Autor Tópico: Obama cita "non-believers" em discurso  (Lida 1949 vezes)

Offline Gilson

• Nível 10
  • *
    • Céticos
Obama cita "non-believers" em discurso
« Online: 21 de Janeiro de 2009, 14:29:35 »
Hoje pela manhã na rádio Band News o Ricardo Boechat revelou que como ateu sentiu-se linjongeado com o discurso de ontem de Obama ao citar os ateus, que segundo Boechat são sempre tão discriminados.

Leiam o trecho que foi citado na rádio:

"(...)For we know that our patchwork heritage is a strength, not a weakness. We are a nation of Christians and Muslims, Jews and Hindus -- and nonbelievers. We are shaped by every language and culture, drawn from every end of this Earth; and because we have tasted the bitter swill of civil war and segregation, and emerged from that dark chapter stronger and more united, we cannot help but believe that the old hatreds shall someday pass; that the lines of tribe shall soon dissolve; that as the world grows smaller, our common humanity shall reveal itself; and that America must play its role in ushering in a new era of peace.(...)"

discurso integral em http://www.cnn.com/2009/POLITICS/01/20/obama.politics/index.html
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2009, 15:29:00 por doc73br »
"What can be asserted without evidence can also be dismissed without evidence". (Christopher Hitchens)

Céticos
http://www.ceticos.com.br

Offline COACERVADO

• Nível 03
  • *
Re: Obama cita "non-believers" em discurso
« Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2009, 17:10:36 »
Parabéns doc73br, pela lembrança deste trecho no discurso do B. Obama, considero essa pequena citação do Obama muito importante, apesar de breve (claro que Obama não entraria numa discussão sobre ateísmo no seu discurso de posse).
Mas considerando que qualquer citação breve no discurso mais ouvido e esperado do mundo atualmente, é uma grande citação. Pois colocou o ateísmo como natural, normal e respeitável dentre de uma sociedade. E ainda rendeu na mídia brasileira a citação de Ricardo Boechat.
Adorei também essa passagem.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2009, 20:38:59 »
Depois de George H. Bush dizer que ateus não deveriam nem ser considerados cidadãos, a simples menção de Obama aos ateus em pé de igualdade com os religiosos significa muita coisa :)

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Janeiro de 2009, 20:50:45 »
Depois de George H. Bush dizer que ateus não deveriam nem ser considerados cidadãos, a simples menção de Obama aos ateus em pé de igualdade com os religiosos significa muita coisa :)

Eu fico imaginando a repercussão disso entre a extrema direita, ultra conservadora e cristã americana.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2009, 00:59:48 »
Deve ter algo errado comigo. Só eu não me importo se ele citou ou deixou de citar ateus, muçulmanos, hindus, pastafarianos, etc? o.O
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2009, 07:29:14 »
Achei bacana a citação!
"Deus prefere os ateus"

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2009, 07:43:32 »
Deve ter algo errado comigo. Só eu não me importo se ele citou ou deixou de citar ateus, muçulmanos, hindus, pastafarianos, etc? o.O

Errado eu não diria. É uma questão de opinião sua.

Eu achei interessante que ele tenha citado, por vários motivos.

1) Foi a primeira vez que um presidente americano, no discurso de posse, citou os descrentes.

2) E os citou de maneira positiva, ao contrário de Jórgi Buxi, que disse algo na linha de "Ateus não deveriam nem ser considerados cidadãos", não tenho a citação exata aqui nem quando foi, mas não foi na posse.

3) Isso em um país onde o lobby religioso é muito forte, demonstra coragem.

4) E apesar de todas as citações a deus, oração e tudo o mais, os descrentes foram citados em condição de igualdade (pelo menos eu entendi assim) com os crentes. Igualdade civil, bem entendido.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2009, 07:47:28 por Ricardo RCB. »

Donald Kendall

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2009, 07:51:05 »
5) É uma guinada e tanto depois da era Bush. Não só pela citação do ponto 2, mas porque marca uma inclusão que antes era exclusão, e presumo que terá repercussões em todas as áreas (ciência, tecnologia, tolerância religiosa, etc)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Janeiro de 2009, 08:00:57 »
5) É uma guinada e tanto depois da era Bush. Não só pela citação do ponto 2, mas porque marca uma inclusão que antes era exclusão, e presumo que terá repercussões em todas as áreas (ciência, tecnologia, tolerância religiosa, etc)

Verdade.

