Autor Tópico: Telespectadora entra no ar e dá sermão em bispo da Record  (Lida 4502 vezes)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
Telespectadora entra no ar e dá sermão em bispo da Record
« Online: 14 de Janeiro de 2009, 21:46:50 »
SÉRGIO RIPARDO
Editor de Ilustrada da Folha Online

Uma telespectadora ligou para o "Fala Que Eu Te Escuto" e passou um sermão público no bispo Clodomir Santos, no programa exibido pela Record na madrugada deste domingo (28). Identificada como uma professora de São Paulo, ela acusou o apresentador de promover discriminação religiosa na TV ao retratar rituais do candomblé. Irritado com a intervenção, o bispo chegou a sugerir à telespectadora que mudasse de canal, já que estava tão incomodada com a atração.

O programa evangélico discutia o caso da atriz Suzana Vieira, cujo marido foi preso após agredir uma garota de programa e depredar um motel. O bispo convocou a participação do público por telefone, perguntando se uma "macumba" teria provocado a crise no casamento da atriz da emissora da família Marinho.

Ao chamar a ligação da telespectadora, o bispo aparentou surpresa com os questionamentos da professora, que tentou manter o tom de respeito e um discurso articulado. Ela disse ser uma estudiosa dos temas ligados ao candomblé e que se sentia muito "ofendida" com a forma "negativa" como a Igreja Universal do Reino de Deus descrevia o ritual afro.

Segundo ela, o intuito era "satanizar" e "perseguir" os seguidores do candomblé, confundindo o culto dos orixás com magia negra. O apresentador rebateu dizendo que livros sobre o assunto também abordam aspectos negativos da crença como "encostos" e "trabalhos" feitos para o mal.

"Foi a Globo que publicou"

Sobre o caso de Suzana Vieira, o bispo disse que o "Fala Que Eu Te Escuto" estava apenas repercutindo uma notícia publicada por um site da própria Globo. O programa evangélico exibiu a imagem de uma tela de micro com a notícia intitulada "Mãe de Marcelo Silva, marido de Suzana Vieira, revela que fizeram macumba contra o filho", publicada pelo site "Ego", que cobre o mundo das celebridades, principalmente do elenco contratado da Globo.

"Foi um site da Globo que publicou a notícia", retrucou o bispo da Record, tentando justificar a relevância do tema "macumba" e do drama pessoal de uma figura pública.

A telespectadora sugeriu que a Record parasse de depreciar outras religiões, pois uma emissora de TV é uma concessão pública. O bispo Clodomir respondeu que seu programa não censura temas --apenas aborda assuntos da atualidade, como o caso da prisão do marido da atriz.

Ele também citou o "direito constitucional" de discutir assuntos ligados a outras religiões, como qualquer outro canal. A Globo, por exemplo, exibe o programa "Santa Missa", nas manhãs (6h) de domingo, e abriga orações e cantorias de padre Marcelo Rossi. Clodomir disse ainda que só mudaria seu programa por ordem do bispo Edir Macedo, fundador da Universal.

Negros e bispa Sônia

Durante sua ligação, a professora lembrou ao bispo o caso dos fundadores da Igreja Renascer em Cristo --Estevam Hernandes Filho e Sônia Haddad Moraes Hernandes. O casal foi preso em Miami (EUA) sob acusação de portar dólares não-declarados, inclusive dentro de uma Bíblia. O apresentador rebateu dizendo que o assunto já foi abordado pelo "Fala Que Eu Te Escuto".

Ele disse também à professora que a Igreja Universal não discrimina negros, como se acusa, pois o contingente de fiéis "afrodescendentes" é relevante. O bispo também argumentou que os evangélicos sofrem bastante preconceito na mídia e na sociedade, principalmente as crianças nas escolas.

A telespectadora elevou o tom da crítica, citando que o programa tinha exibido imagens falsas e montadas sobre o culto do candomblé. O bispo negou manipulação das imagens. Disse ser responsável pela direção do "Fala Que Eu Te Escuto" e que a deixaria falar no ar, sem cortes na transmissão. No final do programa, o bispo tentou contemporizar o mal-estar criado com o bate-boca, deu sorrisos e convidou a professora a conhecê-lo pessoalmente e a receber a fita original das imagens.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u67951.shtml

Não quis desrespeitar os evangélicos, diz professora do "Fala Que Eu Te Escuto"

PUBLICIDADE
da Folha Online

A telespectadora que passou um sermão no bispo Clodomir Santos durante o "Fala Que Eu Te Escuto" diz que não teve intenção de desrespeitar os evangélicos, como acusaram alguns internautas em blogs e comentários publicados no YouTube.

