Autor Tópico: Direitos dos animais.  (Lida 1682 vezes)

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
Direitos dos animais.
« Online: 05 de Julho de 2005, 09:13:51 »
Às vezes quando paro para filosofar me vem umas perguntas que gostaria de respostas.
Por que a Sociedade  protetora dos animais não protegem as baratas, pernilongos, minhocas, mosquitos, etc... Será que a definição é que está errada e deveria ser: Sociedade Protetora dos Animais Vertebrados???

P.s.: Postei em Papo-Furado mas poderia ser em Piadinhas?!?!...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Direitos dos animais.
« Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2005, 09:17:35 »
porque não tem nada de racional em proteger os animais, muito pelo contrário. é 100% emocional.
 protegemos os animaizinhos bonitinhos por empatia. achamos eles bonitinhos, muitos foram importantes nas nossas vidas e então cismam de protegê-los, ao passo que maltratamos as coitadas tênias, lumbrigas.....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #2 Online: 05 de Julho de 2005, 09:30:55 »
Seria pq elas próprias matam as chamadas pragas? Seria pq é muito mais fácil proteger alguns animais do que outros(principalmente ratos, moscas, pulgas que não tem uma boa imagem)?Seria pq alguns desses trasmitem doença para os animais que eles protegem, causando birra?Será pq eles cuidam mais de animais dosmésticos, sendo os animais quase em extinção e para renda pertencentes ao cuidado da PETA ou do Greenpeace?

A propósito, não é uma piada boa(para fazer rir), mas a pergunta é.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
Re: Re.: Direitos dos animais.
« Resposta #3 Online: 05 de Julho de 2005, 09:37:06 »
Citação de: bruno
porque não tem nada de racional em proteger os animais, muito pelo contrário. é 100% emocional.
 protegemos os animaizinhos bonitinhos por empatia. achamos eles bonitinhos, muitos foram importantes nas nossas vidas e então cismam de protegê-los, ao passo que maltratamos as coitadas tênias, lumbrigas.....

Eu não entendo com profundidade do assunto e por isso essa é mais uma pergunta para um biólogo.

Proteger a biodiversidade tem alguma vantagem?

Sei que poderia zelar pela cadeia alimentar, aquela teia, mas o homem passou a ser independente de alguns elementos da cadeia como o pasto/grama(já que pode alimentar seus animais com ração)
Mas tem os casos que são ligados a cadeia alimentar mas que refletem em nós por outros motivos, animais(tucano, macacos,etc..) que espalham sementes de árvore ao comerem até pelo excremento.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Julho de 2005, 09:55:16 »

Concordo. Voce parece até o David Hume...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 05 de Julho de 2005, 10:01:13 »
Proteger a Biodiversidade pode ser um tanto utópico se for levado a ferro e fogo, mas em grau moderado faz sentido até mesmo do ponto de vista econômico.  Quando trabalhava na Embrapa eu aprendi, por exemplo, que a diversidade de variedades de milho é uma defensa necessária contra pragas (cada praga ataca mais certas variedades do que outras).

Pessoalmente eu acho que não seria vergonha nenhuma evitar matar minhocas e outros animais menos desenvolvidos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Julho de 2005, 10:12:17 »
Por que se preocupam em proteger os animais, enquanto se criam bois e porcos para matança.?
Por que  há uma seleção de animais, mesmo vertebrados, que devam ser protegidos, e outros são usados na indutria alimenticia, saude, e outras?
Por que não prtegemos as saúvas, que estao sendo envenenadas por criadores de soja?
sic sic ....

Por que o ser humano é emocional somente no que interessa, enquanto em outros assuntos semelhantes é completamente irracional? Por que protege peixes e ao mesmo tempo cria-los para matança?

:cry:  :cry:
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #7 Online: 05 de Julho de 2005, 10:33:30 »
Citação de: Luis Dantas
Proteger a Biodiversidade pode ser um tanto utópico se for levado a ferro e fogo, mas em grau moderado faz sentido até mesmo do ponto de vista econômico.  Quando trabalhava na Embrapa eu aprendi, por exemplo, que a diversidade de variedades de milho é uma defensa necessária contra pragas (cada praga ataca mais certas variedades do que outras).

