Autor Tópico: EUA terão base militar no Paraguai  (Lida 3100 vezes)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
EUA terão base militar no Paraguai
« Online: 05 de Julho de 2005, 10:17:49 »
04/07/2005 - 18h42

EUA no Paraguai

O governo de Assunção acaba de autorizar o estacionamento de tropas norte-americanas em seu território. Pela primeira vez teremos bases estrangeiras permanentes na América do Sul, na estratégica região da usina de Itaipu.

MAURO SANTAYANA
da Agência Carta Maior

Com os olhos em Roberto Jefferson, não estamos atentos ao que se passa ali, no Paraguai. O governo de Assunção acaba de autorizar o estacionamento de tropas norte-americanas em seu território. Pela primeira vez teremos bases estrangeiras permanentes na América do Sul, e em região estratégica continental. Nessa tríplice fronteira se encontra a maior represa do mundo, a de Itaipu, de cuja energia todo o território paraguaio e grande parte do território brasileiro dependem. A região é também das mais férteis do mundo e se encontra mais ou menos na eqüidistância dos dois oceanos.

Temos relações historicamente difíceis com o Paraguai, desde a guerra contra López. Os revisionistas procuram culpar o Brasil pelo conflito, mas a isso fomos levados pelo fechamento do Rio Paraguai aos nossos barcos e, em seguida, pela invasão de grande parte do território do Mato Grosso. Não coube ao Brasil a iniciativa da agressão. É certo que o genro do Imperador Pedro II foi particularmente cruel com a população derrotada e, talvez por isso, tenhamos cedido em tudo nas nossas relações com o país vizinho.

Não sabemos se o Paraguai nos comunicou essa decisão perigosa. É provável que não. A submissão paraguaia aos Estados Unidos é tão forte que este colunista, há quarenta anos, ao descer em Assunção, encontrou o aeroporto tomado por tropas formadas, ao lado de colegiais que agitavam bandeirolas norte-americanas. Procurou saber o que ocorria: o funcionário do Departamento de Estado que cuidava dos assuntos do Paraguai estava chegando em visita oficial a Assunção.

Conforme divulgou a revista Newsweek, logo depois de 11 de setembro, o sub-secretário da Defesa, Douglas Feith, sugeriu a Bush a invasão da tríplice Fronteira por tropas aerotransportadas, a fim de capturar membros da Al Qaeda e ocupar permanentemente a região. Alguém achou melhor a invasão do Iraque, mais viável politicamente. Tudo isso nos leva a pensar um pouco no que nos está ocorrendo. É bem provável que Washington tente retirar vantagens da crise interna. Um país dividido, conforme a velha advertência de Lincoln, é presa fácil para os seus adversários.

Como os Estados Unidos não podem viver sem guerras, e estando suas tropas escorraçadas do Iraque, não seria de admirar se viessem a nos agredir sob o pretexto da presença de muçulmanos em Foz do Iguaçu. Tudo isso deve convocar a nossa reflexão, a fim de esclarecer logo as denúncias que atingem o governo e o Partido dos Trabalhadores, a fim de que possamos nos organizar para a eventual defesa da soberania territorial do Brasil. Temos, ali, o exemplo histórico de provocações e de ocupação de nosso espaço soberano.

Os Estados Unidos, hoje, mais do que nunca, estão desrespeitando todas as regras de convívio internacional, a ponto de o mais submisso governante europeu, Sílvio Berlusconi, ver-se obrigado, na última sexta-feira (1º), a pedir explicações oficiais ao embaixador norte-americano pelo fato de a CIA ter seqüestrado um clérigo muçulmano em Milão e o haver transferido clandestinamente para fora do país. A Justiça italiana determinou a prisão dos 13 agentes da CIA envolvidos no episódio.

Se assim agem contra um país da União Européia com o qual têm as relações mais fraternas ao longo da História, que podemos deles esperar quando nos encontramos fragilizados pela crise, e pela entrega de setores estratégicos aos estrangeiros, durante o governo neoliberal de Fernando Henrique, quando disputamos com o Paraguai a vassalagem a Washington?

Mauro Santayana, jornalista, é colaborador do Jornal da Tarde e do Correio Braziliense. Foi secretário de redação do Última Hora (1959), correspondente do Jornal do Brasil na Tchecoslováquia (1968 a 1970) e na Alemanha (1970 a 1973) e diretor da sucursal da Folha de S. Paulo em Minas Gerais (1978 a 1982). Publicou, entre outros, "Mar Negro" (2002).

