Autor Tópico: Desperdicio de água  (Lida 1450 vezes)

Offline huawei

• Nível 10
  • *
Desperdicio de água
« Online: 22 de Janeiro de 2009, 15:14:16 »
Pessoal, cada dia mais se fala em não desperdiçar. Longe de mim discordar, mas não seria um tanto de terrorismo psicológico dizer que a culpa de a água do mundo está acabando é culpa de quem desperdiça? As águas do rio iriam para o mar, passando pelas nossas descargas de banheiro ou não. A meu ver, o grande problema é a poluição das fontes e não o desperdício. Então isso de por o cidadão que desperdiça água como o grande vilão do mundo moderno não seria um tanto errado? Claro que há um custo para o tratamento, mas eu estou pagando por esse serviço.
Alguém pode me falar mais sobre isso?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Desperdicio de água
« Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2009, 15:34:16 »
No Brasil a gente tem a impressão de que água potável é um recurso infinito, mas se você levar em conta que dois terços da população mundial não tem acesso a água potável dá para ver como ela é um recurso escasso. Mas mesmo aqui em Pindorama a falta de água traz problemas, São Paulo e outras grandes capitais têm problemas de abastecimento esporadicamente e os municípios precisam impor racionamentos. Nesse caso o desperdício faz diferença sim.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2009, 20:28:08 »
Quais os principais dejetos que evitam que uma água seja considerada potável?
Só em base disso pode-se discutir quanto a água.
Latebra optima insania est.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2009, 20:35:26 »
O conta não são propriamente os dejetos, mas as concentrações deles.

Segundo o webciencia:

Existem vários elementos contaminadores da água. Alguns dos mais importantes e graves são:

* Os contaminadores orgânicos: são biodegradáveis e provêm da agricultura (adubos, restos de seres vivos) e das atividades domésticas (papel, excrementos, sabões). Se acumulados em excesso produzem a eutrofização das águas.
    * Os contaminadores biológicos: são todos aqueles microrganismos capazes de provocar doenças, tais como a hepatite, o cólera e a gastroenterite. A água é contaminada pelos excrementos dos doentes e o contágio ocorre quando essa água é bebida.
    * Os contaminadores químicos: os mais perigosos são os resíduos tóxicos, como os pesticidas do tipo DDT (chamados organoclorados), porque eles tendem a se acumular no corpo dos seres vivos. São também perigosos os metais pesados (chumbo, mercúrio) utilizados em certos processos industriais, por se acumularem nos organismos.

huawei, leia o texto inteiro, pois ele explica justamente essa questão.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2009, 21:01:01 »
Resumindo, os contaminantes importantes são merda, comida (pras bactérias) e venenos. É isso?

Merda: ainda não entendo qual é essa de jogar dejetos no esgoto. Sério. Não há outra forma de se livrar deles? Compostagem, talvez?
Comida de bactéria: idem.
Venenos: a maior parte são os de plantações, certo? Existem técnicas que minimizem o uso deles sem afetar produtividade?

Offline huawei

• Nível 10
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2009, 12:43:44 »
Ok. Sem duvida que a contaminação das fontes é algo muito prejudicial. Mas o desperdicio não contamina mais ou menos a água. Até porque a quantidade de contaminantes que libermos é constante.
O ponto mais forte realmente é que o desperdício faz com que nosso vizinhos fiquem com menos água essa semana. Ok, isso é ruim. Mas daí dizer que quem desperdiça é está acabando com a água do mundo é que não entra na minha cabeça. As propagandas deveriam ser algo do tipo "economize água para que seu vizinho também posssa usar". E não como é "se deixar a torneira pingando a água do mundo vai acabar por sua causa!". Até porque se o consumo de água fosse interrompido durante uma semana, toda água não ultilizada iria para o mar do mesmo jeito. É o proprio fluxo do rio antes de nós metermos a mão nele. Não existe um reseratório gigante para guardar a água que não usamos. E se tivesse ai talvez fosse até mais prejudicial por cortar o ciclo natural da água.

O ponto se eu ainda não expliquei muito bem, é que deveriamos economizar por consciencia e não por medo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2009, 13:05:15 »
Aí tudo bem, realmente a água do mundo não vai acabar se você desperdiçar. Mas se toda a população de uma grande cidade desperdiçar, então vai ficar muito difícil suprir todo mundo com água potável. Por isso as campanhas na televisão assumem esse tom mais apocalíptico, afinal, conscientizar o povão é difícil...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #7 Online: 23 de Janeiro de 2009, 14:39:39 »
Por outro lado esse tom faz que com que alertas percam méritos.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Janeiro de 2009, 01:23:09 »
Se não me engano, o maior desperdício é no transporte da agua entre os reservatórios e as casas. Tenho em minha memória que o número é de aproximadamente 40% principalmente por vazamentos, mas há gatos também.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Janeiro de 2009, 09:39:08 »
Caríssimos foristas - bom dia.   

Sobre o desperdicio de água:  Parece-me que a observação do camarada huawei, é correcta.

-----------------------------------------------------------------------------
Ok. Sem duvida que a contaminação das fontes é algo muito prejudicial. Mas o desperdicio não contamina mais ou menos a água. Até porque a quantidade de contaminantes que libermos é constante.
O ponto mais forte realmente é que o desperdício faz com que nosso vizinhos fiquem com menos água essa semana. Ok, isso é ruim. Mas daí dizer que quem desperdiça é está acabando com a água do mundo é que não entra na minha cabeça. As propagandas deveriam ser algo do tipo "economize água para que seu vizinho também posssa usar". E não como é "se deixar a torneira pingando a água do mundo vai acabar por sua causa!". Até porque se o consumo de água fosse interrompido durante uma semana, toda água não ultilizada iria para o mar do mesmo jeito. É o proprio fluxo do rio antes de nós metermos a mão nele. Não existe um reseratório gigante para guardar a água que não usamos. E se tivesse ai talvez fosse até mais prejudicial por cortar o ciclo natural da água.

