Caro Dante - boa tarde.
Óptimo tópico o seu.
Por que só humanos sentem vergonha?
Na minha opinião a vergonha procede naturalmente, da necessidade de submissão ao estatus hierárquico, existente na família e na sociedade onde uma pessoa nasce.
Conjecturo, que os bebés nascem sem vergonha; (assim como nascem agnósticos), portanto são anarquistas potenciais.
A sociedade tem valores de toda a espécie, inclusive a vergonha, que os conservadores vigiam atentamente, para ser possível manterem-se os hábitos e costumes, das relações de poder inter-pessoais e sociais.
A sociedade é "ferozmente" competitiva; A criança tem de se adaptar aos "vícios" comportamentais dos adultos, sob pena de ter uma "educação" atormentada.
A sexualidade, parece-me ser uma das "pedras de toque", do início à vergonha através da "educação", para que as crianças não se transformem em bárbaros potencialmente perigosos, ao sistema hierárquico de aquisição de bens indispensáveis à sobrevivência. (suponho que foi assim que nasceu a moralidade)
Seja saudável ou não, toda a sociedade tenta conservar todas as tradições existentes, que lhe permitiram sobreviver "saudavelmente" até ao momento presente.
A vergonha deve ser portanto um dos vícios sociais, mais importantes a
programar numa criança, logo à nascença. Para que - o crescimento - não seja uma plataforma para a anarquia e a selvajaria anti-social.
===========================================================
Especulando realismo fantástico, em termos de paralogismo comparado - artur.