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
Re.: EUA terão base militar no Paraguai
« Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2005, 10:22:24 »
o Brasil preferiu comprar direto da china e para de contrabandear do paraguai, os gauchos paraguais resolveram apelar para a ignorancia e chamar os gringos.....

aonde vai parar :?:
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 05 de Julho de 2005, 10:24:01 »
Mensagem editada para restaurar BBCode.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #3 Online: 05 de Julho de 2005, 10:55:25 »
Supondo-se que o Paraguai seja um país soberano, a única coisa que o Brasil pode fazer é tentar convencê-lo a não permitir essas tropas.

Talvez isso seja uma chantagem do Paraguai para conseguir mais coisas do Brasil.

Talvez essa notícia nem verdadeira seja. Depois daquela do falso livro de História nos E.U.A., não duvido de mais nada...

Hoax?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 05 de Julho de 2005, 11:02:14 »
Soberania é ficção...  :P

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #5 Online: 05 de Julho de 2005, 11:19:23 »
Cadê o teu avatar bom, Dantas?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #6 Online: 05 de Julho de 2005, 11:44:37 »
Citação de: Poindexter
Supondo-se que o Paraguai seja um país soberano, a única coisa que o Brasil pode fazer é tentar convencê-lo a não permitir essas tropas.

Talvez isso seja uma chantagem do Paraguai para conseguir mais coisas do Brasil.

Talvez essa notícia nem verdadeira seja. Depois daquela do falso livro de História nos E.U.A., não duvido de mais nada...

Hoax?

Brasil, Argentina, Bolivia, Peru, etc, deveriam solicitar ao Paraguai em bloco para que não permitam, caso o Paraguai insista, deveriam impor embargo ao Paraguai, fechando todas as fronteiras, isolando o pais que não tem saída para o mar e impedindo que qualquer avião que vá ao Paraguai utilize o espaço aéreo. É simples, eles cederiam rapidamente.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 05 de Julho de 2005, 12:18:50 »
Avatar bom?  O que há de errado com esta variação que estou usando agora?

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #8 Online: 05 de Julho de 2005, 12:47:37 »
Citação de: AMON
Hoax?

Brasil, Argentina, Bolivia, Peru, etc, deveriam solicitar ao Paraguai em bloco para que não permitam, caso o Paraguai insista, deveriam impor embargo ao Paraguai, fechando todas as fronteiras, isolando o pais que não tem saída para o mar e impedindo que qualquer avião que vá ao Paraguai utilize o espaço aéreo. É simples, eles cederiam rapidamente.

SOBERANIA ==> País/Estado sobre seus cidadãos.....

Quanto ao Embargo, deveriam fazer para o Paraguai deixar de ser Besta.....

Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #9 Online: 05 de Julho de 2005, 12:49:37 »

Hoax?

Essa notícia está nos jornais, etc.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #10 Online: 05 de Julho de 2005, 13:47:57 »
Paraguai nega ter autorizado base americana na região de Itaipu

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O embaixador do Paraguai no Brasil, Luis Gonzalez Árias, negou hoje que seu país tenha autorizado a instalação de uma base militar norte-americana permanente no país.

Ele afirmou ser especulação informação publicada hoje na imprensa sobre uma suposta autorização para que os Estados Unidos tivessem uma base permanente para operações de tropas militares no Paraguai, nas proximidades da usina hidrelétrica de Itaipu. "Isso não está em análise", disse o embaixador à Folha Online.

Segundo ele, as autorizações dadas até agora pelo Congresso paraguaio para a operações militares dos EUA no país são temporárias, como ocorre normalmente com missões internacionais de cooperação, até mesmo com o próprio Brasil.

Apesar de não conhecer acordo no Mercosul sobre a necessidade de decisão conjunta sobre uma eventual autorização para base estrangeira permanente, o embaixador considerou que o assunto deveria merecer uma consulta aos países vizinhos, caso estivesse em discussão no Paraguai.

