Eu diria o seguinte, videogames não tornam uma pessoa sociável numa pessoa anti-social, mas em certas circunstâncias podem agravar a situação de pessoas que já têm problemas de sociabilidade.
Isso se deve ao fato de que eles podem servir como um meio de fuga, da mesma forma que histórias em quadrinhos, filmes, música e entretenimento em geral.
Mas apesar disso existem sim várias produtoras que fazem questão de viciar os usuários de seus jogos, e vivem pesquisando formas de manter os jogadores no jogo o máximo de tempo possível.
E fora isso, outro lado ruim é que
também existem muitos jogadores que fazem questão de que os jogos sejam assim. Pessoas que nem pensam em comprar o jogo se vêem que ele leva menos de 60 horas ininterruptas pra terminar. E estes usuários são alguns dos quais as empresas mais dependem pra fazer a propaganda boca-a-boca.
E que paaaaaaaaarem de prostituir o termo "geek". Geek != nerds.
Na verdade fiquei na dúvida entre os dois termos, já que "nerd" pra mim não se encaixa no perfil de adolescente revoltado que a pesquisa também identificou, e não conheço circunstâncias de uso do termo "geek" o bastante pra ter certeza se ia servir.
Mas pelo menos eu tentei fazer a piada! \o/ Lutando bravamente até o último crédito!