http://arenaig.ig.com.br/materias/312501-313000/312799/312799_1.htmlSe você sempre odiou biologia e fugia das aulas como diabo da cruz, se prepare! O novo projeto de Will Wright, o pai do The Sims, promete abalar as estruturas e, quem sabe, repetir o sucesso do título que rendeu milhões de dólares a sua publisher, a Electronic Arts.
Nada de monstros, soldados ou simples mortais. No novo jogo da Maxis você será uma...célula. Isso mesmo! A idéia de Wright é fazer com que o jogador acompanhe todo o ciclo de vida de um organismo, antes mesmo de seu nascimento.
O título foi anunciado na última GDC, Game Developers Conference, e pode ser considerado um game que resume de maneira sintética a evolução da vida, ou seja, torna mais interessante aquele "velho" tema debatido durante as chatas aulas de biologia.
Em outras palavras, o objetivo do jogador em Spore é brincar de Deus e criar uma criatura. Ao todo serão seis áreas distintas. Na primeira fase, o inicio da vida da célula, o usuário terá de absorver outras criaturas e tomar sua forma. Na segunda fase, a da evolução, o jogador acompanha o crescimento de seu novo ser, agora com uma forma já definida. Além de lutar pela sobrevivência, o jogador terá de decidir, também, se o seu personagem será carnívoro ou herbívoro, por exemplo.
Quando o processo fisiológico chega ao fim, é hora de trabalhar a mente da criatura. Ao atingir um nível de maturidade, o novo ser deve ser inserido em uma comunidade e toda a evolução da espécie deve ser acompanhada cuidadosamente.
Assim como acontece em um jogo de estratégia em tempo real, durante a fase de evolução o jogador poderá desenvolver utensílios que o auxiliarão no desenvolvimento da espécie.
Depois de consolidar os dois processos, chegará a hora de aproveitar tudo aquilo que foi criado. O jogador usará as características do seu novo ser para desenvolver tecnologia de ponta e construir edifícios.
O próximo passo será a galáxia. O objetivo será descobrir novas civilizações e dominá-las por meio de guerras diplomáticas ou não. Durante esses combates, o jogador terá a sua disposição transportes marítimos e aéreos.
A fase inter-planetária não será das mais fáceis. O processo de colonização impõe muitos desafios, como enfrentar uma raça não muito receptiva, por exemplo.
Segundo Wright, em Spore nenhuma espécie será melhor que outra. Cada ser terá características particulares, adquiridas durante todo o processo de evolução.
Se o sucesso de Spore será o mesmo de The Sims ainda não é possível prever. As expectativas são positivas e a apostas não param de crescer. Afinal, originalidade é o que não vai faltar no novo "tesouro" da EA.
Para saber mais sobre Spore, acesse
http://spore.ea.com/, o site oficial do jogo.