A semelhança é que os dois lados acham a evolução incompatível com Deus. Não necessariamente porque Darwin disse que era incompatível, mas hoje eles consideram incompatível.
eu considero a evolução completamente incompátivel com o Deus Criador. Aquele a quem damos as
razões. Por que temos Sexo, mamãe? Por que somos egoístas, papai? Por que os homens pensam em sexo e as mulheres em amor? Por que temos doenças? O ponto de vista evolutivo vai de encontro à resposta padrão dada pelos teístas: Porque deus quis assim/Porque deus quis assim para nos ensinar Y.
Isso não necessariamente elimina o amigo invisível de todo mundo, mas o torna substancialmente desinteressante. Sobra o Deus "regulador" das constantes cósmicas, ou um que age no nível quântico, e etc (sempre onde ainda há um "mistério"). quer coisa mais sem graça? não há deus empalador, castigador, nem alguém que realize grandes feitos num estalar de dedos. Faz todo o sentido a oposição ferrenha de muitos crentes à evolução. mas, fazer o quê? não são os únicos a se frustrarem com suas ideologias. Esquerdistas, hippyes, talvez futuramente liberais. assim caminha a humanidade.