"Agi no impulso. Ouvi o que programa estava falando sobre o candomblé, liguei para o programa para reclamar. Não achava que eu iria entrar no ar. Não quis ser desrespeitosa com os evangélicos", afirma a professora de português e cidadania Viviane Oliveira Santos, 29, que se declara católica.

A participação dela foi exibida pela Record na madrugada deste domingo (28) e durou cerca de 40 minutos. No YouTube, há apenas um trecho de oito minutos, em áudio, que foi divulgado por blogs.

"Eu tinha acabado de chegar do teatro. Estava vendo o Martinho da Vila no programa do Serginho (Altas Horas, na Globo). No intervalo, comecei a zapear e vi a Suzana Vieira no programa da Record. Achei estranho e fiquei acompanhando", reconstitui a professora.

O programa evangélico discutia o caso da atriz Suzana Vieira, cujo marido foi preso após agredir uma garota de programa e depredar um motel. O bispo convocou a participação do público por telefone, perguntando se uma "macumba" teria provocado a crise no casamento.

Para a professora, as cenas de um culto de candomblé exibidos pelo "Fala Que Eu Te Escuto" não condizem com a realidade.

"O que questionei no programa é que aquele vídeo, que o bispo disse que era da extinta TV Manchete, reforçava o preconceito contra o candomblé", afirma Viviane.

Na última quarta-feira, ela foi até a produção do programa buscar a fita de sua participação no "Fala Que Eu Te Escuto", como o bispo prometeu no ar. Mas a professora diz que não conseguiu o material. Apenas foi orientada a procurar o departamento jurídico da emissora. Ela ainda não conseguiu contactar o responsável.

A professora diz que ficou surpresa com a repercussão do caso na internet. Ela procurou os blogs para dar sua versão, rebatendo as críticas. "Em alguns comentários, diziam que eu era macumbeira."

Voltaria a ligar para o "Fala Que Eu Te Escuto"? "Sim, eu faria de novo. Sou uma cidadã".

Ela trabalha em uma escola privada de ensino médio. Também estuda história da cultura em uma faculdade. Com a divulgação do áudio no YouTube, Viviane diz que alguns colegas reconheceram sua voz. A professora diz que já participou de um movimento para realizar a parada negra em São Paulo.

Viviane afirma ter ficado feliz em ter provocado uma discussão pública sobre a questão religiosa no Brasil e a TV. "Achei bacana que a história tenha tomado essa dimensão. Esse caso mudou minha vida."

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u68166.shtml

No youtube:

Eu estava zapeando pelos canais na madrugada do referido dia, quando dei com uma discussão pegando fogo na Rede Record, no referido programa. Como vi que a professora estava dando um cacete no pastor resolvi pegar minha câmera de vídeo e gravei o aúdio da televisão, sendo assim, esta é uma gravação de áudio, incompleta e parcial do programa. Foi gravada da metade para o fim, sendo que os quinze primeiros minutos da conversa não foram gravados( o sermão para valer, em que o pastor ficou sem ação durante 10 minutos, estão nesta parte); esta imagem é uma imagem genérica do Bispo Clodomir, encontrada na NET;
Não fui o único a assistí-la. Por coincidência, saiu, no dia seguinte, concomitante a minha postagem, uma matéria na Folha de São Paulo sobre a discussão(ver matéria aqui):
http://www1.folha.uol.com.br/folha/il...

e também

e

PS- Conforme o combinado em rede nacional, a direção do programa se recusou a entregar a fita.

PARTE 2 - A pergunta do programa era algo como "você acha que macumba pega?" Como argumento, o programa selecionou cenas de um documentário

tendencioso feito pela extinta Rede Manchete ( sem dar os créditos)relacionando religiões de matrizes africanas com satanismo,e uma matéria publicada no site Globo.com sobre a relação da atriz Suzana Vieira com a "macumba". Então ligou uma professora de história muito consciente da manipulação para denegrir a imagem de outras religiões (no caso religiões afro-brasileiras),se colocando na posição de cidadã e telespesctadora para contestar a posição da rede com relação à diversidade religiosa.

O pastor até perdeu o rebolado diante dos argumentos da professora.

Ouçam até o fim.

