Autor Tópico: Quê sou eu?  (Lida 655 vezes)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Quê sou eu?
« Online: 27 de Janeiro de 2009, 22:26:32 »
É Saramago quem pergunta, diz ele não ter a resposta, nem ninguém. Que vcs acham?

As perguntas: “Quem és?” ou “”Quem sou?” têm respostas fáceis: a pessoa conta a sua vida e assim se apresenta aos outros. A pergunta que não tem resposta formula-se de outra maneira: “Que sou eu?” Não “quem” mas “quê”. Aquele que fizer essa pergunta enfrenta-se com uma página em branco e o pior é que não será capaz de escrever uma palavra que seja.

Fonte: http://caderno.josesaramago.org/2009/01/26/que/

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
Re: Quê sou eu?
« Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2009, 22:35:37 »
Acho que essas perguntas de "quem ser", na verdade, são sem sentido.

São, na verdade, derivadas da linguagem - o verbo "ser", pra mim, desempenha um papel ambíguo e questionável.
Latebra optima insania est.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 28 de Janeiro de 2009, 19:48:23 »
"Somos nada, menos que nada e alguns sonhos" - Charles Lamb, Essays of Elia.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2009, 20:24:43 »
Derivadas da linguagem? Existe alguma palavra que não seja? Não entendi a afirmação.
Por falar nisso vc já viu quantos significados existem para as palavras ter, ser e ir? Por isso então seriam elas todas de sentido ambiguo e questionável? Sim, mas por isso sempre algum sentido estaria comprometido, acho que não, como quando digo que SOU um negro de idade avançada, que gosta de fumar um cachimbo e ler alguns livros.
O importante ali nem é o "ser", disposto ali na conotação mais pessoal que ele possa ter, sobre o vc e eu existirmos, a identidade que construimos acerca de nós, errada ou certa, a idéia que cada um se tem sobre si e é por isso respondemos com certa facilidade, conforme o texto acima, à pergunta quem sou, mas encontramos dificuldade quando a pergunda é que sou.
Seríamos o que? Um amontoado de matéria que um dia abriu os olhos? Ou apenas sonhos opacos duma entidade desconhecida.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2009, 22:34:52 »
Caro Mabumbo Punjaça - boa noite.

Quê sou eu?

Derivadas da linguagem? Existe alguma palavra que não seja? Não entendi a afirmação.
Por falar nisso vc já viu quantos significados existem para as palavras ter, ser e ir? Por isso então seriam elas todas de sentido ambiguo e questionável? Sim, mas por isso sempre algum sentido estaria comprometido, acho que não, como quando digo que SOU um negro de idade avançada, que gosta de fumar um cachimbo e ler alguns livros.
O importante ali nem é o "ser", disposto ali na conotação mais pessoal que ele possa ter, sobre o vc e eu existirmos, a identidade que construimos acerca de nós, errada ou certa, a idéia que cada um se tem sobre si e é por isso respondemos com certa facilidade, conforme o texto acima, à pergunta quem sou, mas encontramos dificuldade quando a pergunda é que sou.
Seríamos o que? Um amontoado de matéria que um dia abriu os olhos? Ou apenas sonhos opacos duma entidade desconhecida

Caríssimo, parece-me evidente que você tocou no tom. Quem somos nós...?

Será que dá para se esticar, os significados e os conceitos, até se obter mais informação, do aquela que já existe difusamente na intuição íntima?

Ao teólogo judeu Moisés - "Alguém" disse: - Eu sou o que sou...!!!...?

Ao filósofo grego Parménides - a "musa" filosófica afirmou: - Há o Ser, e não pode deixar de haver...!!!...?

especulando realismo fantástico, em termos de paralogismo comparado - artur

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!