a favor que tirem aquela frasezinha "(que o) Deus (cristão) seja louvado". Iria reduzir o meu trabalho de chegar em casa e delicadamente "escondê-la" com caneta de marcar CD.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2009, 07:36:27 por Eremita »
Latebra optima insania est.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #16 Online: 19 de Janeiro de 2009, 21:06:26 »

Como já era de se esperar, ele não conseguiu:  :umm:

Juiz autoriza que Obama use Deus em discurso de posse

Ativista ateu diz que a menção a Deus exclui não-religiosos.
Juiz americano considerou legal o uso da frae 'com a ajuda de Deus'.

Do G1, em São Paulo

Barack Obama terá o direito de usar a frase "So help me God" ("com a ajuda de Deus", em livre tradução para o português). A liberação foi dada por uma corte distrital de Washington D.C, nesta quinta-feira (15).

O caso ganhou destaque após o advogado Michael Newdow, ativista ateu que busca tirar referências religiosas de práticas do governo do país, entrar com uma ação na Justiça em nome de um grupo de ateus.

Segundo Newdow, com a menção a Deus, incluída pela Suprema Corte, os cidadãos de outras crenças são excluídos do discurso que deveria ser representativo de toda a população do país. Se dependesse dele, o juramento iria se encerrar na menção à Constituição, sem falar em religião.

“O que reclamo é que a Suprema Corte dos Estados Unidos defina que o texto constitucional do juramento obrigatório para que o presidente assuma o cargo inclua uma citação a Deus. A Justiça não pode mudar a Constituição com base em religião nenhuma. Isso me ofende pessoalmente. Os indivíduos podem fazer o que quiserem, mas o meu governo não pode dizer que nós, como povo, acreditamos em nada”, havia dito Newdow, antes da decisão do juiz Reggie Walton desta quinta-feira (15).

Tradição

O texto do juramento diz: “Eu solenemente juro que vou executar fielmente o cargo de presidente dos Estados Unidos, e vou fazer o possível para proteger, preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos”. Ele fez parte da posse de todos os presidentes, e a tradição diz que o primeiro líder do país, George Washington, teria incluído a menção a Deus no final, em 1789.

Por mais que se questione atualmente a falta de provas de que Washington tenha se referido a Deus, muitos defendem a conclusão como parte da tradição política do país. Newdow, entretanto, discorda do argumento e acusa a tradição de ter elementos nocivos para a sociedade.

“Este argumento da tradição já serviu para dizer que era tradição manter brancos e negros em lugares separados nos ônibus, ou dizer que as mulheres não podiam trabalhar. Muitas tradições são nocivas, e precisam ser analisadas para poder respeitar os direitos civis, independentemente do que dizem a história e a tradição”, disse (leia a entrevista completa).

Fonte: http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL959394-16108,00.html
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 19 de Janeiro de 2009, 21:33:13 »
Eu não acredito que ele realmente se sinta ofendido por causa disso...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 21 de Janeiro de 2009, 06:55:59 »
Pois eu sim.  É realmente ofensivo ver a crença alheia empurrada pela garganta desse jeito.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #19 Online: 21 de Janeiro de 2009, 07:13:05 »
Há maneiras e maneiras de se fazer ouvir. Acho que o cidadão escolheu uma das piores, e transformou uma queixa legítima numa caricatura. Parabéns, idiota...
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2009, 10:07:00 por Dbohr »

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 21 de Janeiro de 2009, 07:46:55 »
E então, ele acabou falando deus no discurso?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #21 Online: 21 de Janeiro de 2009, 07:57:26 »
E então, ele acabou falando deus no discurso?

Não só ele.

Mas ele citou os non-believers (ateus em uma tradução do discurso, não sei se é a mais adequada).
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #22 Online: 21 de Janeiro de 2009, 09:07:49 »
É um eufemismo, mas já é algo diferente do que se costuma ouvir.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 21 de Janeiro de 2009, 10:02:42 »
Pois eu sim.  É realmente ofensivo ver a crença alheia empurrada pela garganta desse jeito.

Olha, se a figura acredita em deus e quer falar dele no discurso...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 21 de Janeiro de 2009, 17:36:27 »
Se eu tivesse no lugar dele eu falaria:

"Thank you, America. And may the force be with you."

No mínimo seria muito engraçado. :D

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!