O ponto se eu ainda não expliquei muito bem, é que deveriamos economizar por consciencia e não por medo.

Ao que parece o maior problema mesmo, é de consciência, como os outros camaradas de Fórum também evidenciaram. Há uma questão ética e moral a resolver.

O nosso Planeta é um gigantesco reservatório aquático, em circuito fechado, não é? Ou eventualmente pode permutar água com todo o sistema solar?

Especulando realismo fantástico, em termos de paralogismo comparado - artur.
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2009, 21:14:38 »
Lusitano, posso dar uma dica?
Quando quiser citar o que outra pessoa escreveu, é só colocar
[quote="Fulano de Tal"]Eu acho que blá, blá e blá...[/quote]
Fica mais fácil de ler :D

Voltando ao assunto. Acho que embora o disperdício cause gastos inúteis com bombeamento da água, por exemplo, que ele não é tão crítico quanto a contaminação.

Costumamos jogar os dejetos na água corrente só por ser mais prático. Mas precisamos de outras saídas que não essa, ou de dar eficiência a esta.

Então, pergunto: o que normalmente é jogado no esgoto que pode ter um destino mais eficiente?

Urina, por exemplo... acho que o mais interessante seria tratar separadamente por osmose reversa, a la astronautas. Dá muito menos trabalho tratar 1L de urina ultraconcentrada que 100L de urina diluída.

Fezes, acho que poderiam ir direto para a compostagem. Assim como papel higiênico e etc.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #11 Online: 30 de Janeiro de 2009, 22:56:45 »
Caro Eremita - boa noite.

Lusitano, posso dar uma dica?
Quando quiser citar o que outra pessoa escreveu, é só colocar
Citação de: Fulano de Tal
Eu acho que blá, blá e blá...
Fica mais fácil de ler

Concordo inteiramente consigo, fico grato pela sugestão.  :ok:   :D

-----------------------------------------------------------------
especulativamente - artur

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #12 Online: 31 de Janeiro de 2009, 08:29:00 »
Resumindo, os contaminantes importantes são merda, comida (pras bactérias) e venenos. É isso?

Merda: ainda não entendo qual é essa de jogar dejetos no esgoto. Sério. Não há outra forma de se livrar deles? Compostagem, talvez?

Comida de bactéria: idem.
Venenos: a maior parte são os de plantações, certo? Existem técnicas que minimizem o uso deles sem afetar produtividade?

Sobre o tratamento de esgoto, o que precisa é cara de pau dos governantes, investir em saneamento  (que por exemplo praticamente o município inteiro de Guarulhos não faz aqui em São Paulo e joga os detritos diretamente no rio Tietê, leia por exemplo aqui: http://www.aceguarulhos.com.br/content.php?m=20070813163445).

Ou seja, se você jogar os dejetos numa rede de tubulações que recebe um tratamento, não tem problema. O problema é que muitas vezes essa rede junta água da chuva, que fica 'impura'. O tratamento da água da chuva é bem diferente do esgoto, que precisa ser 'despoluído'. Aliás, além do que menos de 50% de todos os lares no Brasil tem seu esgoto tratado. Então, ficamos poluindo a nossa própria água, além de contaminar a água da chuva.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #13 Online: 31 de Janeiro de 2009, 13:06:57 »
Caro JCatino - boa tarde.

Sobre o tratamento de esgoto, o que precisa é cara de pau dos governantes, investir em saneamento

De completo acordo. Já assisti a programas de divulgação científica e técnica, pelo canal televisivo "Odisseia", em que a reciclagem da água urbana, pode actualmente atingir graus de eficiência na ordem dos 100%...!?!...

--------------------------
especulativamente - artur.

Offline huawei

• Nível 10
  • *
« Resposta #14 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 00:18:31 »
Aproveitando o tópico, alguém poderia me falar um pouco sobre dessalinisação da água?
Obrigado.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #15 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 10:45:53 »
Pelo que lembro que já li, é possível mas muito caro.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 18 de Maio de 2009, 23:32:22 »
Se disser "não desperdice água, ou não seu vizinho fica sem" é aí que as pessoas vão desperdiçar mesmo, vão gastar com pressa, antes que a própria água acabe por desperdício do vizinho. :D

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #17 Online: 19 de Maio de 2009, 10:45:11 »
Prezados,

a) O governo investe tão pouco em saneamento, aproveitamente da água da chuva, etc. que é uma vergonha;
b) O povo, incluíndo eu, utiliza muito mais água potável do que deveria;
c) Já pagamos caro pela água que utilizamos e se amanhã ela dobrar de preço, vamos pagar sem reclamar;
d) Já para os "espertos", os números de gatos vão triplicar;
e) Como água e eletricidade estão ligadas, os gatos de luz também vão triplicar, já que todo mundo gosta de um bando demorado;
f) Quando a demanda superar a oferta, aí quem sabe, alguma coisa acontece;
g) Campanhas para economizar água devem continuar por mais um 10 anos, porque água em pedra dura tanto bate até que fura;
h) Assim como em Cubatão, o dia em que água causar danos em massa a saúde da população, então o governo tomas as medidas necessárias;
i) Resumindo, assim como o governo, o povo só funciona quando a merda já está feita.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!