Pessoalmente eu acho que não seria vergonha nenhuma evitar matar minhocas e outros animais menos desenvolvidos.

Sabia que para explicar o por quê de existir a reprodução sexuada, uma forma de reprodução mais difícil do que uma simples mitose, eles falam que a vantagem dela é a variedade que ocorre(inclusive uma das etapas da reprod. é quando os cromossomos formam uma nova sequência).

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #8 Online: 05 de Julho de 2005, 10:34:15 »
Salvar pragas não seria racional , nem emocional.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 05 de Julho de 2005, 10:52:46 »
O problema é que muitas vezes para remover uma praga você acaba criando outra, ou algum outro tipo de complicação.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #10 Online: 05 de Julho de 2005, 17:45:00 »

obrigado, me poupou o trabalho de escrever :D
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Poindexter

• Visitante
« Resposta #11 Online: 05 de Julho de 2005, 18:06:24 »
E o pior é quando ficam querendo obrigar a sociedade a agir de acordo com a empatia que eles têm!

Oras, façam-me o favor!

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #12 Online: 05 de Julho de 2005, 18:39:47 »
Citação de: Unbedeutend Organisch
Citação de: Luis Dantas

Sabia que para explicar o por quê de existir a reprodução sexuada, uma forma de reprodução mais difícil do que uma simples mitose, eles falam que a vantagem dela é a variedade que ocorre(inclusive uma das etapas da reprod. é quando os cromossomos formam uma nova sequência).

Quotando a mim mesmo, uma loucura, mas percebi o quão vago e esquisito foi meu comentário.

Quando falo eles, é o grupo de cientistas que tentaram explicar o por quê da reprod. sexuada se a assexuada era bem mais simples.Isso está relatado num livro velho(" A Flecha do Tempo" pela Ed. Siciliano) no capítulo que fala sobre biologia e a idéia "vendida" no livro, a importância do estudo sobre o tempo.

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #13 Online: 05 de Julho de 2005, 19:30:56 »
Sou absolutamente favorável à proteção de animais em extinção. Pode ser até uma ´simples´ formiga.
 :wink:

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #14 Online: 05 de Julho de 2005, 19:59:20 »
Citação de: Luis Brudna
Sou absolutamente favorável à proteção de animais em extinção. Pode ser até uma ´simples´ formiga.

E se for a tênia?
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #15 Online: 05 de Julho de 2005, 20:11:45 »
Citação de: Snake
Citação de: Luis Brudna

E se for a tênia?

Devo ter alguns parasitas em meu estômago.  :P  Vivi muito tempo no interior quando era criança, chafurdando na terra.  :D

Quando se propos a eliminação das amostras do vírus da varíola algumas pessoas foram contra, pq eliminaria a possibilidade de se promover novos estudos sobre a espécie. Outros alegaram que seria muito melhor destruir, pq amostras poderiam ser roubadas e usadas para terrorismo. Parece que a poêmica continua.

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #16 Online: 12 de Julho de 2005, 03:49:10 »
:lol: Sou ecologica! Acredito no equilibrio do ecossistema! Todos os animais tem direito a vida! (menos os parasitas, estes podem morrer :twisted: )

Axia
"eu já disse que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso?"

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #17 Online: 12 de Julho de 2005, 08:38:26 »
Citação de: Axia
:lol: Sou ecologica! Acredito no equilibrio do ecossistema! Todos os animais tem direito a vida! (menos os parasitas, estes podem morrer :twisted: )

Axia

O que são parasitas para voce?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 12 de Julho de 2005, 08:51:43 »
Citação de: hugo
Citação de: Axia

Axia

O que são parasitas para voce?

Lombrigas, humanos, carrapatos... essas coisas.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 12 de Julho de 2005, 11:47:24 »
Proteger animais em extinção, né, pois animais tem direito à vida. Mas e as pobres bactérias e vírus? Coitada da varíola, erradicada, tadinha...

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #20 Online: 12 de Julho de 2005, 12:29:51 »
Parasitas também podem ser úteis para a saúde; um exemplo é a Helicobacter pylori.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 12 de Julho de 2005, 19:51:26 »
Esse tópico lembra o da carne, do Euzébio.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!