Autor Tópico: Complementos Vitamínicos  (Lida 2010 vezes)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
Complementos Vitamínicos
« Online: 14 de Janeiro de 2009, 14:53:14 »
Gostaria de saber (claro, se alguém souber responder) se é mais indicado uma boa alimentação do que a ingestão de complementos vitamínicos. E por quê (mais importante do que dizer "sim" ou "não", pois eu nunca vi alguma explicação de que é mais importante uma boa alimentação do que usar medicamentos, a resposta não me parece óbvia, pois eu não a conheço)?

No meu caso, pretendo tomar uma cápsula por dia daquele famoso complemento vitamínico, o Centrum. Achei ele o mais completo do mercado e as quantidades de vitaminas e sais minerais que ele tem supre quase a necessidade diária de ingestão recomendada de casa nutriente (o que não supre, eu consigo suprir com alimentação; um exemplo é o cálcio, que nesse medicamento não tem a quantidade mínima de necessidade diária, mas como eu tomo muito leite, isso já não é problema).

Obrigado.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
Re: Complementos Vitamínicos
« Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2009, 19:43:20 »
Também estou pensando em comprar esse Centrum, é vitamina de A a Z. :lol:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2009, 19:46:39 »
Não sou nutricionista, mas se você comer normalmente, de forma mais ou menos regulada, mais ou menos um pouco de tudo, o excesso de vitaminas será eliminado naturalmente pela urina.

Um nutricionista pode te examinar e dizer se você tem problemas pelos quais um complexo vitamínico pode ajudar. Ou, imagino, se você faz algum trabalho ou exercício que demanda altos graus de suor diário, é provável que você acabe eliminando sais pelo suor e haja necessidade de um complemento.

Em outros casos imagino que seria dinheiro jogado na latrina, literalmente.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2009, 19:48:57 »
Me fizeram tomar esses complementos por anos e nunca vi diferença alguma.  :|

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2009, 20:31:36 »
Não sou nutricionista, mas se você comer normalmente, de forma mais ou menos regulada, mais ou menos um pouco de tudo, o excesso de vitaminas será eliminado naturalmente pela urina.

Um nutricionista pode te examinar e dizer se você tem problemas pelos quais um complexo vitamínico pode ajudar. Ou, imagino, se você faz algum trabalho ou exercício que demanda altos graus de suor diário, é provável que você acabe eliminando sais pelo suor e haja necessidade de um complemento.

Bem, acredito que é melhor tomar e o excedente ser eliminado pela urina do que ter carência de alguma vitamina ou sais minerais. Claro que não podemos tomar uma quantidade muito alta pra não termos problemas. Mas esse assunto é complexo para leigos. As vitaminas, acredito, umas são mais importantes que outras e os excessos de umas são mais prejudiciais do que de outras. Quanto aos sais minerais, não sei se eles são eliminados ou são cumulativos, mas alguns são cumulativos, acredito, como o ferro (alguém poderia confirmar).

No meu caso, quero tomar Centrum somente para ter o mínimo de cada vitamina e sais minerais que o corpo precisa. Acredito que nele tenha até alguns nutrientes que não são muito importantes. Também há nutrientes em excesso, onde ultrapassam 10 vezes as necessidades diárias.

Mas eu ainda não vi uma explicação do porquê é melhor uma alimentação balanceada do que ingerir medicamentos. A não ser que a explicação seja que a alimentação é mais saudável, natural, etc. Pra mim, teriam que explicar, sei lá, baseado em algum mecanismo de absorção do nutrientes, explicando que com os alimentos é melhor por causa disso e daquilo.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2009, 07:59:18 »
Mas eu ainda não vi uma explicação do porquê é melhor uma alimentação balanceada do que ingerir medicamentos. A não ser que a explicação seja que a alimentação é mais saudável, natural, etc. Pra mim, teriam que explicar, sei lá, baseado em algum mecanismo de absorção do nutrientes, explicando que com os alimentos é melhor por causa disso e daquilo.

Como já disse não sou da área, mas eu chutaria que não é melhor *para aquela substância* mas é melhor para a média das pessoas na maioria das situações. Por quê ? Porque comendo frutas, por exemplo, você ingere sais minerais, vitaminas, fibras, etc. O corpo se encarrega de utilizar o que precisa.

Por outro lado um Centrum da vida tem muita coisa, por isso acho que se não for um esportista ou alguém que tenha uma necessidade específica seu benefício seria próximo a 0.

Mas enfim, o dinheiro é seu :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 15 de Janeiro de 2009, 12:42:20 »
Algumas vitaminas fazem mal quando em excesso. As vitaminas A, C e E entre outras.

http://www2.oabsp.org.br/asp/jornal/materias.asp?edicao=108&pagina=2931&tds=7&sub=0&sub2=0&pgNovo=67

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2009, 13:18:24 »
:ok:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Johan

• Nível 04
  • *
« Resposta #8 Online: 15 de Janeiro de 2009, 13:56:06 »
Tem um livro que eu acho interessante chamado "Longevidade do cérebro".

O autor defende que as quantidades de nutrientes diários recomendadas são muito baixas, e que não seria possível atingir plenamente doses ideais apenas com a ingestão de alimentos. Esse acho que seria um dos principais motivos dos complementos, e tb porque muitas vezes as pessoas não conseguem ter uma alimentação saudável tendo que recorrer aos complementos.

Ele criou um tratamento para a doença de Alzheimer em que ele prescreve aos pacientes tanto uma alimentação balanceada como também a ingestão de complementos vitamínicos entre outras coisas.

Só pra ter uma idéia, a dose de Vitamina C recomendada é entre 60 a 90mg por dia, o autor do livro recomenda doses de 3.000mg. Mas parece que há muitos debates ainda sobre os efeitos provocados por altas doses.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!