Há muita esperança em relação a Ciência no governo Obama, vide o site da sciam ( www.sciam.com ).

Eu pessoalmente sou cético quanto a isso, não pelo Obama em si. Eu acho que não vai haver dinheiro para tudo, pelo menos não nos primeiros 2 anos, no que diz respeito a pesquisa patrocinada pelo governo.

Mas se houver apenas uma mudança na postura do governo americano em relação a ciência, comparado com o que Jórgi Buxi fez, já será um avanço extraordinário.

Donald Kendall

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Janeiro de 2009, 09:07:54 »
A Rede Globo tinha traduzido "nonbelievers" para "ateus". :o

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #10 Online: 22 de Janeiro de 2009, 11:28:48 »
...
"Neste dia, viemos proclamar o fim dos sentimentos mesquinhos e das falsas promessas, das recriminações e dos dogmas desgastados que por tanto tempo estrangularam nossa política."

...
"Pois sabemos que nossa herança de colcha de retalhos é uma força, e não uma fraqueza. Somos uma nação de cristãos e muçulmanos, judeus e hindus -- e de descrentes. Somos formados por todas as línguas e culturas, saídos de todos os cantos desta Terra; e como provamos o sabor amargo da guerra civil e da segregação, e emergimos daquele capítulo escuro mais fortes e mais unidos, só podemos acreditar que os antigos ódios um dia passarão; que as linhas divisórias logo se dissolverão; que, conforme o mundo se tornar menor, nossa humanidade comum se revelará; e que a América deve exercer seu papel trazendo uma nova era de paz."

Trechos retirados do UOL
Não deseje.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 22 de Janeiro de 2009, 14:51:28 »
2) E os citou de maneira positiva, ao contrário de Jórgi Buxi, que disse algo na linha de "Ateus não deveriam nem ser considerados cidadãos", não tenho a citação exata aqui nem quando foi, mas não foi na posse.

Lembrando que foi George Bullshit pai quem falou isso. O filho não falou, mas deve ter pensado :hihi:

Não está muito longe:

Nonbeliever
n.

One who does not believe or have faith, as in God or a philosophy.

E muitos ateus americanos usam a palavra nonbeliever como alternativa a ateu: Nonbeliever vs. Atheist.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #12 Online: 22 de Janeiro de 2009, 15:30:28 »

Lembrando que foi George Bullshit pai quem falou isso. O filho não falou, mas deve ter pensado :hihi:

Não está muito longe:

Nonbeliever
n.

One who does not believe or have faith, as in God or a philosophy.

E muitos ateus americanos usam a palavra nonbeliever como alternativa a ateu: Nonbeliever vs. Atheist.

Não lembrava se era o pai ou o filho, enfim, não muda muita coisa.

Donald Kendall

Offline Gilson

• Nível 10
  • *
    • Céticos
« Resposta #13 Online: 22 de Janeiro de 2009, 22:47:05 »
O CSICOP também faz comentários sobre a era Obama em relação a ciência e a razão:

http://www.csicop.org/specialarticles/obama-admin.html
"What can be asserted without evidence can also be dismissed without evidence". (Christopher Hitchens)

Céticos
http://www.ceticos.com.br

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Janeiro de 2009, 15:57:29 »
Tomara que o discurso bonito venha acompanhado de ações.

Esse Obama é bem carismatico mesmo, tem o poder de influenciar o otimismo alheio... espero que esse otimismo nao de com os burros n'agua..
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Fabrício Fleck

• Nível 07
  • *
    • Bruxo de Santos
« Resposta #15 Online: 23 de Janeiro de 2009, 21:56:16 »
Também achei positivo a citação :ok:

Mas devemos lembrar que ele não fez mais que a obrigação de tratar todos em pé de igualdade no discurso de posse. Exatamente como manda a constituição. O Estado dos Estados Unidos da Américas É LAICO.  :contrato2:

Por falar nisso, todas aquelas cerimônias religiosas antes, durante e após a posse não é inconstitucional? :no:
"Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor seria se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra, e se submergisse na profundeza do mar." Mateus 18:6

http://obruxodesantos.haaan.com

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!