Autor Tópico: Linguagem da internet influencia sala de aula  (Lida 1836 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Snake

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 2.049
  • Sexo: Masculino
Linguagem da internet influencia sala de aula
« Online: 05 de Julho de 2005, 11:25:09 »
Linguagem da internet influencia sala de aula
[/b]
Segunda-feira, 4 julho de 2005 - 10:08
IDG Now!

Há quatro anos, a professora Cássia Panizza Batista entrou numa sala de aula de ensino médio em Osasco e apanhou no chão um bilhete, desses que os alunos trocam em segredo nas aulas.

Sem querer, levou-o para casa e ficou surpresa com o que leu: frases curtas, abreviações, ícones, uma linguagem semelhante aos bate-papos no computador (chats).

Cássia se interessou pelo estilo dos bilhetes e os analisou em sua dissertação de mestrado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Conversando com um grupo de alunas do 2º ano do ensino médio de um colégio particular em Osasco, Cássia teve acesso a 38 bilhetes trocados entre elas, dos quais 13 foram estudados no trabalho.

"Ao mesmo tempo, foram aplicados 40 questionários entre os estudantes, com idade entre 15 e 16 anos, para verificar o acesso ao computador e sua utilização, especialmente os programas e sites de bate-papo, como o ICQ", conta.

Ao analisar os bilhetes, Cássia verificou uma grande proximidade dos textos com a língua falada.

"A linguagem usada é informal, há um grande uso de abreviaturas e ícones (emoticons) e as perguntas e respostas são curtas, como nos chats, mas também muito parecidas com a linguagem oral", explica. "Os alunos tomaram de empréstimo o vocabulário da internet para se comunicar num grupo fechado, através dos bilhetes."

Escrita

Através dos questionários e entrevistas com professores, a pesquisadora procurou saber se a linguagem dos bate-papos virtuais aparecia em outros tipos de texto. "As abreviaturas e ícones costumam aparecer em anotações de aulas e redações", aponta. "Os alunos disseram que usaram esses termos por descuido, o qual teria sido causado pelo tempo que ficam na frente do computador."

Segundo Cássia, 85% dos alunos pesquisados tem acesso ao computador em casa, além de fazerem pesquisas nos micros da escola. "Entre os estudantes, 52% disseram usar computador todos dias, durante pelo menos duas horas". "O uso para pesquisa escolar chegou a 90%, enquanto 55% utilizam os sistemas de bate-papo, 40% para divertimento e apenas 15% digitam trabalhos de escola."

A professora ressalta que é desnecessária a preocupação com uma possível substituição da escrita tradicional pela dos chats. "O fundamental é que a escola oriente os alunos quanto aos usos dos diferentes gêneros textuais e que considere que o computador já faz parte da sala de aula, assim como o giz e o apagador", diz.


De acordo com Cássia, os bilhetes são uma forma mais descontraída de comunicação, com elementos de oralidade. "Na pesquisa, os alunos mostraram que estão conscientes de que devem usar termos mais formais em outros contextos, como em alguns e-mails", conclui.


(Agência USP)
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re.: Linguagem da internet influencia sala de aula
« Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2005, 15:06:53 »
Título sensacionalista.

Pois é, como foi a conclusão da professora, isso não quer dizer nada. Além de ser um caso isolado, não se pode comparar bilhetes e papos rápidos com o potencial de escrita das crianças.

Offline n/a

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.699
Re.: Linguagem da internet influencia sala de aula
« Resposta #2 Online: 05 de Julho de 2005, 21:33:14 »
Falou, falou, e acabou não vendo problemas. hehehe

Poindexter

  • Visitante
Re.: Linguagem da internet influencia sala de aula
« Resposta #3 Online: 05 de Julho de 2005, 21:52:08 »
Este texto mostra bem como a ignorância está avançando.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re.: Linguagem da internet influencia sala de aula
« Resposta #4 Online: 05 de Julho de 2005, 22:05:01 »
eu uma vez tive um pesadelo..... não sei se já contei no forum da STR.......

baseado em uma outra notícia, já um tanto antiga, de que cogitava-se a possibilidade de se tornar gramaticamente facultativo o uso do plural no substantivo depois de alguma indicação anterior do plural.... assim, "dez real" estaria correto  :cry:

Eu sonhei que isso "passou", foi aprovado... e depois vieram outras ondas de avacalhamento com a língua portuguesa, culminando com a aprovação do "internetês"  :shock:


"culminando".... lembrei da entrevista do Jô onte, acho que com a Heloisa Helena.... ou outra... sempre troco o nome dessa e daquela que é viuva do cara que o Raul Julia interpretou em "amazônia em chamas" (ê memória!!).... não foi a última.... bem.... lembrei porque ela falava algumas vezes "culminou", e nunca vi em tão pouco tempo alguém usar a palavra "promíscuo" tantas vezes (e na minha opinião, nem sempre sendo a palavra mais adequada para o que ela pretendia)... bem como outras expressões que ela repetia constantemente... chegava a me distrair da entrevista

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Linguagem da internet influencia sala de aula
« Resposta #5 Online: 10 de Março de 2009, 21:44:17 »
Grafia alterada por jovens pode comprometer o idioma?

Veja vídeo

Enquanto os países lusófonos discutem as mudanças exigidas pelo acordo ortográfico, há quem esteja mais preocupado com a "contaminação" da língua pelas abreviaturas e alterações adotadas pelos jovens quando eles se comunicam pela internet ou pelos telefones celulares.

Em Portugal, o tema causou polêmica quando as modificações da ortografia e a falta de pontuação ou de acentos começaram a aparecer em trabalhos escolares há alguns anos. As escolas passaram a punir com notas baixas os alunos que não sabiam diferenciar a linguagem rápida das mensagens da norma culta da língua.

Segundo linguistas, a chave para evitar que a língua portuguesa seja comprometida pelo "internetês" é justamente garantir que os jovens saibam separar o registro formal do informal e que eles aprendam não só a escrever rapidamente, mas a escrever bem.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/multimedia/2009/03/090309_jovenscelulares_video.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Zeichner

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.123
  • Sexo: Masculino
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Re: Linguagem da internet influencia sala de aula
« Resposta #6 Online: 10 de Março de 2009, 22:08:46 »
Grafia e vocabulário coloquial sempre foram diferente da língua erudita. O português mesmo é um dialeto do latim, que foi se desenvolvendo entre a população, enquanto as pessoas estudadas escriviam apenas na língua romana. Dante Aleghieri foi um dos que inovaram ao usar o italiano em seus poemas, numa forma de fazê-lo popular. Mesmo no antigo Egito, existia os hieróglifos usados de forma religiosa, e uma forma mais simplificada e abreviada para o dia-a-dia. Me pergunto se os escribas mais antigos ficavam se perguntando onde o mundo ia parar vendo os jovens fazendo riscos simples em vez do desenho correto ensinado pelos antepassados.

Só se assusta com isso quem analisa o caso se achando superior a ponto de se arrogar o direito salvar os jovens deles mesmos, mas não é necessário, porque vão precisar usar a escrita corretamente, e usarão se preciso. Lembrem-se de vocês mesmo, aos 13, 14 anos, estavam preocupados com análise sintática?

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!