Vídeos:

Pt 1 Professora dá sermão no Pastor-Fala que Eu te Escuto

Pt 2 Professora dá sermão no Pastor-Fala que Eu te Escuto

:stunned:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
Re: Telespectadora entra no ar e dá sermão em bispo da Record
« Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2009, 21:49:07 »
Aproveitando o tópico:

Trote Para igreja Universal

Trote Hermes e Renato igreja universal

:histeria:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2009, 21:58:08 »
É uma heroína cívica :ok:

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2009, 02:12:34 »
É uma heroína cívica :ok:

2

A Universal é intolerante e preconceituosa, como bem demonstram: o bispo chutando uma santa católica, as manias de viver afirmando que muitas celebridades fizeram pacto com o diabo em troca de sucesso e riquezas, etc.
Isso sem contar nas pérolas do grande bispo:

“A pombagira causa, em muitas mulheres, o câncer de útero, de ovário, a frigidez sexual e outras doenças. À sua atuação atribuem-se as práticas sexuais ilícitas e outras situações ligadas à sensualidade pecaminosa”.

(...) quando temos problemas, satanás se apresenta imediatamente e, supostamente, se coloca à nossa disposição para resolvê-los. É aí que entra a umbanda, quimbanda, candomblé e as religiões e práticas espíritas de um modo geral, que são os principais canais de atuação dos demônios, principalmente em nossa pátria”.

Honestamente, como se sente um discípulo dessas religiões ao ler algo desse tipo? E o pior: essa intolerância é disseminada no dia-a-dia dos fiéis que a reproduzem de maneira doentia.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2009, 13:24:44 »
Posso até fazer um teste sobre como eles se sentem : na família de minha esposa  há várias pessoas  que entraram  nela. Eu suponho que elas sequer se sensibilizem. Posso estar errado, mas minha suspeita é boa.

Nota para a Lua: tais pessoas são de Salvador ...
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2009, 13:54:23 »
Posso até fazer um teste sobre como eles se sentem : na família de minha esposa  há várias pessoas  que entraram  nela. Eu suponho que elas sequer se sensibilizem. Posso estar errado, mas minha suspeita é boa.

Nota para a Lua: tais pessoas são de Salvador ...

Fiquei sem entender se você se referia às pessoas que pertencem à IURD ou às religiões afro... Quanto àqueles que se tornam evangélicos, é natural que não se sensibilizem e até critiquem veementemente o candomblé, a quimbanda, umbanda, etc. No entanto, eu me referia aos adeptos das religiões afro que se deparam com críticas tão preconceituosas por parte dos evangélicos, sobretudo a universal (considerando que esse é um dos grandes filões da universal). Para quem tem sua fé em coisas desse tipo, não deve ser nada agradável ser visto como a representação do MAL sobre a terra...

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #6 Online: 15 de Janeiro de 2009, 18:04:15 »
Me referi aos membros da IURD, mas posso também me referir ao pessoal das religiões afro (a minha sogra é adepta delas e  alguma de suas irmãs e sobrinhos estão na IURD). O que posso verificar quanto a condenação que prega Igreja, vejo que ela é levada com muito cuidado quando se refere à família, mas quando não há o componente familiar, as pessoas se esquecem da natureza da crítica. Quanto à minha sogra, ela só diz não se metam em minha vida, olha com certo receio e se preocupa razoavelmente pouco com isso. Se a reprovação não se limitasse pelo vínculo familiar, acho que ela ficaria muito magoada.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #7 Online: 17 de Janeiro de 2009, 06:44:52 »
O mais engraçado é que as neopentecostais, em geral (isso inclu IURD) são mal vistas até pelos evangélicos! Perguntem a alguém da CCB sobre a IURD, por exemplo :evil:
Latebra optima insania est.

Offline Grinvon

• Nível 00
  • *
« Resposta #8 Online: 19 de Janeiro de 2009, 16:28:57 »
Essas igrejas trabalham com a idéia do "exclusivo", se eu sou uma instituição, e quero por fim controlar e ter poder, devo tornar-me exclusivo para com os que fazem parte dela.

Esse é o cerne básico que elas utilizam. Se você é exclusivo, mais chances tem de ela controlar tudo o que você faz! Por que será que é tão deplorável a vista deles uma pessoa beber em uma porta de bar, ou uma mulher comprar um vestido provocante para aquele encontro ou um num show? Estariam essas igrejas preocupadas com o seu bem estar, lhe privando de possíveis erros marais, ou não seria para direcionar as suas atenções e por volta as suas receitas para àquela instituição de forma imperativa e exclusiva?