Após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos voltaram suas atenções para a tríplice fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina) como um foco de presença muçulmana, que poderia estar financiando organizações terroristas. O contrabando e a pirataria na região também preocupariam os EUA.
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Poindexter

• Visitante
Re: Re.: EUA terão base militar no Paraguai
« Resposta #11 Online: 05 de Julho de 2005, 14:30:38 »
Citação de: Luis Dantas
Avatar bom?  O que há de errado com esta variação que estou usando agora?

É horrível!

Antes mesmo de eu dar minha opinião, o Miojo já havia dito que este avatar lembra o Pato Donald, no que eu concordo.

Você que sabe... o avatar é teu! Só que... está horrível!  :(

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 05 de Julho de 2005, 14:36:48 »
Ainda bem que o Mioto nunca ouviu a minha voz... :roll:

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 05 de Julho de 2005, 21:56:37 »
:lol:

Mas afinal, você que mexeu no seu avatar, Dantas?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 05 de Julho de 2005, 21:56:44 »
Texto esquerdista conspiratório. :zzz:

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #15 Online: 05 de Julho de 2005, 22:02:50 »
vs.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 05 de Julho de 2005, 22:06:17 »
vs.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 05 de Julho de 2005, 22:49:41 »
Fui eu mesmo, Ricardo.  Eu ando cortando o cabelo com máquina 3 e me sinto mais à vontade com um avatar que olha para a direita.  Já que estava mudando mesmo, aproveitei para mexer nos olhos.

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #18 Online: 06 de Julho de 2005, 01:26:48 »

Hoax?

II Guerra do Paraguai?
so num te dou outra pq

Offline Giovanne

• Nível 10
  • *
« Resposta #19 Online: 06 de Julho de 2005, 04:46:29 »
Citação de: Hrrr

Hoax?

II Guerra do Paraguai?

Pelo menos o PSTU não teve tempo de ficar dizendo: ah, os americanos estão nos cercando pra nos invadir, ah, ah, ah... :?
"O cachorro é o melhor amigo do homem porque não conhece o dinheiro"-Anônimo
"Eu sou filho de uma mulher que nasceu analfabeta"-Lula

Offline Julián

• Nível 02
  • *
« Resposta #20 Online: 17 de Julho de 2005, 22:48:33 »
[raiva+desabafo]
Pois os estadunidenses deveriam mesmo entrar no Paraguai e de lá tomar todo o restante da América Latina. Ô bando de paisesinhos pé-de-chinelo. É por isso que eu acho que o pior do Brasil é o brasileiro, o pior da Argentina é o argentino e o pior da América do Sul é o sul-americano. Quase tudo aqui é motivo de vergonha. Como um país com natureza tão rica pode ser tão pobre de moral e competência em seus habitantes?
[/raiva+desabafo]

Desculpem-me...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 17 de Julho de 2005, 23:06:53 »
Qual é a fonte?

Será que eu vou ter que me mudar para Foz do Iguaçu em vez de Manaus? Até melhor, o clima é mais agradável... :)

(ver assinatura)

Mas calma gente, o maior interessado na anexação do Brasil pelos EUA sou eu, e não vejo grande coisa nessa notícia: Os EUA terão uma base no Paraguai, grande coisa, eles têm bases na Arábia Saudita e na Turquia, e mesmo assim não conseguem impor sua vontade a esses países (o que é motivo de fortes dores de cabeça na família Bush, especialmente em relação à Arábia.)

Offline Julián

• Nível 02
  • *
« Resposta #22 Online: 17 de Julho de 2005, 23:21:06 »
Não é necessário nem anexar, basta transformar em colônia mesmo. Eles enviariam um corpo executivo, legislativo e judiciário e, com o pragmatismo e competência de sempre, fariam realmente esse ser um país de futuro. Mandariam o Clinton tomar conta desta joça aqui. Seria muito mais tragável ouvir escândalos sexuais no planalto do que se encher com as notícias de mensalão, cuecão e dizimão, enquanto o honesto aqui que se lasque de trabalhar.

Hehehe, liguem não para as minhas divagações. É que amanhã é segunda-feira.  :roll:

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 17 de Julho de 2005, 23:55:58 »
A idéia de anexação é boa. Poderiamos todos virar cidadões americanos, podendo votar e tal tal.  :D

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 18 de Julho de 2005, 02:45:10 »
se nós votássemos junto com eles, acabaríamos ferrando os eua também. brasileiro é péssimo eleitor  :roll:
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!