Por isso tamanha condenação aos "outros".

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #9 Online: 19 de Janeiro de 2009, 16:54:30 »

Não penso que esse seja o cerne da questão...

Os valores e padrões comportamentais dos grupos evangélicos são buscados na bíblia e compõe a doutrina de um dado grupo religioso. Entendo que um grupo que queira sobreviver precisa possuir um leque de valores e ideais comportamentais que seja criado por ele ou buscado em alguma fonte, no caso, a bíblia. Dessa forma, a igreja apenas reúne tais ideais e os propaga aos seus fiéis, que seguem um comportamento padronizado em razão de participarem de um universo cultural fechado que age dessa forma.

A condenação de outros grupos divergentes é um aspecto natural nas relações entre igrejas cristãs - uma vez que cada uma delas criou a doutrina que mais atenda aos seus interesses (ou dos pastores que a regem). Assim, não visualizo essa condenação como um efeito do desejo das igrejas em se tornarem imperativas na vida dos religiosos: é natural que se desenvolva uma relação de exclusividade porque existe uma tendência em buscar um grupo similiar e adequarmos nossa conduta a ele.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #10 Online: 19 de Janeiro de 2009, 17:42:08 »
Sinto discordar lua,

Teístas tem uma disfunção patológica (variável em grau, é claro ) que nega a realidade e cria rituais igualmente patológicos que buscam a alteração desta realidade.
   Podem variar da simples oração à sacrifícios humanos.
  Apesar da enorme quantidade de exemplos, ainda é tabu tratar-se do assunto por este viés.
  Este é o cerne da questão.

Abraços
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #11 Online: 19 de Janeiro de 2009, 17:49:43 »
Lord, eu não me referia à conduta dos religiosos e as crenças que adotam - bem como não tratava dos problemas que posturas fundamentalistas encerram.

Minha discordância diz respeito à idéia de que "a condenação dos outros" por parte da igreja seria um meio de manter o fiel subjugado aos seus interesses, gerando assim uma relação de exclusividade entre ambos. Quis afirmar que a noção do que é condenável ou não nasce da própria formação dos valores do grupo e da doutrina adotada - e não, necessariamente, de uma necessidade premente em prender fiéis em troca de obter fidelidade financeira.

Abraços também... :ok:

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #12 Online: 19 de Janeiro de 2009, 17:54:00 »
Entendo as divergências de uma instituição religiosa para outra um discurso mais ou menos assim:
"-Nós sabemos os rituais certos que agradam o grande D.
  Eles não.!"
  Claro que é uma forma dos mais espertos manterem e tosquiarem as ovelhas! :)

“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 19 de Janeiro de 2009, 17:57:13 »
Não sei se eles fazem essa campanha de difamação porque conscientemente querem controlar os seus fiéis. Na verdade o ódio ao que é diferente acompanha a humanidade desde sempre. Os evangélicos não entendem a fé dos candomblistas e umbandistas, acham distante da sua própria fé e por isso acreditam que ela é coisa de algum demônio, e não do seu "verdadeiro" Deus.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #14 Online: 19 de Janeiro de 2009, 17:57:45 »
O mundo é dos espertos... E mais ainda, dos pastores espertos... :P

Mas acho que ainda existem pastores mais humildes (os que se contentam com os 10% sem incentivar os fiéis a dar mais) que acreditam piamente nas besteiras que dizem... Ou seja: a igreja deles é melhor que a do vizinho porque interpretam corretamente a bíblia... e por aí vai... ::)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #15 Online: 19 de Janeiro de 2009, 17:59:45 »
Não sei se eles fazem essa campanha de difamação porque conscientemente querem controlar os seus fiéis. Na verdade o ódio ao que é diferente acompanha a humanidade desde sempre. Os evangélicos não entendem a fé dos candomblistas e umbandistas, acham distante da sua própria fé e por isso acreditam que ela é coisa de algum demônio, e não do seu "verdadeiro" Deus.

Penso o mesmo. Algumas igrejas podem ter a intenção de difamar as outras e atrairem mais fiéis, mas via de regra, uma grande parte acredita mesmo que é a detentora da verdade.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #16 Online: 19 de Janeiro de 2009, 18:08:11 »

Penso o mesmo. Algumas igrejas podem ter a intenção de difamar as outras e atrairem mais fiéis, mas via de regra, uma grande parte acredita mesmo que é a detentora da verdade.

Mais Fiéis = Mais dinheiro
Mais dinheiro = Mais status
Mais Status = Mais Poder...

Quem pode parar isso?
A verdade que se dane! :biglol:

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #17 Online: 19 de Janeiro de 2009, 18:11:36 »

Conclusão: vou abrir uma igreja... ::)

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #18 Online: 20 de Janeiro de 2009, 13:02:06 »

Mas acho que ainda existem pastores mais humildes (os que se contentam com os 10% sem incentivar os fiéis a dar mais) que acreditam piamente nas besteiras que dizem... Ou seja: a igreja deles é melhor que a do vizinho porque interpretam corretamente a bíblia... e por aí vai... ::)

Até pode existir alguns pastores que realmente acreditam nas bobagens que pregam, mas esses se enquadram na definição do Lord, todos com disfunção patológica, o resto não passam de safados querendo ganhar algo, geralmente dinheiro, de seus fiéis otários.

Amém.

PS = Se alguém abrir uma igreja, estou a disposição para ser pastor, um pastor desbocado.
PS2 =Salário a combinar na contratação.

"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 20 de Janeiro de 2009, 17:03:09 »

Até pode existir alguns pastores que realmente acreditam nas bobagens que pregam, mas esses se enquadram na definição do Lord, todos com disfunção patológica, o resto não passam de safados querendo ganhar algo, geralmente dinheiro, de seus fiéis otários.

Amém.

PS = Se alguém abrir uma igreja, estou a disposição para ser pastor, um pastor desbocado.

Salario nada!!! O quente é comissão!!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #20 Online: 22 de Janeiro de 2009, 16:28:52 »

Amém.

Quer viajar com estilo para o céu?
Pastor Shinigami é a solução, com mais de 1000 anos de experiência no ramo, atendendo as mas exigentes almas no oriente, principalmente no japão e, agora seguindo a modernidade e a globalização, está oferecendo seus trabalhos aqui na América do Sul, principalmente no Brasil.

Venha você também viajar para o paraíso com toda comodidade, estilo e sofisticação, que só verdadeiro emissário de almas do outro mundo pode lhe oferecer!

Aproveite nossos  preços promocionais de inauguração.
Não fique parado!!
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #21 Online: 22 de Janeiro de 2009, 17:46:46 »
Pastor Shinigami é a solução, com mais de 1000 anos de experiência no ramo, atendendo as mas exigentes almas no oriente, principalmente no japão e, agora seguindo a modernidade e a globalização, está oferecendo seus trabalhos aqui na América do Sul, principalmente no Brasil.

Venha você também viajar para o paraíso com toda comodidade, estilo e sofisticação, que só verdadeiro emissário de almas do outro mundo pode lhe oferecer!

Não fique parado!!

Tem primeira classe ou eu tenho de ir misturado com aquela gentalha?

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #22 Online: 22 de Janeiro de 2009, 17:56:02 »

Não fique parado!!

Trabalhamos com as classes a,b,c...z
Para pessoas de mais fino trato, que sabem morrer com estilo é sofisticação, temo um pacote exclusividade.
Esse pacote garante uma passagem VIP para o além, com todo conforto e comodidade que só o Shinigami pode oferecer.

Para saber mais informações consulte nossos os preços no site:
www.shinigami_arline.hel.us

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #23 Online: 22 de Janeiro de 2009, 18:03:52 »

Não fique parado!!

Trabalhamos com as classes a,b,c...z
Para pessoas de mais fino trato, que sabem morrer com estilo é sofisticação, temo um pacote exclusividade.
Esse pacote garante uma passagem VIP para o além, com todo conforto e comodidade que só o Shinigami pode oferecer.

Para saber mais informações consulte nossos os preços no site:
www.shinigami_arline.hel.us

Tem aeromoças bonitinhas? Dão Bonus de milhas aéreas?
Edir, O bispo - não minha preá renascida dá!

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #24 Online: 22 de Janeiro de 2009, 18:12:18 »
Quanto as gostosas, digo, as aeromoças, temos várias, você pode até escolher quem vai lhe acompanhar na passagem, para tal regalia basta pagar uma pequena taxa adicional que é calculada sobre a taxa Selic.
*Se o senhor optar pelo plano fidelidade, adicionando sua família toda, o senhor recebe um desconto de 50% no valor do contrato.

ATENÇÃO-O desconto só é valido para clientes com mais de 88 anos acompanhados pelos pais.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!